ETFs

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Kosta
Mensagens: 145
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 65 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 20 ago 2023 14:57 O teste que querias fazer eu também queria mas não tenho dados para isso.
Fico mais aliviado, por momentos cheguei a pensar que estava todo baralhado :roll:
Virtua Escreveu: 20 ago 2023 14:57 Mas não há nenhuma **"volta do meu capital investido"**. Isso só com os de maturidade fixa!
Isso eu sei, daí eu ter tanto interesse no arquivo das factsheets a fim de fazer o meu estudo. Quero saber com que linhas me estou a cozer, é muito bonito ver um etf com uma YTM de 5% ano mas na prática esse valor pode ser bem diferente quando lá chegar e deitar por água abaixo todas as espectativas do investimento.
Virtua Escreveu: 20 ago 2023 14:57 O que pretendes funcionará melhor com ETFs com maturidade fixa.
Além das iBonds existem outros etfs com maturidade fixa?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

jcab Escreveu: 20 ago 2023 15:18 Erro meu…queria referir ao “ Lyxor Smart Overnight Return UCITS ETF C-EUR”
Muito interessante. Principalmente porque me parece que embora sintético tem colateral de 100%. Não me parece que vou mudar do iShares € Govt Bond 0-1yr UCITS ETF (gov, físico e +/- a mesma rentabilidade) para este em termos de gestão de liquidez, mas está interessante! Enviei a outra pessoa para análise. Se houver + info relevante eu aviso aqui!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 20 ago 2023 15:36 Além das iBonds existem outros etfs com maturidade fixa?
A invesco também tem os BulletShares mas não sei se é só nos EUA. https://www.ft.com/content/e3c50764-bf6 ... ee4b99bd7e

https://www.invesco.com/us/en/solutions ... -etfs.html
Kosta Escreveu: 20 ago 2023 15:36 uma YTM de 5% ano mas na prática esse valor pode ser bem diferente quando lá chegar e deitar por água abaixo todas as espectativas do investimento.
Não será muito diferente se a duration for baixa (baixa volatilidade no ETF) mas é sempre uma incerteza. Por isso é que para liquidez e este tipo de exercício recomendo ou duration abaixo de um ano ou floating bonds. (vou ver se escrevo artigo hoje ainda sobre isso).
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
jcab
Mensagens: 228
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 17 times

Re: ETFs

Mensagem por jcab »

Virtua Escreveu: 20 ago 2023 15:48
jcab Escreveu: 20 ago 2023 15:18 Erro meu…queria referir ao “ Lyxor Smart Overnight Return UCITS ETF C-EUR”
Muito interessante. Principalmente porque me parece que embora sintético tem colateral de 100%. Não me parece que vou mudar do iShares € Govt Bond 0-1yr UCITS ETF (gov, físico e +/- a mesma rentabilidade) para este em termos de gestão de liquidez, mas está interessante! Enviei a outra pessoa para análise. Se houver + info relevante eu aviso aqui!
O que queres dizer aqui com físico e sintético ?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

jcab Escreveu: 20 ago 2023 17:02
Virtua Escreveu: 20 ago 2023 15:48
jcab Escreveu: 20 ago 2023 15:18 Erro meu…queria referir ao “ Lyxor Smart Overnight Return UCITS ETF C-EUR”
Muito interessante. Principalmente porque me parece que embora sintético tem colateral de 100%. Não me parece que vou mudar do iShares € Govt Bond 0-1yr UCITS ETF (gov, físico e +/- a mesma rentabilidade) para este em termos de gestão de liquidez, mas está interessante! Enviei a outra pessoa para análise. Se houver + info relevante eu aviso aqui!
O que queres dizer aqui com físico e sintético ?
O ETF iShares euro Gov 0-1 tem mesmo as obrigações dos governos, o Lyxor Smart Overnight Return UCITS ETF C-EUR tem um SWAP (é um derivado). Podes ler mais aqui: https://www.investopedia.com/articles/i ... l-etfs.asp

Este acaba por ser aceitável por tem colateral de 100% do SWAP. Também não vejo como fazer este ETF de uma forma física porque é overnight. Também é activo, o que não é necessáriamente mau mas tb não está em linha com a maioria dos ETFs. Mas as rentabilidades são semelhantes com o iShares estes últimos meses, embora o iShares tenha mais volatilidade devido a não ser overnight mas 6 meses.

Sou capaz de fazer uma análise deste ETF para colocar nas análises html que tenho no tópico de análises. Achei interessante. Pelo menos por curiosidade devo fazer comparação com outros que uso para liquidez.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

Guernica Escreveu: 24 ago 2023 15:00
Gajo Escreveu: 24 ago 2023 14:47
Guernica Escreveu: 24 ago 2023 14:44
Dei uma vista de olhos nos ETF da SPDR e parece que, no geral, têm custos menos elevados que ishares e vanguard.
Terei visto bem?
O que interessa é o desvio face ao índice. TER, só por si, é apenas metade da questão.
Desculpa a minha ignorância porque estou mesmo a começar nos ETF.
Qual a vantagem entre adquirir um vanguard ou ishares s&p 500, como maiores encargos, e um SPDR ?
Obrigado.
Vê aqui: https://www.justetf.com/en/news/etf/cos ... p-tco.html
Tracking difference as cost figure But how can you uncover the additional internal costs of the ETF if they’re not included in the TER? The answer is to look at the ETF’s tracking difference.
Tracking difference is the discrepancy between an ETF’s returns and the returns of the index it aims to replicate. For example, if an index returns 10% and the ETF returns 9% then the tracking difference is 1%. In this example, the internal costs of the ETF thus lead to it realising a return 1 percentage point lower than the underlying index. And that 1% difference is effectively your TCO plus the external investor costs discussed above.
Strangely, tracking difference can be in favour of the ETF on occasion. This is because an ETF can earn extra revenue from activities such as securities lending, or it can benefit from a more favourable tax regime than is taken into account by the calculation of the index return. It may even be because the ETF’s composition differs slightly from the index, and this plays out to the advantage of the ETF for a period.
No caso de ETFs da iShares e Vanguard vs SPDR, o que vai interessar é efectivamente a diferença para o índice. Por exemplo a iShares costuma emprestar os activos que gere dentro dos ETFs de forma a poder melhorar a performance dos mesmos e aproximá-los aos respectivos índices.
Avatar do Utilizador
Guernica
Mensagens: 69
Registado: 19 ago 2023 21:05
Has thanked: 5 times
Been thanked: 21 times

Re: ETFs

Mensagem por Guernica »

Gajo Escreveu: 24 ago 2023 20:13
Guernica Escreveu: 24 ago 2023 15:00
Gajo Escreveu: 24 ago 2023 14:47 O que interessa é o desvio face ao índice. TER, só por si, é apenas metade da questão.
Desculpa a minha ignorância porque estou mesmo a começar nos ETF.
Qual a vantagem entre adquirir um vanguard ou ishares s&p 500, como maiores encargos, e um SPDR ?
Obrigado.
Vê aqui: https://www.justetf.com/en/news/etf/cos ... p-tco.html
Tracking difference as cost figure But how can you uncover the additional internal costs of the ETF if they’re not included in the TER? The answer is to look at the ETF’s tracking difference.
Tracking difference is the discrepancy between an ETF’s returns and the returns of the index it aims to replicate. For example, if an index returns 10% and the ETF returns 9% then the tracking difference is 1%. In this example, the internal costs of the ETF thus lead to it realising a return 1 percentage point lower than the underlying index. And that 1% difference is effectively your TCO plus the external investor costs discussed above.
Strangely, tracking difference can be in favour of the ETF on occasion. This is because an ETF can earn extra revenue from activities such as securities lending, or it can benefit from a more favourable tax regime than is taken into account by the calculation of the index return. It may even be because the ETF’s composition differs slightly from the index, and this plays out to the advantage of the ETF for a period.
No caso de ETFs da iShares e Vanguard vs SPDR, o que vai interessar é efectivamente a diferença para o índice. Por exemplo a iShares costuma emprestar os activos que gere dentro dos ETFs de forma a poder melhorar a performance dos mesmos e aproximá-los aos respectivos índices.
Bom site para obtenção de informação. Obrigado.
Verifico que a diferença estará na rentabilidade total e não apenas na consideração do TER.
P. ex. olhando para a rentabilidade total medida a 3 anos o S&P 500 da Invesco (dist.) é o ganhador com 57,73% e para o mesmo prazo o ishares está com 56,69% - https://www.justetf.com/en/how-to/sp-500-etfs.html
Guernica
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

