Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 748 times
Been thanked: 933 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Louie Escreveu: 24 jan 2023 15:50 Mas desde 1971 que já não é...
Não? Podes-me dar ouro então que eu não me importo. Até te pago por ele. 1000 euros a onça :lol:
Louie Escreveu: 24 jan 2023 15:50 Por outro lado, se é para servir de refúgio do actual sistema, que sentido faz possuí-lo através de um fundo que faz parte do próximo sistema e cujos ativos podem (ou devem) estar a servir de colateral precisamente às vicissitudes do próprio sistema? (honest question)
Não é. É mesmo por activo no actual sistema. Aliás eu quero que o actual sistema se mantenha. Toca a fazer debase do papel moeda via inflação :twisted: Aliás só a partir de 1971 é que ele começou a "valorizar". I wonder why!! :roll:
Louie Escreveu: 24 jan 2023 15:50 Btw, não me chegaste a responder à pergunta do reforço :)
Não vi, desculpa. Qual era?
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 596 times
Been thanked: 673 times

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 24 jan 2023 15:51
D@vid Escreveu: 24 jan 2023 15:38 Pegando no post do Virtua, tem ganho peso no mercado a possibilidade do FED manter a taxa inalterada, acima já dos 40%
Onde viste isso? O mercado dá como certo uma subida de 25 bps
Gosto de ver também no Investing ;)
A nossa calculadora de monitorização da taxa de juro da Reserva Federal é baseada nos preços dos futuros a 30 dias do Fundo da Reserva Federal, os quais tendem a sinalizar as expetativas dos mercados quanto à possibilidade de alteração das taxas de juros dos Estados Unidos com base na política monetária da Reserva Federal. A ferramenta permite que os utilizadores calculem a probabilidade de uma futura subida da taxa de juro da Reserva Federal.
Anexos
in.png
in.png (13.89 KiB) Visto 746 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Stormer
Registado: 21 jan 2023 20:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 9 times

Mensagem por Stormer »

Boa tarde, sou mais adepto de ETFs, mas em tempos comecei por investir em F.I e até fui muito feliz em particular com uns Pimcos e com 1 de acões sector bens de consumo mais particularmente o Fidelity Global Consumer Inds A-Dis-EUR mas foram outros tempos.
Estou neste momento a pensar criar uma carteira de fundos uma vez que já tenho uma de ETFs com os seguintes :

ETF V80A
IWDA
EEM

A ideia de fundos era a seguinte:

Jupiter European Growth L EUR Acc
JPM Asia Pacific Equity D (acc) EUR
Acatis Value Event Fonds A
Fidelity Global Consumer Inds A-Dis-EUR
Square CA Património Crescente A

Tenho muitas duvidas nos seguintes fundos se devem ou não fazer parte da carteira:

Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth Fund Class A Euro Accumulating Para não me estar a sobrepor ao ETF IWDA e estar a investir a dobrar nos mesmos ativos.

BlackRock World Technology E2 (EUR) Este devido ao estado em que estão as tecnológicas uma vez que cada vez mais se vê despedimento no sector parece que deram um passo maior que a perna.

NB Obrigações Europa FI Acc Este devido ás obrigações em carteira vencerem a maioria em 2023/2024 e achar que as obrigações PT neste momento não têm assim tanta margem para subir como em outros tempos.

Gostava de ler algumas opiniões para não estar a exagerar entre ETFs e F.I nas mesmas coisas, no caso das obrigações talvez algum Pimco esteja melhor para investir não sei, este investimento apenas o deva fazer depois das reuniões de dia 1 e 2 de Fevereiro.

Acrescentar mais uma coisa, quando no BB ou no BI diz TAXA GLOBAL DE CUSTOS TIPO 1.75% esta percentagem é sobre o valor investido todos os anos ou apenas na compra e na venda ?

Cumprs
Última edição por Stormer em 24 jan 2023 16:05, editado 1 vez no total.
Virtua

Mensagem por Virtua »

D@vid Escreveu: 24 jan 2023 15:58 Gosto de ver também no Investing ;)
A nossa calculadora de monitorização da taxa de juro da Reserva Federal é baseada nos preços dos futuros a 30 dias do Fundo da Reserva Federal, os quais tendem a sinalizar as expetativas dos mercados quanto à possibilidade de alteração das taxas de juros dos Estados Unidos com base na política monetária da Reserva Federal. A ferramenta permite que os utilizadores calculem a probabilidade de uma futura subida da taxa de juro da Reserva Federal.
Sempre pensei que o investing ia buscar os dados ao CME. De qualquer das formas suponho que a metodologia da empresa que cria os futuros é superior.

