Certificados Aforro
Re: Certificados Aforro
Pela primeira vez a calculadora hipotética ultrapassou os 3.5%
Temos de pensar no que fazer com ela (ou não fazer nada LOL)
Temos de pensar no que fazer com ela (ou não fazer nada LOL)
- Anexos
-
- Captura de ecrã 2023-02-06 143410.png (20.92 KiB) Visto 1587 vezes
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Acho que nos próximos tempos, se nada de muito extraordinário acontecer, ou mesmo que aconteça
Taxa Bruta
Base 3,5%
+1 ano 4%
+6 anos 4,5%
Taxa Líquida
Base 2,52%
+1 ano 2,88%
+6 anos 3,24%
Partilho a mesma opinião.
Os CA-Serie actual devem oferecer uma Taxa de Juro anual Bruta de 3,5% até ao final de 2025.
Para uma carteira de investimento diversificada os CAs são actualmente um "safe must have".
Já atingiram o cap de taxa. Não tem que se stressar. O BCE vai continuar a aumentar as taxas e eles vão continuar a financiar-se abaixo do "normal" porque tem cap a 3.5%. Falam dos bancos mas são iguais LOLOsvaldo65 Escreveu: ↑08 fev 2023 14:28 https://eco.sapo.pt/2023/02/08/igcp-nao ... de-aforro/
A ver, vamos
A partir deste mês o CA vão deixar de acompanhar a subida da euribor!!
Carissímo que percebem muito mais que eu de produtos de taxa fixa. Estes produtos estão fora da vantagem de 5 anos e um dia e 8 anos e um dia para investimentos de longo prazo não estão?
A ideia que tenho é que estão fora. Mas realmente não consigo citar uma fonte de tal informação assim do pé para a mão.
Curve: DWBB5POD
Exatamente. Agora todo o aumento da E3M é bem vindo para o Estado.Virtua Escreveu: ↑08 fev 2023 14:38 Já atingiram o cap de taxa. Não tem que se stressar. O BCE vai continuar a aumentar as taxas e eles vão continuar a financiar-se abaixo do "normal" porque tem cap a 3.5%. Falam dos bancos mas são iguais LOL
A partir deste mês o CA vão deixar de acompanhar a subida da euribor!!
Curve: DWBB5POD
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 344 times
- Been thanked: 585 times
Sim. Os juros de subscrições desde junho 1989 são sempre sujeitos a 28% (ou a taxa em vigor no momento). Os mais antigos não fazem retenção!
Não sei porque não funcionam como, por exemplo, os PPR. Distinguem-se também por capitalizar juros líquidos.
Uma dúvida "operacional" de subscrição online: já com conta AforroNet (único titular), com várias subscrições de CA /CT; pode fazer uma subscrição, pontua,l com um movimentador declarado (no AforroNet)? Ou tem de ir aos CTT, nesse caso?
- JRJordao
Nos produtos atuais já não existe essa figura do movimentador.
fonte: https://www.igcp.pt/pt/menu-lateral/cer ... descricao/
Penso que estão fora.
Segundo percebo, nos produtos de taxa fixa, o critério para esta redução de taxa de tributação será a remuneração ser integralmente paga no final do prazo de vigência do produto. Por exemplo, num depósito a prazo a 5 anos e um dia em que o total dos juros sejam pagos no final desse prazo.
Sendo os CA's um produto que vence e capitaliza juros trimestralmente, em princípio estará fora.
Vê o artigo 20º-A do Estatuto dos Benefícios Fiscais.
- JRJordao
Estamos a falar em "taxa fixa", mas na realidade os CA não o são, certo? É uma taxa indexada à Euribor 3m.
Em seguros de capitalização e PPR há juros/rendimentos capitalizados mensalmente ou anualmente. Nunca percebi porque os CA com capitalizações trimestrais são tratados de outra forma. Se calhar é simplesmente porque foram definidos assim, com capitalização de juros líquidos e como são sujeitos a retenção trimestral aplica-se a taxa de 28%.
Em seguros de capitalização e PPR há juros/rendimentos capitalizados mensalmente ou anualmente. Nunca percebi porque os CA com capitalizações trimestrais são tratados de outra forma. Se calhar é simplesmente porque foram definidos assim, com capitalização de juros líquidos e como são sujeitos a retenção trimestral aplica-se a taxa de 28%.
Sim, de facto. Daí o exemplo que dei para "taxa fixa" ter sido o de um depósito a prazo.JRJordao Escreveu: ↑09 fev 2023 11:59 Estamos a falar em "taxa fixa", mas na realidade os CA não o são, certo? É uma taxa indexada à Euribor 3m.
De qualquer modo, eu não interpretei o "taxa fixa" que o Virtua referiu como oposição a taxa variável ou indexada. Interpretei como referência a produtos com determinada taxa de remuneração (juros), por oposição a produtos que sofrem eles mesmos valorizações ou desvalorizações (mais ou menos valias). Mas posso ter interpretado mal.
De qualquer maneira, na minha opinião, os seguros de capitalização e PPR cabem diretamente no âmbito do artigo 5.º, n.º 3, do CIRS (sem necessidade do artigo 20-A do EBF). Parece-me que os CA's já não podem ser contemplados nessa norma, daí a distinção do regime de tributação.