Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Smaug_
Mensagens: 24
Registado: 07 jan 2023 23:12
Has thanked: 3 times
Been thanked: 3 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Smaug_ »

JRJordao Escreveu: 19 jul 2023 16:51
100Medos Escreveu: 19 jul 2023 16:05 Penso que para efeitos de cálculo da mais-valia o valor/data de aquisição será o da doação/herança, e não a compra “original”.
É como dizes.
E na vossa perspectiva, dentro do quadro legal atual, será mais vantajoso (entenda-se pagar menos impostos) doar as posições em fundos de investimento ou em etf aos filhos quando fizerem 18 anos ou ter logo os ativos em nome deles desde o início?
É possível doar as posições num fundo ou ETF a um filho?
É fácil de fazer?
Paga logo imposto sobre as up recebidas, ou só se as vender?

É um tema interessante este do planeamento fiscal para os filhos.
Obrigado pelos contributos de todos.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1015
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 290 times
Been thanked: 515 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por JRJordao »

Smaug_ Escreveu: 19 jul 2023 18:45 E na vossa perspectiva, dentro do quadro legal atual, será mais vantajoso (entenda-se pagar menos impostos) doar as posições em fundos de investimento ou em etf aos filhos quando fizerem 18 anos ou ter logo os ativos em nome deles desde o início?
É possível doar as posições num fundo ou ETF a um filho?
É fácil de fazer?
Paga logo imposto sobre as up recebidas, ou só se as vender?

É um tema interessante este do planeamento fiscal para os filhos.
Obrigado pelos contributos de todos.
Se alguém conseguir interpretar, é assim que se doa "a coisa" :D
2. A doação de coisas móveis não depende de formalidade alguma externa, quando acompanhada de tradição da coisa doada; não sendo acompanhada de tradição da coisa, só pode ser feita por escrito.
fonte: https://diariodarepublica.pt/dr/legisla ... 5-66198482

Fora do aspeto legal, a mudança de titularidade de um ativo num banco ou corretora deve ter habituamente custo.

Só se paga imposto sobre mais-valias em caso de venda. A doação e herança não surgem no IRS. São declarados no Imposto de Selo, embora entre ascendentes e descendentes não haja imposto a pagar.
Smaug_
Mensagens: 24
Registado: 07 jan 2023 23:12
Has thanked: 3 times
Been thanked: 3 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Smaug_ »

Se alguém conseguir interpretar, é assim que se doa "a coisa" :D
2. A doação de coisas móveis não depende de formalidade alguma externa, quando acompanhada de tradição da coisa doada; não sendo acompanhada de tradição da coisa, só pode ser feita por escrito.
fonte: https://diariodarepublica.pt/dr/legisla ... 5-66198482

Fora do aspeto legal, a mudança de titularidade de um ativo num banco ou corretora deve ter habituamente custo.

Só se paga imposto sobre mais-valias em caso de venda. A doação e herança não surgem no IRS. São declarados no Imposto de Selo, embora entre ascendentes e descendentes não haja imposto a pagar.
[/quote]

Ou seja, na realidade não fará muita diferença. Se não houver venda, não há mais valias a pagar. Não há imposto de selo. Haverá o custo de mudança de titular do bem.

Falta saber se essa mudança é um processo simples e linear ou se será muito complicado.
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 107
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 49 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por 100Medos »

Smaug_ Escreveu: 19 jul 2023 23:17 Ou seja, na realidade não fará muita diferença. Se não houver venda, não há mais valias a pagar. Não há imposto de selo. Haverá o custo de mudança de titular do bem.
Mas se/quando houver a venda fará alguma diferença.
Podemos estar a falar de isentar as mais valias dos primeiros 10 ou 20 anos do investimento.
Por exemplo, se um pai investir 10k no IWDA quando a criança nasce e fizer a doação quando ela atinge os 20 anos, a mesma poderá ter a pagar menos 8.400 euros de IRS quando vender (números redondos: 10k a render um pouco mais de 7% durante 20 anos = 40k. Mais valias = 30k x 28% = 8.400).
Com outros valores é como diz o outro... é fazer as contas. :lol:
Smaug_ Escreveu: 19 jul 2023 23:17 Falta saber se essa mudança é um processo simples e linear ou se será muito complicado.
Penso que poderão esclarecer isso no banco.
Deve ter que ser feito por escrito e assinado.
Talvez envolva ida ao notário. :roll:
Mas dependendo dos valores em causa, pode compensar...
helder8
Mensagens: 18
Registado: 05 jun 2023 10:14
Has thanked: 1 time
Been thanked: 9 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por helder8 »

Algumas pessoas ja se arrependeram de colocar dinheiro em nome dos filhos.
Eles ganham acesso ao dinheiro aos 18 anos, uma idade onde ainda nao ganharam o juizo todo.
Apenas algo a considerar.
Smaug_
Mensagens: 24
Registado: 07 jan 2023 23:12
Has thanked: 3 times
Been thanked: 3 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Smaug_ »

helder8 Escreveu: 20 jul 2023 09:56 Algumas pessoas ja se arrependeram de colocar dinheiro em nome dos filhos.
Eles ganham acesso ao dinheiro aos 18 anos, uma idade onde ainda nao ganharam o juizo todo.
Apenas algo a considerar.
Também é um bom cenário a considerar.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

helder8 Escreveu: 20 jul 2023 09:56 Algumas pessoas ja se arrependeram de colocar dinheiro em nome dos filhos.
Eles ganham acesso ao dinheiro aos 18 anos, uma idade onde ainda nao ganharam o juizo todo.
Apenas algo a considerar.
Até lá é dar o nosso site e o nosso fórum, para eles irem tendo contacto com boa literacia financeira :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

D@emoon Escreveu: 19 jul 2023 14:50 Se amanhã existirem mais pedidos de desemprego nos States, o S&P 500 vai aos 4.600...
Não existiu...ainda não é hoje lol
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
santasnoites
Mensagens: 3
Registado: 04 out 2022 11:16
Has thanked: 1 time

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por santasnoites »

Smaug_ Escreveu: 20 jul 2023 11:04
helder8 Escreveu: 20 jul 2023 09:56 Algumas pessoas ja se arrependeram de colocar dinheiro em nome dos filhos.
Eles ganham acesso ao dinheiro aos 18 anos, uma idade onde ainda nao ganharam o juizo todo.
Apenas algo a considerar.
Também é um bom cenário a considerar.
é por isso que coloco no best um dossier à parte no nome dos filhos, mas digo-lhe sempre que é para pagar despesas da universidade...quando precisarem e vir que têm maturidade lá será entregue!
helder8
Mensagens: 18
Registado: 05 jun 2023 10:14
Has thanked: 1 time
Been thanked: 9 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por helder8 »

Na universidade muitas das despesas sao feitas a noite :lol:
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 119
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 40 times
Been thanked: 47 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

Tenho ideia de ter falado com a AT em tempos e me terem dito que quando se faz doação de UPs ou existe herança de UPs, as mais-valias não realizadas dessas UPs são "reset" no novo destinatário.
Ou seja se comprei por 1000€, doo passado 20 anos ao filho a valer 2000€. Ele se vender de imediato as UPs, não paga IRS sobre a mais-valia de 1000€ feita durante os 20 anos em minha posse. Ou seja, herdam o montante isento de pagamento de mais-valias por realizar.

Confirmem-me se é mesmo isto! Eu tenho o dinheiro dos miudos em meu nome e junto na mesma carteira de FI que o dinheiro dos pais, tenho tracking no excel do orçamento familiar do que é deles e um dia quando forem merecedores da sua titularidade, doarei as UPs (recheadas de mais-valias espero eu!).
helder8
Mensagens: 18
Registado: 05 jun 2023 10:14
Has thanked: 1 time
Been thanked: 9 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por helder8 »

https://info.portaldasfinancas.gov.pt/p ... irs45.aspx

Em caso de heranca ou doacoes o imposto sobre as mais valias é feito sobre o valor na data da doacao/ heranca.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1015
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 290 times
Been thanked: 515 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por JRJordao »

Patanisca Escreveu: 21 jul 2023 12:09 Tenho ideia de ter falado com a AT em tempos e me terem dito que quando se faz doação de UPs ou existe herança de UPs, as mais-valias não realizadas dessas UPs são "reset" no novo destinatário.
Ou seja se comprei por 1000€, doo passado 20 anos ao filho a valer 2000€. Ele se vender de imediato as UPs, não paga IRS sobre a mais-valia de 1000€ feita durante os 20 anos em minha posse. Ou seja, herdam o montante isento de pagamento de mais-valias por realizar.

Confirmem-me se é mesmo isto! Eu tenho o dinheiro dos miudos em meu nome e junto na mesma carteira de FI que o dinheiro dos pais, tenho tracking no excel do orçamento familiar do que é deles e um dia quando forem merecedores da sua titularidade, doarei as UPs (recheadas de mais-valias espero eu!).
Exatamente.
Tal como nos imóveis. Senão, quem herdasse agora um imóvel comprado há 40 anos por 20% do que vale hoje, levava uma "coça" ao vendê-lo. Imaginem casas que vão passando entre várias gerações, a venda seria proibitiva.
O que passa para o nosso nome é considerado "adquirido" ao valor do momento da passagem.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Não só media, não só para despesas e CAs...
Anexos
Screenshot_2023-07-23-08-27-43-862_com.adobe.reader-edit.jpg
Screenshot_2023-07-23-08-27-43-862_com.adobe.reader-edit.jpg (152.89 KiB) Visto 843 vezes
Screenshot_2023-07-23-08-29-15-002_com.android.chrome-edit.jpg
Screenshot_2023-07-23-08-29-15-002_com.android.chrome-edit.jpg (251.35 KiB) Visto 843 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder