3rdWorldBuffett Escreveu: ↑04 fev 2024 00:03
Hoje em conversa no jantar sobre onde se fazem investimentos eu estava a dizer que divido entre o Best e a Degiro e um amigo meu falou-me que começou a usar a IBKR pois permite compras fraccionadas, já tinha ouvido falar naturalmente mas nunca tinha pensado nisso até porque onde invisto isso não é permitido.
Lá me mostrou na app e consultando a posição integrada indica que é feito sobre a forma de CFD, o que não surpreende, o que surpreendeu foi o que ele me disse depois, que isso não tem problema pois vai sempre acertando para valores completos e que assim está sempre salvaguardado de alguma coisa que corra mal,
Exemplo, compra 250€ de um ETF que custa 500€ a unidade e fica com meia unidade. No próximo mês já não investe 250€ mas sim o valor da diferença para a unidade, o que pode ser mais ou menos que os 250€ que pagou no mês anterior, assim vai acumulando unidades completas e já não tem CFDs pois já não está fraccionado mas sim o ETF em si.
Duvido que seja assim que se processe pois isso implicaria algum tipo de operação da própria corretora para fazer essa transformação , certo?
É que consultando a carteira dele, mesmo os ETFs de valor mais baixo que ele só compra unidades inteiras aparece tudo na parte de CFD com a excepção do valor que está à ordem.
Alguém me consegue esclarecer quanto a isto?
Eu tenho conta na IBKR, embora não use essa funcionalidade.
Tenho ideia de que isso não funciona assim, aliás, do que li na altura quando disponibilizaram essa funcionalidade, tenho quase a certeza de que não é assim. Mas alguém que use poderá confirmar-te, posso estar enganado.
A IBKR é das mais transparentes e "honestas" que andam por aí, os custos e a metodologia que usam são normalmente divulgados e bem documentados. Numa pesquisa rápida não encontra nada a relacionar fractional shares com CFDs...
Não terá sido o teu amigo que na compra escolheu CFD's em vez de ações/ETFs ?