Certificados Aforro

Fórum de discussão sobre produtos de capital garantido sejam CA, seguros ou depósitos
Lvsitano
Mensagens: 460
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 146 times
Been thanked: 127 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Lvsitano »

Ah, só se for isso, se tiver várias contas cada uma abaixo de 50k não é informado. Qualquer dia eles fecham essa brecha...
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2025
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 712 times
Been thanked: 842 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Virtua »

Pela primeira vez a calculadora hipotética ultrapassou os 3.5%

Temos de pensar no que fazer com ela (ou não fazer nada LOL)
Anexos
Captura de ecrã 2023-02-06 143410.png
Captura de ecrã 2023-02-06 143410.png (20.92 KiB) Visto 1569 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Osvaldo65
Mensagens: 36
Registado: 04 out 2022 12:54
Been thanked: 12 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Osvaldo65 »

Virtua Escreveu: 06 fev 2023 14:31 Pela primeira vez a calculadora hipotética ultrapassou os 3.5%

Temos de pensar no que fazer com ela (ou não fazer nada LOL)
Acho que nos próximos tempos, se nada de muito extraordinário acontecer, ou mesmo que aconteça :)


Taxa Bruta
Base 3,5%
+1 ano 4%
+6 anos 4,5%

Taxa Líquida
Base 2,52%
+1 ano 2,88%
+6 anos 3,24%
LongTerm
Mensagens: 115
Registado: 04 out 2022 11:46
Has thanked: 8 times
Been thanked: 28 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por LongTerm »

Osvaldo65 Escreveu: 06 fev 2023 15:07
Virtua Escreveu: 06 fev 2023 14:31 Pela primeira vez a calculadora hipotética ultrapassou os 3.5%

Temos de pensar no que fazer com ela (ou não fazer nada LOL)
Acho que nos próximos tempos, se nada de muito extraordinário acontecer, ou mesmo que aconteça :)


Taxa Bruta
Base 3,5%
+1 ano 4%
+6 anos 4,5%

Taxa Líquida
Base 2,52%
+1 ano 2,88%
+6 anos 3,24%
Partilho a mesma opinião.
Os CA-Serie actual devem oferecer uma Taxa de Juro anual Bruta de 3,5% até ao final de 2025.
Para uma carteira de investimento diversificada os CAs são actualmente um "safe must have".
Osvaldo65
Mensagens: 36
Registado: 04 out 2022 12:54
Been thanked: 12 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Osvaldo65 »

Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2025
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 712 times
Been thanked: 842 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Virtua »

Já atingiram o cap de taxa. Não tem que se stressar. O BCE vai continuar a aumentar as taxas e eles vão continuar a financiar-se abaixo do "normal" porque tem cap a 3.5%. Falam dos bancos mas são iguais LOL

A partir deste mês o CA vão deixar de acompanhar a subida da euribor!!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2025
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 712 times
Been thanked: 842 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Virtua »

Carissímo que percebem muito mais que eu de produtos de taxa fixa. Estes produtos estão fora da vantagem de 5 anos e um dia e 8 anos e um dia para investimentos de longo prazo não estão?
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
andre611
Mensagens: 95
Registado: 04 out 2022 11:16
Has thanked: 31 times
Been thanked: 51 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por andre611 »

Virtua Escreveu: 08 fev 2023 15:02 Carissímo que percebem muito mais que eu de produtos de taxa fixa. Estes produtos estão fora da vantagem de 5 anos e um dia e 8 anos e um dia para investimentos de longo prazo não estão?
A ideia que tenho é que estão fora. Mas realmente não consigo citar uma fonte de tal informação assim do pé para a mão.
Curve: DWBB5POD
andre611
Mensagens: 95
Registado: 04 out 2022 11:16
Has thanked: 31 times
Been thanked: 51 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por andre611 »

Virtua Escreveu: 08 fev 2023 14:38 Já atingiram o cap de taxa. Não tem que se stressar. O BCE vai continuar a aumentar as taxas e eles vão continuar a financiar-se abaixo do "normal" porque tem cap a 3.5%. Falam dos bancos mas são iguais LOL

A partir deste mês o CA vão deixar de acompanhar a subida da euribor!!
Exatamente. Agora todo o aumento da E3M é bem vindo para o Estado.
Curve: DWBB5POD
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1064
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 310 times
Been thanked: 551 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 08 fev 2023 15:02 Carissímo que percebem muito mais que eu de produtos de taxa fixa. Estes produtos estão fora da vantagem de 5 anos e um dia e 8 anos e um dia para investimentos de longo prazo não estão?
Sim. Os juros de subscrições desde junho 1989 são sempre sujeitos a 28% (ou a taxa em vigor no momento). Os mais antigos não fazem retenção! :shock:

Não sei porque não funcionam como, por exemplo, os PPR. Distinguem-se também por capitalizar juros líquidos.
LMM
Mensagens: 5
Registado: 04 out 2022 13:06
Has thanked: 11 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por LMM »

Uma dúvida "operacional" de subscrição online: já com conta AforroNet (único titular), com várias subscrições de CA /CT; pode fazer uma subscrição, pontua,l com um movimentador declarado (no AforroNet)? Ou tem de ir aos CTT, nesse caso?
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1064
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 310 times
Been thanked: 551 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por JRJordao »

LMM Escreveu: 08 fev 2023 17:46 Uma dúvida "operacional" de subscrição online: já com conta AforroNet (único titular), com várias subscrições de CA /CT; pode fazer uma subscrição, pontua,l com um movimentador declarado (no AforroNet)? Ou tem de ir aos CTT, nesse caso?
Nos produtos atuais já não existe essa figura do movimentador.
Imagem
fonte: https://www.igcp.pt/pt/menu-lateral/cer ... descricao/
Ducas
Mensagens: 8
Registado: 21 out 2022 13:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Ducas »

Virtua Escreveu: 08 fev 2023 15:02 Carissímo que percebem muito mais que eu de produtos de taxa fixa. Estes produtos estão fora da vantagem de 5 anos e um dia e 8 anos e um dia para investimentos de longo prazo não estão?
Penso que estão fora.
Segundo percebo, nos produtos de taxa fixa, o critério para esta redução de taxa de tributação será a remuneração ser integralmente paga no final do prazo de vigência do produto. Por exemplo, num depósito a prazo a 5 anos e um dia em que o total dos juros sejam pagos no final desse prazo.

Sendo os CA's um produto que vence e capitaliza juros trimestralmente, em princípio estará fora.

Vê o artigo 20º-A do Estatuto dos Benefícios Fiscais.
Plutus: UuFOVK | Curve: QN9QLQ3N | Moey: MOEY56Y48M | Revolut
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1064
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 310 times
Been thanked: 551 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por JRJordao »

Estamos a falar em "taxa fixa", mas na realidade os CA não o são, certo? É uma taxa indexada à Euribor 3m.

Em seguros de capitalização e PPR há juros/rendimentos capitalizados mensalmente ou anualmente. Nunca percebi porque os CA com capitalizações trimestrais são tratados de outra forma. Se calhar é simplesmente porque foram definidos assim, com capitalização de juros líquidos e como são sujeitos a retenção trimestral aplica-se a taxa de 28%. :?
Ducas
Mensagens: 8
Registado: 21 out 2022 13:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Ducas »

JRJordao Escreveu: 09 fev 2023 11:59 Estamos a falar em "taxa fixa", mas na realidade os CA não o são, certo? É uma taxa indexada à Euribor 3m.

Em seguros de capitalização e PPR há juros/rendimentos capitalizados mensalmente ou anualmente. Nunca percebi porque os CA com capitalizações trimestrais são tratados de outra forma. Se calhar é simplesmente porque foram definidos assim, com capitalização de juros líquidos e como são sujeitos a retenção trimestral aplica-se a taxa de 28%. :?
Sim, de facto. Daí o exemplo que dei para "taxa fixa" ter sido o de um depósito a prazo.

De qualquer modo, eu não interpretei o "taxa fixa" que o Virtua referiu como oposição a taxa variável ou indexada. Interpretei como referência a produtos com determinada taxa de remuneração (juros), por oposição a produtos que sofrem eles mesmos valorizações ou desvalorizações (mais ou menos valias). Mas posso ter interpretado mal.

De qualquer maneira, na minha opinião, os seguros de capitalização e PPR cabem diretamente no âmbito do artigo 5.º, n.º 3, do CIRS (sem necessidade do artigo 20-A do EBF). Parece-me que os CA's já não podem ser contemplados nessa norma, daí a distinção do regime de tributação.
Plutus: UuFOVK | Curve: QN9QLQ3N | Moey: MOEY56Y48M | Revolut
Responder