Não foi bem assim. O peg terminou devido ao desequilíbrio na balança de pagamentos nos EUA e consequentemente a saída de reservas de ouro.Gajo Escreveu: ↑24 jan 2023 16:36Onde foste buscar essa ideia?
Simplesmente nessa data o USD deixou de estar pegged ao ouro, para assim a FED poder desvalorizar o USD à vontade (verdade seja dita, latu sensu o padrão ouro acabou lá nos anos 20).
Não é para servir de refúgio "when shit hits the fan".Louie Escreveu: ↑24 jan 2023 15:50 Por outro lado, se é para servir de refúgio do actual sistema, que sentido faz possuí-lo através de um fundo que faz parte do próximo sistema e cujos ativos podem (ou devem) estar a servir de colateral precisamente às vicissitudes do próprio sistema? (honest question)
Btw, não me chegaste a responder à pergunta do reforço![]()
Serve, isso sim, como contra-freio na tua carteira, tal como as obrigações (por exemplo). Estás é a adicionar um activo adicional que nas crises serve de activo de refúgio e que, por essa razão, serve para atenuar as quedas.
Ora, se o valor e estabilidade de uma moeda dependem das reservas de ouro e se de repente estas deixam de contar, de que fica a servir o ouro?
É como disse anteriormente, a acumulação de ouro por se considerar como reserva de valor é a visão mercantilista. Já não se aplica desde meados do séc 19. Pelo menos é a minha maneira de ver as coisas.
Quanto aos efeitos na carteira, eu estou a par do que referes. Já fiz no passado vários backtests e pude ver por mim próprio a influência do ouro na carteira, mas lá está, isso vale devido ao paradigma em que vivemos que ainda dá importância ao ouro nesse sentido.