Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 19 jan 2023 16:29 Lá estás tu com os leveraged
Não sei do que falas. :lol: :lol: :lol: :lol:
pge
Mensagens: 147
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 67 times
Been thanked: 26 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por pge »

D@vid Escreveu: 19 jan 2023 16:22
Não sei Gajo, até porque a minha preocupação é mais risco/volatilidade do que rentabilidade, procuro a menor volatilidade para a mim, claro que quando olho para a carteira e vejo rentabilidade média de 12%/13% ao ano fico satisfeito, por isso é que cada um é como cada qual quando investe em fundos ou ETFs, nem todos procuram o mesmo objectivo.
Mas o teu fundo americano é menos volatil que um etf do sp500?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

pge Escreveu: 19 jan 2023 19:32 Mas o teu fundo americano é menos volatil que um etf do sp500?
O ETF do gajo é um etf alavancado. Suponho que um fundo seja menos volátil :D

Mas em breve já sabemos isso quando eu colocar no site as comparações por grupos (Acções americanas, acções mundiais, acções europeias etc etc). A maioria dos ETFs e fundos têm pelo menos 10 anos, o que vai dar para fazer boas comparações!!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
pge
Mensagens: 147
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 67 times
Been thanked: 26 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por pge »

Virtua Escreveu: 19 jan 2023 20:08 O ETF do gajo é um etf alavancado. Suponho que um fundo seja menos volátil :D

Mas em breve já sabemos isso quando eu colocar no site as comparações por grupos (Acções americanas, acções mundiais, acções europeias etc etc). A maioria dos ETFs e fundos têm pelo menos 10 anos, o que vai dar para fazer boas comparações!!
Tava-me a referir mesmo a um etf normal, não alavancado.
Pq a volatilidade inferior, até acho que será a grande vantagem dos etfs. Mas posso estar errado.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

pge Escreveu: 19 jan 2023 19:32
D@vid Escreveu: 19 jan 2023 16:22
Não sei Gajo, até porque a minha preocupação é mais risco/volatilidade do que rentabilidade, procuro a menor volatilidade para a mim, claro que quando olho para a carteira e vejo rentabilidade média de 12%/13% ao ano fico satisfeito, por isso é que cada um é como cada qual quando investe em fundos ou ETFs, nem todos procuram o mesmo objectivo.
Mas o teu fundo americano é menos volatil que um etf do sp500?
Falo na carteira como um todo, não de um fundo em específico, assim como utilizava o Espírito Santo Liquidez há uns bons anos agora tenho o Real Estate como estabilizador de carteira.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
3rdWorldBuffett
Mensagens: 145
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 65 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

D@vid Escreveu: 19 jan 2023 20:28
Falo na carteira como um todo, não de um fundo em específico, assim como utilizava o Espírito Santo Liquidez há uns bons anos agora tenho o Real Estate como estabilizador de carteira.
Os saudosos ES liquidez e ES plano prudente que davam para estacionar o dinheiro a curto prazo.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

pge Escreveu: 19 jan 2023 20:20 até acho que será a grande vantagem dos etfs
Não é. A grande vantagem dos ETFs é o custo menor, o que a longo prazo tende a fazer que tenham maior rentabilidade num mercado eficiente
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
pge
Mensagens: 147
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 67 times
Been thanked: 26 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por pge »

Virtua Escreveu: 19 jan 2023 21:20
Não é. A grande vantagem dos ETFs é o custo menor, o que a longo prazo tende a fazer que tenham maior rentabilidade num mercado eficiente
Ok :)... Corrijo, um ETF misto tem menos volatilidade que um fundo growth... Estou certo?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

pge Escreveu: 19 jan 2023 22:17
Virtua Escreveu: 19 jan 2023 21:20
Não é. A grande vantagem dos ETFs é o custo menor, o que a longo prazo tende a fazer que tenham maior rentabilidade num mercado eficiente
Ok :)... Corrijo, um ETF misto tem menos volatilidade que um fundo growth... Estou certo?
ETFs são fundos. "Só" muda o serem cotados em bolsa. O que acabaste de dizer tb podia ser:

"Um fundo misto tem menos volatilidade que um ETF Growth."

Ambos estão certos, porque o que interessa é o que constitui cada um, não é mais ou menos volátil por ser ETF ou fundo por si mesmo. Mas se é um ETF/fundo de bonds, acções, misto etc etc
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
pge
Mensagens: 147
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 67 times
Been thanked: 26 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por pge »

Virtua Escreveu: 19 jan 2023 22:21
O que acabaste de dizer tb podia ser:

"Um fundo misto tem menos volatilidade que um ETF Growth."

Poder podia, mas não disse pq não queria dizer :lol:
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Excelente resultado a nível nacional para o Property, só batido a meu ver pelo Fundiestamo, que me pareceu também muito interessante, os outros dois acima não considero serem as melhores escolhas para o imobiliário, muita volatilidade e quedas em anos anteriores.

O irmão do Property lá mais abaixo embora tenha feito mais um ano "normal" acima dos 4%, imagem retirada do Citywire.

A segunda coluna é a volatilidade.
Anexos
sq.png
sq.png (60.53 KiB) Visto 931 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Louie
Mensagens: 262
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 107 times
Been thanked: 76 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Louie »

LongTerm
Mensagens: 115
Registado: 04 out 2022 11:46
Has thanked: 8 times
Been thanked: 28 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por LongTerm »

Anexos
Bild1.png
Bild1.png (135.76 KiB) Visto 837 vezes
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Percebe-se bem nesta comparação das estratégias da BlackRock, em como as carteiras de activos estão praticamente iguais a 1 ano...
Anexos
BR.png
BR.png (51.87 KiB) Visto 677 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder