Kosta Escreveu: ↑09 fev 2023 12:46
Dito isto e se ainda me quiserem ajudar façamos o seguinte exercício tendo em conta que apenas 10% iriam para certificados.
43 anos, sem filhos (a trabalhar para isso), sem dividas e com 500k para investir a longo prazo com um nível de risco moderado, onde e em que percentagem aplicariam o capital dentro dos produtos que referi?
Podem fazer referencia á opção em especifico dentro dos produtos para eu não ter de perguntar mais tarde, ex: ETF # S&P500
Aqui tens o que eu faria +- na tua posição:
- 50k Certificados Aforro (3 depósitos ao invés de manter tudo de uma vez, para ter sempre liquidez, ou seja, 20k em Fevereiro, (ficas com 30k contigo), 15k em Março (Ficas com 15k contigo), 15k em Abril ( e em Maio já podes levantar 20k se for necessário).
- 170k em IWDA (ETF de Ações das maiores empresas do Mundo, que devem continuar a vender produtos/serviços no mundo inteiro) investidos ao longo de 6 meses ( 50k agora, 20k no mês seguinte etc)
- 80k investidos em Obrigações Europeias - por exemplo LU1650490474 lump sum
- 30k investidos em Obrigações de empresas (com maior risco e retorno) - por exemplo IE00B6YX5M31
- 90k investidos num fundo de investimento Misto, gerido ativamente - por exemplo DE000A0X7541
- 50k investidos em ETF's ou FI's de setores - No meu caso setor bancário e Energético este ano, sendo que provavelmente alteraria este investimento no 3º trimestre de 2023. IE00B3Q19T94 e IE00BKWQ0F09 (Europa) ou IE00BM67HM91 (Mundial)
- 30k investidos em Ações individuais, principalmente Portuguesas, sendo que eu iria rodar este dinheiro regular e ativamente.
Cada user deste fórum irá ter uma opinião diferente, muitos não considerarão sequer as "apostas ativas" dos ETF's de setores e das ações, mas penso que o IWDA, Obrigações Europeias e um Fundo de Investimento Misto devem ser opções que ninguém refutará, podem sugerir alternativas mas devem de certeza concordar que são boas opções, pelo que se quiseres manter a coisa mais simples divide entre estes 3 produtos.
Boa sorte