Investimento de etf's em mais do que duas corretoras. Qual a vossa opinião /sugestão?
Investimento de etf's em mais do que duas corretoras. Qual a vossa opinião /sugestão?
Olá, investidores!
Tema talvez recorrente, mas aqui vai:
Descobri o investimento em etf's durante a pandemia e abri conta na degiro comprando IWDA em dca.
Passado 1 ano, para diversificar, abri conta na xtb para comprar VWCE e ter uma segunda corretora.
Sim, sei que há alguma sobreposição nos etf's mas só depois analisei o VWCE como mais "global".
Acontece que em breve terei atingido os 20k de valor investido em cada uma das corretoras e estou a medir como gerir a segurança das corretoras e estar confortável com os investimentos. Sei que ambas têm a garantia dos 20k e que em caso de fraude, os activos podem ser transferidos.
As minhas dúvidas são:
Fará sentido transferir os etf's para um banco português (Banco invest talvez?) e recomeçar na degiro e/ou xtb?
Fará sentido manter em cada uma das corretoras actuais e ter uma terceira onde possa ter mais 20k investidos?
Ou simplesmente, continuar o dca como até agora nas actuais corretoras.
Obrigado caso haja sugestões de investidores mais "seniores".
Descobri o investimento em etf's durante a pandemia e abri conta na degiro comprando IWDA em dca.
Passado 1 ano, para diversificar, abri conta na xtb para comprar VWCE e ter uma segunda corretora.
Sim, sei que há alguma sobreposição nos etf's mas só depois analisei o VWCE como mais "global".
Acontece que em breve terei atingido os 20k de valor investido em cada uma das corretoras e estou a medir como gerir a segurança das corretoras e estar confortável com os investimentos. Sei que ambas têm a garantia dos 20k e que em caso de fraude, os activos podem ser transferidos.
As minhas dúvidas são:
Fará sentido transferir os etf's para um banco português (Banco invest talvez?) e recomeçar na degiro e/ou xtb?
Fará sentido manter em cada uma das corretoras actuais e ter uma terceira onde possa ter mais 20k investidos?
Re: Investimento de etf's em mais do que duas corretoras. Qual a vossa opinião /sugestão?
Pessoalmente o meu plano é manter tudo na Degiro até aos ~50k, nessa altura transfiro o portefólio para um banco Português e continuo a comprar na Degiro.
Na tua situação, ou transferes tudo para um banco PT e continuas a comprar na XTB e Degiro ou mais vale manteres como estás e continuares a comprar aí.
Na tua situação, ou transferes tudo para um banco PT e continuas a comprar na XTB e Degiro ou mais vale manteres como estás e continuares a comprar aí.
Re: Investimento de etf's em mais do que duas corretoras. Qual a vossa opinião /sugestão?
Não te preocupes muito com isso. É como se estivesses a comprar mais unidades do IWDA, ou seja, basicamente estás a investir no mesmo activo.hemateca Escreveu: ↑24 jan 2023 18:04 Olá, investidores!
Desconheço a XTB, mas em termos da Degiro não te preocupes demasiado com a questão dos 20k. Até porque teres os teus activos lá fora é sempre preferível a tê-los cá caso tenhamos de chamar a troika novamente.hemateca Escreveu: ↑24 jan 2023 18:04 Acontece que em breve terei atingido os 20k de valor investido em cada uma das corretoras e estou a medir como gerir a segurança das corretoras e estar confortável com os investimentos. Sei que ambas têm a garantia dos 20k e que em caso de fraude, os activos podem ser transferidos.
As minhas dúvidas são:
Se a questão é confiares mais no Invest ou Best que na Degiro, dir-te-ia para confiares de igual forma.
De qualquer forma, podes sempre transferir e recomeçar novamente. O problema é depois manteres o histórico quando transferes activos entre correctoras. E nesse caso podes ter dores de cabeça a justificar valores junto da AT quando resgatares e teres de declarar mais-valias (por essa razão eu não transferi nada da Degiro para o Invest e Best onde tenho conta).
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 858 times
- Been thanked: 1122 times
Essa garantia ( SII? ) não devia ser de 25.000€?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Depende do país.
Creio que é 20k na Holanda e aplicável apenas a 90% dos teus activos (ou seja, os teus activos estão protegidos em 90% do seu valor, até ao limite de 20k).
https://eur-lex.europa.eu/legal-content ... 31997L0009
Podes sempre abrir conta na IBKR que tem um seguro que se não me engano cobre até 500k.hemateca Escreveu: ↑24 jan 2023 18:04 Olá, investidores!
As minhas dúvidas são:
É uma entidade que opera há muitas décadas e é considerada credível.
Tem umas pequenas comissões que em nada se comparam à banca nacional.
Por outro lado, na banca nacional e XTB quando fizeres os resgates levas logo com os 28% de retenção, recuperando (ou não) totalmente ou parcialmente em IRS no ano seguinte.
Lá fora resgatas o valor bruto e só no ano seguinte declaras em IRS e faz-se o respetivo acerto.
Isso não é assim acho, só há retenção em fundos portugueses.Louie Escreveu: ↑25 jan 2023 09:35 Por outro lado, na banca nacional e XTB quando fizeres os resgates levas logo com os 28% de retenção, recuperando (ou não) totalmente ou parcialmente em IRS no ano seguinte.
Lá fora resgatas o valor bruto e só no ano seguinte declaras em IRS e faz-se o respetivo acerto.
Mas estamos a falar de ETF's, que são como ações.pge Escreveu: ↑25 jan 2023 10:18Isso não é assim acho, só há retenção em fundos portugueses.Louie Escreveu: ↑25 jan 2023 09:35 Por outro lado, na banca nacional e XTB quando fizeres os resgates levas logo com os 28% de retenção, recuperando (ou não) totalmente ou parcialmente em IRS no ano seguinte.
Isso é nos EUA. Não sei se a IBKR irlandesa tem tal proteção (por lei comunitária, o mínimo é 90% da carteira até 20k de indemnização).
Não é assim. Não existe retenção na fonte sobre eventuais mais-valias de acções e ETFs em Portugal (o imposto é apurado no final do ano no saldo positivo entre as mais e menos-valias mobiliárias).Louie Escreveu: ↑25 jan 2023 09:35 Por outro lado, na banca nacional e XTB quando fizeres os resgates levas logo com os 28% de retenção, recuperando (ou não) totalmente ou parcialmente em IRS no ano seguinte.
Quando fazes vendas os bancos não fazem a retenção logo no momento? É tudo bruto?Gajo Escreveu: ↑25 jan 2023 12:14Isso é nos EUA. Não sei se a IBKR irlandesa tem tal proteção (por lei comunitária, o mínimo é 90% da carteira até 20k de indemnização).
Não é assim. Não existe retenção na fonte sobre eventuais mais-valias de acções e ETFs em Portugal (o imposto é apurado no final do ano no saldo positivo entre as mais e menos-valias mobiliárias).Louie Escreveu: ↑25 jan 2023 09:35 Por outro lado, na banca nacional e XTB quando fizeres os resgates levas logo com os 28% de retenção, recuperando (ou não) totalmente ou parcialmente em IRS no ano seguinte.
E nas distribuições de dividendos?
Claro.
Só nos fundos de investimento portugueses (e só estes!) é que te retêm logo na fonte.
Nas distribuições de dividendos levas retenção na fonte de todo o lado, seja na IBKR, Invest ou Degiro. Porque a retenção na fonte é efectuada por quem paga o rendimento, independentemente de onde tens esses activos.
- D@emoon
Louie foste enganado pelo pessoal dos Brokers lol
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Estou na fase de acumulação, não estou na fase de resgates

Por outro lado, enganado está, quem anda a pagar comissões de negociação e custódia. Já nem falo em TERs

- D@emoon
Vê lá é se não estás a pagar custos de conectividade, taxas de manuseamento, taxas de divisas etc, a Degiro tem isso e o pessoa acha que é tudo de borla