Guernica Escreveu: 24 ago 2023 20:30 Bom site para obtenção de informação. Obrigado.
É o "go-to" em termos de ETFs domiciliados na Euro.
Guernica Escreveu: 24 ago 2023 20:30 Verifico que a diferença estará na rentabilidade total e não apenas na consideração do TER.
P. ex. olhando para a rentabilidade total medida a 3 anos o S&P 500 da Invesco (dist.) é o ganhador com 57,73% e para o mesmo prazo o ishares está com 56,69% - https://www.justetf.com/en/how-to/sp-500-etfs.html
É um ETF de replicação sintética. Deve ser por isso que tem ligeiramente melhor performance do que o ETF da iShares (tens uma versão que acumula dividendos e que tem uma performance semelhante aquele que indicas, sendo por isso mais adaptada ao nosso regime fiscal).
Avatar do Utilizador
Guernica
Mensagens: 69
Registado: 19 ago 2023 21:05
Has thanked: 5 times
Been thanked: 21 times

Re: ETFs

Mensagem por Guernica »

Gajo Escreveu: 24 ago 2023 21:37
Guernica Escreveu: 24 ago 2023 20:30 Bom site para obtenção de informação. Obrigado.
É o "go-to" em termos de ETFs domiciliados na Euro.
Guernica Escreveu: 24 ago 2023 20:30 Verifico que a diferença estará na rentabilidade total e não apenas na consideração do TER.
P. ex. olhando para a rentabilidade total medida a 3 anos o S&P 500 da Invesco (dist.) é o ganhador com 57,73% e para o mesmo prazo o ishares está com 56,69% - https://www.justetf.com/en/how-to/sp-500-etfs.html
É um ETF de replicação sintética. Deve ser por isso que tem ligeiramente melhor performance do que o ETF da iShares (tens uma versão que acumula dividendos e que tem uma performance semelhante aquele que indicas, sendo por isso mais adaptada ao nosso regime fiscal).
Thanks.
Guernica
jcab
Mensagens: 228
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 17 times

Re: ETFs

Mensagem por jcab »

O REIT iShares European Property Yield UCITS ETF EUR (Acc) | IPRE ao preço que está actualmente, não será uma belíssima oportunidade para entrar ?

https://www.morningstar.es/es/etf/snaps ... 0P0001FASE

Edit: não está disponível no BEST :( Lá há so este “iShares European Property Yield UCITS ETF EUR (Dist) IPRP” IE00B0M63284
Será exactamente o mesmo, mas na versão DIST ? O valor unitário do ACC é bastante inferior.
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

jcab Escreveu: 27 ago 2023 20:47 O REIT iShares European Property Yield UCITS ETF EUR (Acc) | IPRE ao preço que está actualmente, não será uma belíssima oportunidade para entrar ?

https://www.morningstar.es/es/etf/snaps ... 0P0001FASE

Edit: não está disponível no BEST :( Lá há so este “iShares European Property Yield UCITS ETF EUR (Dist) IPRP” IE00B0M63284
Será exactamente o mesmo, mas na versão DIST ? O valor unitário do ACC é bastante inferior.
IMO o preço da UP é meio irrelevante para efeitos de oportunidade de entrada.

Tanto faz adquirir 30 unidades de um ETF com um preço de € 3, como adquirir uma unidade de um ETF "igual" com um preço de € 90.

(Vai ver o preço do CL2 :lol: )
jcab
Mensagens: 228
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 17 times

Re: ETFs

Mensagem por jcab »

E não acham uma belíssima oportunidade de entrar nesse REIT?
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

jcab Escreveu: 28 ago 2023 10:14 E não acham uma belíssima oportunidade de entrar nesse REIT?
Só se fizer parte da tua estratégia de investimento.

E, mal por mal, parece-me que a versão da Amundi é melhor.


Imagem
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

Curioso também que a versão da Amundi tenha mais ou menos acompanhado o MSCI World entre 2010 e 2016 (e ficado acima do Stoxx 600).

Depois disso é que tem sido um descalabro (ainda que, mais uma vez, o que interessa é a performance da carteira como um todo e não partes diferentes da carteira).


Imagem
jcab
Mensagens: 228
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 17 times

Re: ETFs

Mensagem por jcab »

Gajo Escreveu: 28 ago 2023 10:29
jcab Escreveu: 28 ago 2023 10:14 E não acham uma belíssima oportunidade de entrar nesse REIT?
Só se fizer parte da tua estratégia de investimento.

E, mal por mal, parece-me que a versão da Amundi é melhor.


Imagem
Esse Amundi tem uma exposição de 30% em UK e o anterior é mais equiparado entre países. E parece em UK está mais predominante em imóveis de escritórios.
Responder