Investimento de etf's em mais do que duas corretoras. Qual a vossa opinião /sugestão?

Local de discussão sobre fundos e ETFs
hemateca
Registado: 24 jan 2023 17:59
Has thanked: 1 time

Investimento de etf's em mais do que duas corretoras. Qual a vossa opinião /sugestão?

Mensagem por hemateca »

Olá, investidores!

Tema talvez recorrente, mas aqui vai:
Descobri o investimento em etf's durante a pandemia e abri conta na degiro comprando IWDA em dca.
Passado 1 ano, para diversificar, abri conta na xtb para comprar VWCE e ter uma segunda corretora.
Sim, sei que há alguma sobreposição nos etf's mas só depois analisei o VWCE como mais "global".
Acontece que em breve terei atingido os 20k de valor investido em cada uma das corretoras e estou a medir como gerir a segurança das corretoras e estar confortável com os investimentos. Sei que ambas têm a garantia dos 20k e que em caso de fraude, os activos podem ser transferidos.
As minhas dúvidas são:
Fará sentido transferir os etf's para um banco português (Banco invest talvez?) e recomeçar na degiro e/ou xtb?
Fará sentido manter em cada uma das corretoras actuais e ter uma terceira onde possa ter mais 20k investidos?
Ou simplesmente, continuar o dca como até agora nas actuais corretoras.

Obrigado caso haja sugestões de investidores mais "seniores".
CountMeIn
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 76 times
Been thanked: 26 times

Re: Investimento de etf's em mais do que duas corretoras. Qual a vossa opinião /sugestão?

Mensagem por CountMeIn »

Pessoalmente o meu plano é manter tudo na Degiro até aos ~50k, nessa altura transfiro o portefólio para um banco Português e continuo a comprar na Degiro.

Na tua situação, ou transferes tudo para um banco PT e continuas a comprar na XTB e Degiro ou mais vale manteres como estás e continuares a comprar aí.
Gajo
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: Investimento de etf's em mais do que duas corretoras. Qual a vossa opinião /sugestão?

Mensagem por Gajo »

hemateca Escreveu: 24 jan 2023 18:04 Olá, investidores!

Descobri o investimento em etf's durante a pandemia e abri conta na degiro comprando IWDA em dca.
Passado 1 ano, para diversificar, abri conta na xtb para comprar VWCE e ter uma segunda corretora.
Sim, sei que há alguma sobreposição nos etf's mas só depois analisei o VWCE como mais "global".
Não te preocupes muito com isso. É como se estivesses a comprar mais unidades do IWDA, ou seja, basicamente estás a investir no mesmo activo.

hemateca Escreveu: 24 jan 2023 18:04 Acontece que em breve terei atingido os 20k de valor investido em cada uma das corretoras e estou a medir como gerir a segurança das corretoras e estar confortável com os investimentos. Sei que ambas têm a garantia dos 20k e que em caso de fraude, os activos podem ser transferidos.
As minhas dúvidas são:
Fará sentido transferir os etf's para um banco português (Banco invest talvez?) e recomeçar na degiro e/ou xtb?
Fará sentido manter em cada uma das corretoras actuais e ter uma terceira onde possa ter mais 20k investidos?

Desconheço a XTB, mas em termos da Degiro não te preocupes demasiado com a questão dos 20k. Até porque teres os teus activos lá fora é sempre preferível a tê-los cá caso tenhamos de chamar a troika novamente.
Se a questão é confiares mais no Invest ou Best que na Degiro, dir-te-ia para confiares de igual forma.
De qualquer forma, podes sempre transferir e recomeçar novamente. O problema é depois manteres o histórico quando transferes activos entre correctoras. E nesse caso podes ter dores de cabeça a justificar valores junto da AT quando resgatares e teres de declarar mais-valias (por essa razão eu não transferi nada da Degiro para o Invest e Best onde tenho conta).
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 858 times
Been thanked: 1122 times

Mensagem por D@emoon »

Essa garantia ( SII? ) não devia ser de 25.000€?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Gajo

Mensagem por Gajo »

D@vid Escreveu: 24 jan 2023 19:10 Essa garantia ( SII? ) não devia ser de 25.000€?
Depende do país.

Creio que é 20k na Holanda e aplicável apenas a 90% dos teus activos (ou seja, os teus activos estão protegidos em 90% do seu valor, até ao limite de 20k).

https://eur-lex.europa.eu/legal-content ... 31997L0009
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 207 times
Been thanked: 175 times

Mensagem por Louie »

hemateca Escreveu: 24 jan 2023 18:04 Olá, investidores!

Acontece que em breve terei atingido os 20k de valor investido em cada uma das corretoras e estou a medir como gerir a segurança das corretoras e estar confortável com os investimentos. Sei que ambas têm a garantia dos 20k e que em caso de fraude, os activos podem ser transferidos.
As minhas dúvidas são:

Podes sempre abrir conta na IBKR que tem um seguro que se não me engano cobre até 500k.
É uma entidade que opera há muitas décadas e é considerada credível.
Tem umas pequenas comissões que em nada se comparam à banca nacional.
Por outro lado, na banca nacional e XTB quando fizeres os resgates levas logo com os 28% de retenção, recuperando (ou não) totalmente ou parcialmente em IRS no ano seguinte.
Lá fora resgatas o valor bruto e só no ano seguinte declaras em IRS e faz-se o respetivo acerto.
pge
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 83 times
Been thanked: 31 times

Mensagem por pge »

Louie Escreveu: 25 jan 2023 09:35 Por outro lado, na banca nacional e XTB quando fizeres os resgates levas logo com os 28% de retenção, recuperando (ou não) totalmente ou parcialmente em IRS no ano seguinte.
Lá fora resgatas o valor bruto e só no ano seguinte declaras em IRS e faz-se o respetivo acerto.
Isso não é assim acho, só há retenção em fundos portugueses.
Louie

Mensagem por Louie »

pge Escreveu: 25 jan 2023 10:18
Louie Escreveu: 25 jan 2023 09:35 Por outro lado, na banca nacional e XTB quando fizeres os resgates levas logo com os 28% de retenção, recuperando (ou não) totalmente ou parcialmente em IRS no ano seguinte.
Isso não é assim acho, só há retenção em fundos portugueses.
Mas estamos a falar de ETF's, que são como ações.
Gajo

Mensagem por Gajo »

Louie Escreveu: 25 jan 2023 09:35 Podes sempre abrir conta na IBKR que tem um seguro que se não me engano cobre até 500k.
Isso é nos EUA. Não sei se a IBKR irlandesa tem tal proteção (por lei comunitária, o mínimo é 90% da carteira até 20k de indemnização).

Não é assim. Não existe retenção na fonte sobre eventuais mais-valias de acções e ETFs em Portugal (o imposto é apurado no final do ano no saldo positivo entre as mais e menos-valias mobiliárias).
Louie

Mensagem por Louie »

Gajo Escreveu: 25 jan 2023 12:14
Louie Escreveu: 25 jan 2023 09:35 Podes sempre abrir conta na IBKR que tem um seguro que se não me engano cobre até 500k.
Isso é nos EUA. Não sei se a IBKR irlandesa tem tal proteção (por lei comunitária, o mínimo é 90% da carteira até 20k de indemnização).

Não é assim. Não existe retenção na fonte sobre eventuais mais-valias de acções e ETFs em Portugal (o imposto é apurado no final do ano no saldo positivo entre as mais e menos-valias mobiliárias).
Quando fazes vendas os bancos não fazem a retenção logo no momento? É tudo bruto?
E nas distribuições de dividendos?
Gajo

Mensagem por Gajo »

Louie Escreveu: 25 jan 2023 12:29 Quando fazes vendas os bancos não fazem a retenção logo no momento? É tudo bruto?
Claro.

Só nos fundos de investimento portugueses (e só estes!) é que te retêm logo na fonte.

Louie Escreveu: 25 jan 2023 12:29 E nas distribuições de dividendos?
Nas distribuições de dividendos levas retenção na fonte de todo o lado, seja na IBKR, Invest ou Degiro. Porque a retenção na fonte é efectuada por quem paga o rendimento, independentemente de onde tens esses activos.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Louie foste enganado pelo pessoal dos Brokers lol
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Louie

Mensagem por Louie »

D@vid Escreveu: 25 jan 2023 13:09 Louie foste enganado pelo pessoal dos Brokers lol
Estou na fase de acumulação, não estou na fase de resgates ;)

Por outro lado, enganado está, quem anda a pagar comissões de negociação e custódia. Já nem falo em TERs :lol:
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Louie Escreveu: 25 jan 2023 13:19
D@vid Escreveu: 25 jan 2023 13:09 Louie foste enganado pelo pessoal dos Brokers lol
Estou na fase de acumulação, não estou na fase de resgates ;)

Por outro lado, enganado está, quem anda a pagar comissões de negociação e custódia. Já nem falo em TERs :lol:
Vê lá é se não estás a pagar custos de conectividade, taxas de manuseamento, taxas de divisas etc, a Degiro tem isso e o pessoa acha que é tudo de borla :lol:

Louie

Mensagem por Louie »

Pago 2,50€/ano. Compro tudo em € ;)

Na XTB então... pago bola :lol:
Responder