De qualquer das formas isso é uma diferença muito grande mesmo com diferentes metodologias. Que estranho! Qual é o link?
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Stormer Escreveu: 24 jan 2023 16:01 Boa tarde, sou mais adepto de ETFs, mas em tempos comecei por investir em F.I e até fui muito feliz em particular com uns Pimcos e com 1 de acões sector bens de consumo mais particularmente o Fidelity Global Consumer Inds A-Dis-EUR mas foram outros tempos.
Estou neste momento a pensar criar uma carteira de fundos uma vez que já tenho uma de ETFs com os seguintes :

ETF V80A
IWDA
EEM

A ideia de fundos era a seguinte:

Jupiter European Growth L EUR Acc
JPM Asia Pacific Equity D (acc) EUR
Acatis Value Event Fonds A
Fidelity Global Consumer Inds A-Dis-EUR
Square CA Património Crescente A

Tenho muitas duvidas nos seguintes fundos se devem ou não fazer parte da carteira:

Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth Fund Class A Euro Accumulating Para não me estar a sobrepor ao ETF IWDA e estar a investir a dobrar nos mesmos ativos.

BlackRock World Technology E2 (EUR) Este devido ao estado em que estão as tecnológicas uma vez que cada vez mais se vê despedimento no sector parece que deram um passo maior que a perna.

NB Obrigações Europa FI Acc Este devido ás obrigações em carteira vencerem a maioria em 2023/2024 e achar que as obrigações PT neste momento não têm assim tanta margem para subir como em outros tempos.

Gostava de ler algumas opiniões para não estar a exagerar entre ETFs e F.I nas mesmas coisas, no caso das obrigações talvez algum Pimco esteja melhor para investir não sei, este investimento apenas o deva fazer depois das reuniões de dia 1 e 2 de Fevereiro.

Cumprs
Primeiro deves ver bem a correlação, se vão te trazer correlações próximas do que já tens em ETFs melhor ficares quieto :D

O fidelity é optimo, basta ir ao nosso site para teres uma noção o que é esse fundo.

Não percebi em relação ao NB OE, PT? só vendo na CMVM mas devem ter muito pouco, o maior peso era a Holanda.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 24 jan 2023 16:04
D@vid Escreveu: 24 jan 2023 15:58 Gosto de ver também no Investing ;)
Sempre pensei que o investing ia buscar os dados ao CME. De qualquer das formas suponho que a metodologia da empresa que cria os futuros é superior.

De qualquer das formas isso é uma diferença muito grande mesmo com diferentes metodologias. Que estranho! Qual é o link?
Sempre tenho me orientado por ali, apesar de ver também o CME:

https://pt.investing.com/central-banks/fed-rate-monitor

Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 129 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por Louie »

Virtua Escreveu: 24 jan 2023 15:53
Não? Podes-me dar ouro então que eu não me importo. Até te pago por ele. 1000 euros a onça :lol:
Louie Escreveu: 24 jan 2023 15:50 Por outro lado, se é para servir de refúgio do actual sistema, que sentido faz possuí-lo através de um fundo que faz parte do próximo sistema e cujos ativos podem (ou devem) estar a servir de colateral precisamente às vicissitudes do próprio sistema? (honest question)
Não é. É mesmo por activo no actual sistema. Aliás eu quero que o actual sistema se mantenha. Toca a fazer debase do papel moeda via inflação :twisted: Aliás só a partir de 1971 é que ele começou a "valorizar". I wonder why!! :roll:
Louie Escreveu: 24 jan 2023 15:50 Btw, não me chegaste a responder à pergunta do reforço :)
Não vi, desculpa. Qual era?
Queres dizer que é uma forma do teu "dinheiro" se proteger em contexto inflacionista, é isso?

A pergunta foi sobre o teu comentário do reforço anual em dezembro.
Era para saber se esse teu reforço é extraordinário em complemento ao DCA (que eu presumo que faças) ou se é apenas o reforço que fazes durante o ano inteiro.
Já agora aproveito para colocar outras, esse reforço vem da poupança desse período (ex: subsídio de natal) ou é acumulada durante o ano (se for, onde a guardas? conta poupança básica)?
Desculpa a catadupa de perguntas mas gosto sempre de conhecer as diferentes estratégias utilizadas para ver onde posso optimizar as minhas ;)
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Stormer tirando as comissões de compra e venda, todos os outros são logo deduzidos no valor da unidade de participação, nenhum dos fundos que falaste tem comissões de compra nem de venda, só o Square tem de venda, um custo de 1,75% deve ter a comissão de gestão e outros incluídos já no valor da UP.

Gajo
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Mensagem por Gajo »

Onde foste buscar essa ideia?

Simplesmente nessa data o USD deixou de estar pegged ao ouro, para assim a FED poder desvalorizar o USD à vontade (verdade seja dita, latu sensu o padrão ouro acabou lá nos anos 20).

Btw, não me chegaste a responder à pergunta do reforço :)
Não é para servir de refúgio "when shit hits the fan".

Serve, isso sim, como contra-freio na tua carteira, tal como as obrigações (por exemplo). Estás é a adicionar um activo adicional que nas crises serve de activo de refúgio e que, por essa razão, serve para atenuar as quedas.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Gajo Escreveu: 24 jan 2023 16:36
Onde foste buscar essa ideia?

Simplesmente nessa data o USD deixou de estar pegged ao ouro, para assim a FED poder desvalorizar o USD à vontade (verdade seja dita, latu sensu o padrão ouro acabou lá nos anos 20).

Btw, não me chegaste a responder à pergunta do reforço :)
Não é para servir de refúgio "when shit hits the fan".

Serve, isso sim, como contra-freio na tua carteira, tal como as obrigações (por exemplo). Estás é a adicionar um activo adicional que nas crises serve de activo de refúgio e que, por essa razão, serve para atenuar as quedas.
Serve assim tanto? GLD
Anexos
gld.png
gld.png (24.11 KiB) Visto 719 vezes

Virtua

Mensagem por Virtua »

Louie Escreveu: 24 jan 2023 16:09 Era para saber se esse teu reforço é extraordinário em complemento ao DCA (que eu presumo que faças) ou se é apenas o reforço que fazes durante o ano inteiro.
Não faço DCA. É sempre lump sum. Reforço é em Dezembro.
Louie Escreveu: 24 jan 2023 16:09 Já agora aproveito para colocar outras, esse reforço vem da poupança desse período (ex: subsídio de natal) ou é acumulada durante o ano (se for, onde a guardas? conta poupança básica)?
Meio meio. Normalmente o Natal é periodo que tenho mais folga financeira, desde prenda dos pais, costumo passar as férias na terrinha etc etc. Digamos que acaba por ser semelhante ao que dizes do subsídio de Natal mas "não oficial". Períodos anormais de entrada (ou não saída) de dinheiro.

Não costumo ter muito à ordem nem guardado. Mas o Natal sempre me deu um extra jeitoso (quase um salário) que me dava para ir fazendo os reforços. Este ano é que foi diferente!!
Louie Escreveu: 24 jan 2023 16:09 Desculpa a catadupa de perguntas mas gosto sempre de conhecer as diferentes estratégias utilizadas para ver onde posso optimizar as minhas ;)
Na boa. A optimização que fui fazendo é:
  • Estudei e vi se reforços mensais ou anuais faziam diferença e vi que não.
  • Ser anual é bom porque uso o Invest e tem custos mínimos de compra de ETFs (ser mensal não fazia sentido nenhum).
  • Ser em periodos em que tenho "excesso" de dinheiro face a um mês normal (como subsídio Natal ou férias para outras pessoas) é excelente para mim em termos psicológicos. Não sinto diferença nenhuma no meu estilo de vida no período de poupança.
Última edição por Virtua em 24 jan 2023 17:06, editado 1 vez no total.
Virtua

Mensagem por Virtua »

D@vid Escreveu: 24 jan 2023 16:46 Serve assim tanto? GLD
Serve. Vais ver depois nas análises ;-)
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 85 times

Mensagem por superkinas »

De hoje até próxima quarta em principio a volatilidade vai ser dominante.
CountMeIn
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 66 times
Been thanked: 22 times

Mensagem por CountMeIn »

Uma Obrigação paga uma taxa de juro, uma ação paga dividendos (ou direito a parte da empresa hoje em dia), um imóvel arrendado paga uma renda. O Ouro não paga nada =)

Eu concordo com a opinião do Louie que é um ativo que na sociedade de hoje em dia não tem grande utilidade, exceto como dizes manter o valor, sem grandes perspetivas de crescimento.
Aí atrás falavam de roubos etc, a probabilidade disso acontecer é tão mais alta do que ficarem sem conseguir transacionar o ETF ou ter acesso ao dinheiro numa situação de emergência?

É um pouco semelhante com os diamantes verdadeiros, são mais caros do que os sintéticos, mas só porque alguém lhes atribui mais valor, na prática têm a mesma (pouca) utilidade, daqui a uns anos se calhar nem se fala de Ouro mas de Paladium ou uma coisa semelhante.
Virtua

Mensagem por Virtua »

CountMeIn Escreveu: 24 jan 2023 17:45 daqui a uns anos se calhar nem se fala de Ouro mas de Paladium ou uma coisa semelhante.
Percebo a tua visão em quase tudo o que dizes, mas isto não. Como podes dizer isto? Ouro é dinheiro há milénios!!

P.S. Em relação aos diamantes é pura parvoíce. Feitos em laboratórios ou na natureza são literalmente iguais
Responder