Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 21 out 2022 19:56 Que fundo é este na primeira página?

PIMCO GIS Fund E Class EUR (Hedged) Income ( paga dividendos mensais )

Recuso-me a fazer dashboard para um fundo de distribuição. Tenho dito :lol: Só falta esse para acabar os de obrigações!!
A primeira página é uma lista de fundos abrangentes que podem interessar a vários tipos de investidor 🤣, tens sorte que na anterior lista noutro burgo tinha uma secção apenas dedicada a esses fundos com distribuição 🤣🤣🤣
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
LongTerm
Mensagens: 115
Registado: 04 out 2022 11:46
Has thanked: 8 times
Been thanked: 28 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por LongTerm »

D@vid Escreveu: 21 out 2022 16:52
jcab Escreveu: 21 out 2022 16:32
D@vid Escreveu: 21 out 2022 16:27 tens fundos de imobiliário a render mais de 4% ao ano.
Tenho uma pequena posição no "Square Property Core Real Estate", actualmente com 7,07% de rentabilidade.
Não gosto é muito da política de resgate desse fundo.
No BEST, para além deste fundo, sabes se há algum outro semelhante a este?
Tendo em concordar que a exigência por parte do regulador nos fundos de investimento de imobiliário é de facto chato, embora se entenda, imóveis não são propriamente acções e obrigações, da mesma forma que podemos estar meses e anos para vender uma casa imagina o que seria todos os investidores resgatarem as suas posições, como ia o fundo conseguir liquidez, tinha de vender os imóveis todos e sabe-se lá quanto tempo ia durar.
Qual a vossa opnião deste fundo imobiliario da Ishares?

iShares Developed Markets Property Yield UCITS ETF

Valor da UP parece de momento bastante justo.
Obrigado desde já.

https://www.ishares.com/de/privatanlege ... ugh=true#/
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Não é um fundo de investimento, é um ETF :D Virtua quando fazes o teu tópico de ETFs para o pessoal ir lá falar em ETFs? :lol: :lol:

Entre esse ETF e o fundo da primeira página Janus Henderson Hrzn GlblPtyEqsA2EUR não sei qual escolheria...
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
jcab
Mensagens: 232
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 18 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por jcab »

Os da Janus andam com uma bela rentabilidade anual de -40% :roll:
Portanto se estás a comparar esse ETF com esses fundos, então vejo que esse ETF deve ser igualmente a mesma merda.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Valor da UP parece de momento bastante justo.
O Valor da UP nada tem a ver com o activo e/ou valor do activo.

Em relação ao fundo vs ETF tenho de partilhar a opinião do D@vid. Tenho preferido o fundo. Mesmo que a 12 meses esteja com pior performance tem-se portado melhor a longo prazo.

Pessoalmente não sou muito fã de ter este tipo de REITS porque não acrescenta nada. A correlação com o mercado accionista é demasiado alta para criar verdadeira diversificação!!
Virtua quando fazes o teu tópico de ETFs
Não vou fazer um tópico de ETFs. Tenho um onde as pessoas podem ter ETFs e fundos de investimento (até dá mais jeito pois pode-se comparar). Simplesmente pk não vejo razões para me limitar apenas com um tipo de investimento. Nunca percebi o ter de ser equipa azul ou vermelha :lol: I just don't care!!
jcab Escreveu: 22 out 2022 20:56Os da Janus andam com uma bela rentabilidade anual de -40% :roll:
Onde estás a ver isso?

https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... 259C&tab=1
Anexos
Capturar.PNG
Capturar.PNG (5.49 KiB) Visto 1001 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
pge
Mensagens: 147
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 67 times
Been thanked: 26 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por pge »

Virtua Escreveu: 20 out 2022 17:24 YTD temos o principal, que é o retorno. Na tabela de retornos de todos os anos no fundo.

Já comecei a fazer outros fundos.

Vou atualizando aqui: site
Vai haver discos pedidos? :)
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

pge Escreveu: 23 out 2022 21:24
Virtua Escreveu: 20 out 2022 17:24 YTD temos o principal, que é o retorno. Na tabela de retornos de todos os anos no fundo.

Já comecei a fazer outros fundos.

Vou atualizando aqui: site
Vai haver discos pedidos? :)
Por acaso inicialmente coloquei um tópico para pedidos, mas estou cheio de cenas para fazer e não é onde me quero central inicialmente mas eventualmente planeio fazer análises pedidas sim ;-)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1015
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 290 times
Been thanked: 513 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por JRJordao »

00ba Escreveu: 21 out 2022 11:11 Creio que mais-valias mobiliárias e de venda de imóveis são ambas Categoria G.
O JRJordão é gajo para saber a resposta.
Posso relatar a minha experiência própria.

- No IRS de 2016 englobei no anexo G menos-valias com um produto financeiro (CLN). Passei a ter "perdas a reportar" nas notas de liquidação.
- No IRS de 2018 englobei no anexo G mais-valias com obrigações e, sem surpresa, foram "abatidas". Ainda sobraram "perdas a reportar".
- No IRS de 2021 englobei no anexo G mais-valias com venda de imóvel e foram novamente "abatidas" pelas menos-valias de 2016.

Fiquei assim com a ideia que todos os rendimentos do anexo G estão no mesmo saco. Não sei quanto a rendimentos da categoria G no anexo J, já perguntei à AT e não fiquei esclarecido, mas penso que deviam ser equivalentes às do anexo G.
Última edição por JRJordao em 24 out 2022 21:09, editado 2 vezes no total.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Mais uma semana e atinge os 4% este ano, fiz em Setembro de 2020 está com +7%
Anexos
square.jpg
square.jpg (73.89 KiB) Visto 823 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 119
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 40 times
Been thanked: 47 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

JRJordao Escreveu: 24 out 2022 11:37
00ba Escreveu: 21 out 2022 11:11 Creio que mais-valias mobiliárias e de venda de imóveis são ambas Categoria G.
O JRJordão é gajo para saber a resposta.
Posso relatar a minha experiência própria.

- No IRS de 2015 englobei no anexo G menos-valias com um produto financeiro (CLN). Passei a ter "perdas a reportar" nas notas de liquidação.
- No IRS de 2017 englobei no anexo G mais-valias com obrigações e, sem surpresa, foram "abatidas". Ainda sobraram "perdas a reportar".
- No IRS de 2021 englobei no anexo G mais-valias com venda de imóvel e foram novamente "abatidas" pelas menos-valias de 2015.

Fiquei assim com a ideia que todos os rendimentos do anexo G estão no mesmo saco. Não sei quanto a rendimentos da categoria G no anexo J, já perguntei à AT e não fiquei esclarecido, mas penso que deviam ser equivalentes às do anexo G.
Exato, eu entretanto também me parece que são ambos rendimentos da categoria G, e sendo da mesma categoria, podem ser deduzidos como diz o artigo 55 1º.
Artigo 9.º
Rendimentos da categoria G

1 - Constituem incrementos patrimoniais, desde que não considerados rendimentos de outras categorias:

a) As mais-valias, tal como definidas no artigo seguinte;
Artigo 10.º
Mais-valias



1 - Constituem mais-valias os ganhos obtidos que, não sendo considerados rendimentos empresariais e profissionais, de capitais ou prediais, resultem de:

a) Alienação onerosa de direitos reais sobre bens imóveis; (Redação da​ Lei n.º 75-B/2020, de 31 de dezembro)

b) Alienação onerosa de partes sociais e de outros valores mobiliários, incluindo:
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1015
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 290 times
Been thanked: 513 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por JRJordao »

Patanisca Escreveu: 24 out 2022 12:21 Exato, eu entretanto também me parece que são ambos rendimentos da categoria G
Quanto a isso creio não haver dúvida.
O que me lixou na resposta do e-balcão foi dizerem que podia abater "rendimentos da mesma natureza". Nada melhor para esclarecer dúvidas que introduzir conceitos adicionais.
Na altura não me apeteceu perder mais tempo com isso, e eis que uns anos depois tive mais-valias de imóvel abatidas por menos-valias de produto financeiro.
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 119
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 40 times
Been thanked: 47 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

Eu voltei agora a falar com a AT e desta vez já me foi dito algo como "olhe, não lhe sei confirmar, se você tem aí as leis e pelo artigo 9 e 10 acha que são da mesma categoria, submeta as mais-valias e se depois na liquidação não lhe for descontado, apresente uma reclamação".

Olha obrigado! LOL
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1015
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 290 times
Been thanked: 513 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por JRJordao »

Patanisca Escreveu: 24 out 2022 12:38 Eu voltei agora a falar com a AT e desta vez já me foi dito algo como "olhe, não lhe sei confirmar, se você tem aí as leis e pelo artigo 9 e 10 acha que são da mesma categoria, submeta as mais-valias e se depois na liquidação não lhe for descontado, apresente uma reclamação".

Olha obrigado! LOL
:D
A mania que algumas pessoas têm de querer perceber como as coisas funcionam.
Deves ser engenheiro!
:lol:
superkinas
Mensagens: 418
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 81 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por superkinas »

acçoes chinesas a levarem mais um trambolhão
baba quase -20
tencent -12
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Às taxas actuais de DPs demorariam mais de 700 anos, só o Noé durou tanto, já os certificados de aforro proporcionam um tempo muito menor...50 anos !!
Anexos
72.jpg
72.jpg (87.53 KiB) Visto 741 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder