D@vid Escreveu: ↑19 jan 2023 16:22
Não sei Gajo, até porque a minha preocupação é mais risco/volatilidade do que rentabilidade, procuro a menor volatilidade para a mim, claro que quando olho para a carteira e vejo rentabilidade média de 12%/13% ao ano fico satisfeito, por isso é que cada um é como cada qual quando investe em fundos ou ETFs, nem todos procuram o mesmo objectivo.
Mas o teu fundo americano é menos volatil que um etf do sp500?
pge Escreveu: ↑19 jan 2023 19:32
O ETF do gajo é um etf alavancado. Suponho que um fundo seja menos volátil
Mas em breve já sabemos isso quando eu colocar no site as comparações por grupos (Acções americanas, acções mundiais, acções europeias etc etc). A maioria dos ETFs e fundos têm pelo menos 10 anos, o que vai dar para fazer boas comparações!!
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Virtua Escreveu: ↑19 jan 2023 20:08
O ETF do gajo é um etf alavancado. Suponho que um fundo seja menos volátil
Mas em breve já sabemos isso quando eu colocar no site as comparações por grupos (Acções americanas, acções mundiais, acções europeias etc etc). A maioria dos ETFs e fundos têm pelo menos 10 anos, o que vai dar para fazer boas comparações!!
Tava-me a referir mesmo a um etf normal, não alavancado.
Pq a volatilidade inferior, até acho que será a grande vantagem dos etfs. Mas posso estar errado.
D@vid Escreveu: ↑19 jan 2023 16:22
Não sei Gajo, até porque a minha preocupação é mais risco/volatilidade do que rentabilidade, procuro a menor volatilidade para a mim, claro que quando olho para a carteira e vejo rentabilidade média de 12%/13% ao ano fico satisfeito, por isso é que cada um é como cada qual quando investe em fundos ou ETFs, nem todos procuram o mesmo objectivo.
Falo na carteira como um todo, não de um fundo em específico, assim como utilizava o Espírito Santo Liquidez há uns bons anos agora tenho o Real Estate como estabilizador de carteira.
D@vid Escreveu: ↑19 jan 2023 20:28
Falo na carteira como um todo, não de um fundo em específico, assim como utilizava o Espírito Santo Liquidez há uns bons anos agora tenho o Real Estate como estabilizador de carteira.
Os saudosos ES liquidez e ES plano prudente que davam para estacionar o dinheiro a curto prazo.
Virtua Escreveu: ↑19 jan 2023 21:20
Não é. A grande vantagem dos ETFs é o custo menor, o que a longo prazo tende a fazer que tenham maior rentabilidade num mercado eficiente
Ok ... Corrijo, um ETF misto tem menos volatilidade que um fundo growth... Estou certo?
Virtua Escreveu: ↑19 jan 2023 21:20
Não é. A grande vantagem dos ETFs é o custo menor, o que a longo prazo tende a fazer que tenham maior rentabilidade num mercado eficiente
Ok ... Corrijo, um ETF misto tem menos volatilidade que um fundo growth... Estou certo?
ETFs são fundos. "Só" muda o serem cotados em bolsa. O que acabaste de dizer tb podia ser:
"Um fundo misto tem menos volatilidade que um ETF Growth."
Ambos estão certos, porque o que interessa é o que constitui cada um, não é mais ou menos volátil por ser ETF ou fundo por si mesmo. Mas se é um ETF/fundo de bonds, acções, misto etc etc
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Excelente resultado a nível nacional para o Property, só batido a meu ver pelo Fundiestamo, que me pareceu também muito interessante, os outros dois acima não considero serem as melhores escolhas para o imobiliário, muita volatilidade e quedas em anos anteriores.
O irmão do Property lá mais abaixo embora tenha feito mais um ano "normal" acima dos 4%, imagem retirada do Citywire.