ETFs

Local de discussão sobre fundos e ETFs
jcab
Mensagens: 224
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 16 times

Re: ETFs

Mensagem por jcab »

Virtua Escreveu: 20 ago 2023 15:48
jcab Escreveu: 20 ago 2023 15:18 Erro meu…queria referir ao “ Lyxor Smart Overnight Return UCITS ETF C-EUR”
Muito interessante. Principalmente porque me parece que embora sintético tem colateral de 100%. Não me parece que vou mudar do iShares € Govt Bond 0-1yr UCITS ETF (gov, físico e +/- a mesma rentabilidade) para este em termos de gestão de liquidez, mas está interessante! Enviei a outra pessoa para análise. Se houver + info relevante eu aviso aqui!
Algum feedback ? :)
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1872
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 652 times
Been thanked: 754 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

jcab Escreveu: 19 set 2023 23:08
Virtua Escreveu: 20 ago 2023 15:48
jcab Escreveu: 20 ago 2023 15:18 Erro meu…queria referir ao “ Lyxor Smart Overnight Return UCITS ETF C-EUR”
Muito interessante. Principalmente porque me parece que embora sintético tem colateral de 100%. Não me parece que vou mudar do iShares € Govt Bond 0-1yr UCITS ETF (gov, físico e +/- a mesma rentabilidade) para este em termos de gestão de liquidez, mas está interessante! Enviei a outra pessoa para análise. Se houver + info relevante eu aviso aqui!
Algum feedback ? :)
Em linhas com o que disse mas piorou um pouco porque o DB é a única contraparte do ETF (o deutsche bank é o dono da Xtrackers, levantando alguns conflitos de interesse).

Para ter risco de crédito deste estilo preferimos o iShares Float. Para "capital garantido" continuamos a usar o iShares Gov 0-1. Estou a acompanhar ambos ali no tópico de ETFs de curto prazo!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Kosta
Mensagens: 137
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 24 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

Mais uma duvida pertinente acerca de etfs hedged, vou usar como exemplo o iShares USD Treasury Bond 1-3yr UCITS ETF EUR Hedged (Acc)....

Este etf tem uma YTM atual de 5.16% com maturidade de 1.9 anos, sabendo que o hedge tem custos a minha questão é:

Esta yield anunciada vai ser a rentabilidade efetiva até a maturidade como se fosse um produto unhedged ou o hedge vai comer parte da yield?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1872
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 652 times
Been thanked: 754 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 28 set 2023 12:27 Esta yield anunciada vai ser a rentabilidade efetiva até a maturidade como se fosse um produto unhedged ou o hedge vai comer parte da yield?
O hedge vai comer parte da rentabilidade. Podes ver as rentabilidades do etf que falas.

Podes comparar com o benchmark e ver quais os custos do hedge +/- (o diferencial não vem só do hedge as neste caso deve ser quase 90%)

Não faria muito sentido ser de outra forma senão ng compraria obrigações em euro. Se pudesses ter 5%+ de yield em obrigações em usd mas com hedge para euro ng compraria obrigações em euro com yields de 3.7%. No final do dia vais ganhar mais ou menos o mesmo em obrigações eur ou usd com hedge (tudo o resto constante claro).
Anexos
Captura de ecrã 2023-09-28 152230.png
Captura de ecrã 2023-09-28 152230.png (13.18 KiB) Visto 1471 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Kosta
Mensagens: 137
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 24 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 28 set 2023 15:25 Não faria muito sentido ser de outra forma senão ng compraria obrigações em euro.
Sim tens razão, eu já tinha feito uns comparativos e na realidade a rentabilidade do hedged chega a ser 3% ano inferior ao mesmo etf unhedged, só queria ter a confirmação de que não estava a esquecer nenhum pormenor.

Em todo o caso acho que o emissor devia ter isso em conta e não anunciar uma yield idêntica nos dois etfs porque algum europeu menos informado vai certamente optar pelo hedged e ser comido de cebolada.
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 103
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 46 times

Re: ETFs

Mensagem por 100Medos »

Kosta Escreveu: 28 set 2023 20:23 Em todo o caso acho que o emissor devia ter isso em conta e não anunciar uma yield idêntica nos dois etfs porque algum europeu menos informado vai certamente optar pelo hedged e ser comido de cebolada.
A yield é referente ao ativo subjacente (portfólio de bonds), e não ao próprio ETF, daí ser idêntica nos dois. Está correto.
Também não se ajusta o P/E ou o P/B num ETF de ações com edging, por exemplo…

Mas concordo contigo que devia haver mais transparência em relação aos custos de edging. Por curiosidade fui à procura e não encontrei essa informação em nenhum dos documentos do fundo….

Dá para ter uma noção comparando com o benchmark, como o Virtua mostrou, mas há mais fatores a contribuir para essa diferença, pelo que não é linear….

Pessoalmente não uso e acho que é apenas mais uma forma de a indústria “meter a unha” nos bolsos dos investidores. Pelo menos para o longo prazo acho que não faz qualquer sentido…
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1872
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 652 times
Been thanked: 754 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

100Medos Escreveu: 29 set 2023 18:38 Dá para ter uma noção comparando com o benchmark, como o Virtua mostrou, mas há mais fatores a contribuir para essa diferença, pelo que não é linear….
Se compararmos com a versão sem hedge é mais justo mas no fim do dia não muda muita coisa:

2019 2020 2021 2022
0.5 1.8 -1.5 -5.8 => com hedge
3.5 3.1 -0.6 -3.8 => sem hedge
3.6 3.2 -0.6 -3.8 => benchmark
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 103
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 46 times

Re: ETFs

Mensagem por 100Medos »

Virtua Escreveu: 01 out 2023 00:01 Se compararmos com a versão sem hedge é mais justo mas no fim do dia não muda muita coisa:
Tens razão Virtua.
Até a diferença na TER (0,03) acaba por ser irrelevante face a essa discrepância na performance…
É como disseste inicialmente, cerca de 90% são custos de edging.

Ainda assim acho que por uma questão de transparência os providers deviam publicar essa informação.
Mas desconfio que também não lhes interesse muito…. :roll:
jcab
Mensagens: 224
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 16 times

Re: ETFs

Mensagem por jcab »

Que dizem deste : IE00BD8PGZ49 ?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1872
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 652 times
Been thanked: 754 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

jcab Escreveu: 03 out 2023 23:40 Que dizem deste : IE00BD8PGZ49 ?
Qual o objectivo? Curto prazo/especular? Investir? Pk esse? Porquê com hedge?

Por acaso estou a pensar em comprar algum no final do ano, mas sem hedge (DTLA), para especular/curto prazo.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
jcab
Mensagens: 224
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 16 times

Re: ETFs

Mensagem por jcab »

Virtua Escreveu: 04 out 2023 01:06
jcab Escreveu: 03 out 2023 23:40 Que dizem deste : IE00BD8PGZ49 ?
Qual o objectivo? Curto prazo/especular? Investir? Pk esse? Porquê com hedge?

Por acaso estou a pensar em comprar algum no final do ano, mas sem hedge (DTLA), para especular/curto prazo.
Por acaso também queria justamente o DTLA, mas em obrigações prefiro estar hedged, daí estar mais virado para o DTLE.

Razão de investimento: investimento :) Sofreram quedas brutais e parece-me boa oportunidade de entrada.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1872
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 652 times
Been thanked: 754 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

jcab Escreveu: 04 out 2023 08:18
Virtua Escreveu: 04 out 2023 01:06
jcab Escreveu: 03 out 2023 23:40 Que dizem deste : IE00BD8PGZ49 ?
Qual o objectivo? Curto prazo/especular? Investir? Pk esse? Porquê com hedge?

Por acaso estou a pensar em comprar algum no final do ano, mas sem hedge (DTLA), para especular/curto prazo.
Por acaso também queria justamente o DTLA, mas em obrigações prefiro estar hedged, daí estar mais virado para o DTLE.

Razão de investimento: investimento :) Sofreram quedas brutais e parece-me boa oportunidade de entrada.
Se é para investimento de longo prazo o hedge vai-te custar algum $. Na ordem dos 1.5% ao ano. Tens de ver se vale a pena a médio/longo prazo. Percebo a ideia de queres hedge em obrigações mas isso para mim só se aplica quando são obrigações que por si só têm pouca volatilidade. O DTLA tem volatilidade semelhante ao S&P 500.

De resto o meu timming acaba por dizer o que penso. Acho que ainda há margem de subida das taxas de juro, um pouco mais pelo menos. Ainda não começamos o ciclo de calma/descida. Mas sim, vai-se aproximando cada vez mais. Já tenho este timming de final do ano há uns meses e embora me tenha parecido que o ciclo de taxas de juro poderiam ter parada no Verão a verdade é que veio o "high for longer" e as taxas lá começaram de novo a subir.

Com o petróleo alto e a economia americana a bombar eles não têm razão para baixar as taxas de juro!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
jcab
Mensagens: 224
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 16 times

Re: ETFs

Mensagem por jcab »

Então estás a apostar a tua entrada no DTLA, porque achas que subidas de juros pela FED irão ter ainda impacto na cotação do DTLA?

Acertar em fundos é impossível. E o DTLA está tão apetecível de se entrar. Achas então que até dezembro, o ETF irá descer mais?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2416
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 537 times
Been thanked: 596 times

Re: ETFs

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 04 out 2023 14:42 Acho que ainda há margem de subida das taxas de juro, um pouco mais pelo menos. Ainda não começamos o ciclo de calma/descida. Mas sim, vai-se aproximando cada vez mais. Já tenho este timming de final do ano há uns meses e embora me tenha parecido que o ciclo de taxas de juro poderiam ter parada no Verão a verdade é que veio o "high for longer" e as taxas lá começaram de novo a subir.
Nunca se sabe...
Anexos
Sem Título.jpg
Sem Título.jpg (74.6 KiB) Visto 1093 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1872
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 652 times
Been thanked: 754 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

jcab Escreveu: 04 out 2023 14:52 Então estás a apostar a tua entrada no DTLA, porque achas que subidas de juros pela FED irão ter ainda impacto na cotação do DTLA?
É assim que obrigações funcionam. Se as taxas de juro continuarem a subir as obrigações descem (e por consequência o ETF vai descer). Tb vão ter impacto no DTLE de certeza. Sendo uma aposta de curto prazo nem sei se não deva ir para DTLE agora que estamos a discutir o assunto!
jcab Escreveu: 04 out 2023 14:52 Acertar em fundos é impossível.
Verdade. Tens é de chegar a um ponto em que te sintas confortável. Como comprar S&P depois de cair 30%, mesmo que saibas que pode continuar a desce até cair 50 ou 60%.
jcab Escreveu: 04 out 2023 14:52 Achas então que até dezembro, o ETF irá descer mais?
Acho que o ciclo de subida ainda não acabou. Penso que ainda tenho margem de esperar. Se vai acabar em Dezembro? Não sei, mas penso que estará mais próximo do fim do que hoje, só isso.
D@emoon Escreveu: 04 out 2023 15:07Nunca se sabe...
Por mim podiam chegar a 10% lol. Perder no curto prazo uma apostazinha para teres esse nível de taxas perco na boa :-)

Ng sabe o futuro!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder