Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

LongTerm Escreveu: 13 out 2022 18:27
D@vid Escreveu: 13 out 2022 18:22
Virtua Escreveu: 13 out 2022 18:20

Quanto levas por sessão de bruxaria? :lol:
[/b]

Ainda não fechou o dia e os mercados EUA mexem muito na última meia hora, mas apenas posso dizer que é muitos anos a virar frangos...ou então apenas atirei para o ar :lol:
A proxima reunião da FED é no 2 de Novembro, quais são as previsoes S&P 500? :-)
Será que o indice cai abaixo dos 3'4'00 pontos?
Obrigado.
Em certos bancos esse tipo de aconselhamento só é dado a pagantes :lol: :lol:

Virtua temos de abrir um tópico algo diferente, aconselhamento personalizado, e depois com a possibilidade de ter um botão para o Pay Pal :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Olha que o pessoal ainda te leva a sério e pergunta se é um fórum privado :lol:

Ainda não fechou o dia e os mercados EUA mexem muito na última meia hora

Já vai em 2.6%. Acho que tudo indica que a tua "previsão" vai correr bem ;-)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 13 out 2022 18:40 Olha que o pessoal ainda te leva a sério e pergunta se é um fórum privado :lol:

Ainda não fechou o dia e os mercados EUA mexem muito na última meia hora

Já vai em 2.6%. Acho que tudo indica que a tua "previsão" vai correr bem ;-)
Não era mau :D
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
EagleOne
Mensagens: 12
Registado: 04 out 2022 23:05
Has thanked: 9 times
Been thanked: 3 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por EagleOne »

Correlação negativa obrigações / acções em causa nos próximos tempos...

https://eco.sapo.pt/2022/10/11/volatili ... -vermelho/
“The stock market is a device for transferring money from the impatient to the patient” - Warren Buffet
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

QUASE 26.000 DÓLARES: O CUSTO DE TENTAR PREVER QUANDO ENTRAR OU SAIR DO MERCADO.

"Comprar barato e vender caro é o objetivo de todos os investidores. No entanto, isto é mais fácil de dizer do que fazer. Por esta razão, na Schroders realizaram um estudo que mostra, com grande precisão, quanto pode custar perder os melhores dias do mercado de ações".

https://fundspeople.com/pt/quase-26-000 ... o-mercado/
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Anexos
Capturar.PNG
Capturar.PNG (51.76 KiB) Visto 1321 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
tcs
Mensagens: 124
Registado: 04 out 2022 16:52
Has thanked: 48 times
Been thanked: 42 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por tcs »

@Virtua, o que concluir desse gráfico? Para quê termos estratégias diversificadas se no final o melhor é investirmos continuamente no S&P500, é isso?

Não tendo conhecimentos financeiros (e praticamente tudo o que sei aprendi convosco), é uma duvida que comecei a ter nos últimos 1/2 anos e para a qual ainda não tenho resposta! Valerá a pena tanta diversificação? Porque não escolher apenas fundos/ETFs que sigam determinados índices? Sinceramente desde a crise pandémica é o que tenho feito... escolhi 2 ETFs e só faço reforços nestes.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

tcs Escreveu: 14 out 2022 14:10 @Virtua, o que concluir desse gráfico? Para quê termos estratégias diversificadas se no final o melhor é investirmos continuamente no S&P500, é isso?
O S&P 500 ali é um exemplo. Podia ser uma carteira mista. Potencialmente é mais simples estudarem se for só um activo, principalmente se for um activo conhecido com risco e retorno relativamente alto, o que teoricamente faz com que o gap seja superior.

O gráfico mostra o investimento no S&P 500 vs o que os investidores no S&P 500 ganharam porque tentaram prever o mercado ao venderem e comprarem o ETF/fundo repetidamente. Um exemplo tb famoso é do fundo do Peter Lynch.

"Peter Lynch, who formerly managed the high-flying Fidelity Magellan Fund from 1977 to 1990, is a legendary investor. Under his management, the fund averaged an astounding annual return of 29%. It would seem all you had to do was ride along with Lynch and you would earn phenomenal returns. But that didn't happen. According to Fidelity Investments, the average Magellan Fund investor lost money during Lynch’s tenure there. How does this happen?

How Investors Are Costing Themselves Money
tcs Escreveu: 14 out 2022 14:10 Valerá a pena tanta diversificação? Porque não escolher apenas fundos/ETFs que sigam determinados índices? Sinceramente desde a crise pandémica é o que tenho feito... escolhi 2 ETFs e só faço reforços nestes.
Pretendo responder a essas questões no futuro agora que temos um canto de literacia financeira e voltei a ter um tópico meu. Mas posso dizer que eu só tenho 3 ETFs ;)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

tcs Escreveu: 14 out 2022 14:10 @Virtua, o que concluir desse gráfico? Para quê termos estratégias diversificadas se no final o melhor é investirmos continuamente no S&P500, é isso?

Não tendo conhecimentos financeiros (e praticamente tudo o que sei aprendi convosco), é uma duvida que comecei a ter nos últimos 1/2 anos e para a qual ainda não tenho resposta! Valerá a pena tanta diversificação? Porque não escolher apenas fundos/ETFs que sigam determinados índices? Sinceramente desde a crise pandémica é o que tenho feito... escolhi 2 ETFs e só faço reforços nestes.
Tem a ver também com risco, com aquilo que estamos dispostos a sentir durante a vida do nosso investimento, em tempos demonstrei que a minha carteira batia o ETF IWDA e com menos volatilidade no entanto até podia perder para o IWDA, mas secalhar preferia ter menos volatilidade e drawdowns do que ter mais rentabilidade, cada um acaba por ter o seu perfil de investimento.

Este ano já houve momentos em que tive drawdowns superiores ao S&P 500, mas ao mesmo tempo percebo que tenho alguma exposição a obrigações e que estas estão a ter as maiores quedas dos últimos 40 anos, a diversificação no último ano não tem compensado, no futuro não sabemos.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
tcs
Mensagens: 124
Registado: 04 out 2022 16:52
Has thanked: 48 times
Been thanked: 42 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por tcs »

Virtua Escreveu: 14 out 2022 14:22 Pretendo responder a essas questões no futuro agora que temos um canto de literacia financeira e voltei a ter um tópico meu. Mas posso dizer que eu só tenho 3 ETFs ;)
Vou estar atento! Obrigado.
D@vid Escreveu: 14 out 2022 14:23 Tem a ver também com risco, com aquilo que estamos dispostos a sentir durante a vida do nosso investimento, em tempos demonstrei que a minha carteira batia o ETF IWDA e com menos volatilidade no entanto até podia perder para o IWDA, mas secalhar preferia ter menos volatilidade e drawdowns do que ter mais rentabilidade, cada um acaba por ter o seu perfil de investimento.

Este ano já houve momentos em que tive drawdowns superiores ao S&P 500, mas ao mesmo tempo percebo que tenho alguma exposição a obrigações e que estas estão a ter as maiores quedas dos últimos 40 anos, a diversificação no último ano não tem compensado, no futuro não sabemos.
D@vid, mal seria que tivesses tido um esforço de aprendizagem e otimização da carteira e no final estivesses a ter maior risco, algo não faria sentido :mrgreen:.

Posso estar errado mas acho é este o erro de muitos investidores... Diversificam imenso pelos "nomes dos fundos" e no final têm enormes sobreposições e sem grandes mais valias reais, seja a nível de retorno e de risco.

Foi algo que me aconteceu... e que estou a tentar corrigir reforçando apenas 2 ETFs (ações e obrigações) em proporções diferentes, embora ainda mantenha alguns dos fundos antigos, porque não estou certo que a centralização do investimento em apenas 2 ativos é o melhor para mim (nível de risco, etc).
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Também cometi alguns erros tcs, desde há uns bons anos para cá só tenho 6 fundos de investimento na minha carteira Core, mais um de imobiliário e outro que é a minha reserva de emergência, no fim o que interessa é sentirmo-nos confortáveis com o que temos.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
pge
Mensagens: 147
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 67 times
Been thanked: 26 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por pge »

tcs Escreveu: 14 out 2022 14:50
Posso estar errado mas acho é este o erro de muitos investidores... Diversificam imenso pelos "nomes dos fundos" e no final têm enormes sobreposições e sem grandes mais valias reais, seja a nível de retorno e de risco.
Nunca percebi a desvantagem de ter sobreposições, que não seja a de simplificar a carteira. Até vejo uma vantagem na sobreposição de fundos, poder contornar a regra FIFO.
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Gajo »

tcs Escreveu: 14 out 2022 14:50 Foi algo que me aconteceu... e que estou a tentar corrigir reforçando apenas 2 ETFs (ações e obrigações) em proporções diferentes, embora ainda mantenha alguns dos fundos antigos, porque não estou certo que a centralização do investimento em apenas 2 ativos é o melhor para mim (nível de risco, etc).
Uma nota. Podes diversificar de um ETF de acções mundiais para outro ETF de acções mundiais gerido por uma gestora de fundos.

Por exemplo a partir de determinado valor no IWDA, podes optar pelo VWCE (ou vice-versa). Ou por outro ETF que siga o MSCI World ou o FTSE All World.

(eu sei que um tem emergentes e outro não tem, mas olhando para o histórico e atendendo ao pouco peso do emergentes, acabam por ser "irmãos").
Avatar do Utilizador
tcs
Mensagens: 124
Registado: 04 out 2022 16:52
Has thanked: 48 times
Been thanked: 42 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por tcs »

Gajo Escreveu: 14 out 2022 15:55 Uma nota. Podes diversificar de um ETF de acções mundiais para outro ETF de acções mundiais gerido por uma gestora de fundos.

Por exemplo a partir de determinado valor no IWDA, podes optar pelo VWCE (ou vice-versa). Ou por outro ETF que siga o MSCI World ou o FTSE All World.

(eu sei que um tem emergentes e outro não tem, mas olhando para o histórico e atendendo ao pouco peso do emergentes, acabam por ser "irmãos").
Não é que o faça atualmente mas, para mim, dá-me "maior segurança" diversificar a gestora do fundo do que propriamente diversificar por vários fundos temáticos.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Lá se vão os ganhos de ontem :?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder