Carteira do D@emoon
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 592 times
- Been thanked: 669 times
Carteira do D@emoon
A minha carteira global é a seguinte:
Core:
Templeton Clearbridge US Large Cap 50%
Jupiter European Growth 30%
Acatis Value Event Fonds 20%
Fundo de Emergência:
Money Market R
Imobiliário:
Square Property Core Real Estate A
Criptomoedas:
Bitcoin 80%
Solana 20%
Core:
Templeton Clearbridge US Large Cap 50%
Acatis Value Event Fonds 20%
Fundo de Emergência:
Money Market R
Imobiliário:
Square Property Core Real Estate A
Criptomoedas:
Bitcoin 80%
Solana 20%
Última edição por D@emoon em 21 jun 2024 14:11, editado 5 vezes no total.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Re: Carteira do D@emoon
"também de informar que não me importa a comissão de gestão que pago pela carteira ( 1,48% )."
Sempre a mandar postas ao pessoal dos ETFs tu
Vou fazer uma carteira a imitar a tua com ETFs. Vamos centrar este tipo de discussões e comentários lá
Sempre a mandar postas ao pessoal dos ETFs tu
Vou fazer uma carteira a imitar a tua com ETFs. Vamos centrar este tipo de discussões e comentários lá
Última edição por Virtua em 27 fev 2024 19:02, editado 1 vez no total.
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
- D@emoon
Não não, é apenas para dizer que numa carteira que me rendeu o ano passado mais de 20%, 1,48% para mim é irrelevante, não me importa o que o pessoal dos ETFs dizem nem vou entrar em discussões porque estou num retiro espiritual podem hablar o que quiserem
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Obrigado pela partilha!
Que tal esta carteira?
Não é uma cópia exata, mas creio que está próxima. Fiquei na dúvida, por exemplo, se em vez do IWDA devia ser um ETF de Value, mas o Acatis diz ter um benchmark 50% MSCI World e 50% Short-Term Rate. A parte das obrigações também está um pouco simplificada (e AFAIK é onde a gestão activa acrescenta mais valor).
Resultados dos últimos 5 anos:
- Gestão Ativa:
- 2023: 22,30%
- 2022: -21,81%
- 2021: 21,21%
- 2020: 12,25%
- 2019: 26,44%
- Gestão Passiva (+/- face à gestão ativa):
- 2023: 21,70% (-0,60%)
- 2022: -17,70% (+4,11%)
- 2021: 26,00%% (+4,79%)
- 2020: 12,80% (+0,55%)
- 2019: 26,80% (+0,36%)
Vai haver um tópico para isso. Nessa altura mudo vou criar carteira e altero este post para lá! Aqui é para falarmos da carteira do D@emoon!
Já mandei imagens de backtest da carteira para o D@emoon coolocar aqui.
Entretanto algumas perguntas e um pedido:
Não tens square Property?
Ao longo dos anos foste diminuindo a quatidade de fundos. Podes-nos dizer algo sobre esse processo e o que te levou a pensar nisso e como foste fazendo?
Ao longo dos anos foste diminuindo a quatidade de fundos. Podes-nos dizer algo sobre esse processo e o que te levou a pensar nisso e como foste fazendo?
- D@emoon
Eu acho é que se o NB Obrigações Europa estivesse ao seu nive que teve até meados de 2021 não sei se essa carteira de ETFs seria melhor...pintob Escreveu: ↑27 fev 2024 19:31Obrigado pela partilha!
Que tal esta carteira?
Não é uma cópia exata, mas creio que está próxima. Fiquei na dúvida, por exemplo, se em vez do IWDA devia ser um ETF de Value, mas o Acatis diz ter um benchmark 50% MSCI World e 50% Short-Term Rate. A parte das obrigações também está um pouco simplificada (e AFAIK é onde a gestão activa acrescenta mais valor).
Resultados dos últimos 5 anos:
- Gestão Ativa:
- 2023: 22,30%
- 2022: -21,81%
- 2021: 21,21%
- 2020: 12,25%
- 2019: 26,44%
Não tenho intenção de perturbar o retiro espiritual de ninguém Só acho verdadeiramente interessante fazer este tipo de comparações.
- Gestão Passiva (+/- face à gestão ativa):
- 2023: 21,70% (-0,60%)
- 2022: -17,70% (+4,11%)
- 2021: 26,00%% (+4,79%)
- 2020: 12,80% (+0,55%)
- 2019: 26,80% (+0,36%)
De salientar que eu só invisto no Best, que para além de cobrar cerca de 0,25% por ordem com mínimo de 12€ ainda cobra mais 6€ por trimestre de comissão de custódia, e eu vou sempre preferir investir através de bancos em Portugal ( só no Best vá ) em detrimento de plataformas estrangeiras ).
- D@emoon
Tenho Property mas como disse logo de inicio está num dossier á parte e não na carteira Core que acho que é o mais importante, se o colocar até vão ser melhores os números ( rendimento médio ao ano mais de 4% ) mas acho melhor deixar de fora.Virtua Escreveu: ↑27 fev 2024 19:45 Já mandei imagens de backtest da carteira para o D@emoon coolocar aqui.
Não diminui muito, tinha até há uns dois anos só 6 fundos, tinha mais o BGF Word Tech e um da Asia, o BGF acho que estava muito correlacionado com o Clearbridge, e o da Asia achei que não valia a pena ter essa exposição, foi um back to basics inicial da minha vida de investidor, ter só exposição mais a EUA e Europa, admito que no Acatis tenha cerca de 7% da Asia, o que para mim até já é de mais.
- D@emoon
Está a ser um ano engraçades...
- Anexos
-
- gra.png (52.69 KiB) Visto 1872 vezes
-
- ren.png (12.83 KiB) Visto 1872 vezes
- D@emoon
Quase 42% anualizados este ano.
- Anexos
-
- Grafico.png (46.35 KiB) Visto 1688 vezes
-
- CAGR.png (12.84 KiB) Visto 1688 vezes
-
- Registado: 14 jan 2023 11:39
- Has thanked: 21 times
- Been thanked: 68 times
- D@emoon
Nunca , Crypto é para especular, fundos é para a reforma
Existe comissão de entrada ou de resgate para o templeton clearbridge?D@emoon Escreveu: ↑27 fev 2024 16:28 A minha Carteira Core é simples de apenas 4 fundos de investimento de gestão activa, 1 fundo de Acções EUA, 1 fundo de Acções Europa, 1 fundo Misto, 1 fundo de Obrigações, tenho mais um fundo de imobiliário e um fundo de tesouraria que acho que não é importante aqui, já que um acaba por ser o meu fundo de emergência e o outro está num dossier á parte que não quero juntar à carteira Core.
Templeton Clearbridge US Large Cap 40%
Acatis Value Event Fonds 15%
NB Obrigações Europa 15%
A carteira tem ido de encontro ao que pretendo e ao meu perfil de risco na última década, também de informar que não me importa a comissão de gestão que pago pela carteira ( 1,48% ) .
- D@emoon
Onde eu compro não existe comissões nem de entrada nem de saída em nenhum dos meus fundos.Paulo Escreveu: ↑26 mar 2024 22:07Existe comissão de entrada ou de resgate para o templeton clearbridge?D@emoon Escreveu: ↑27 fev 2024 16:28 A minha Carteira Core é simples de apenas 4 fundos de investimento de gestão activa, 1 fundo de Acções EUA, 1 fundo de Acções Europa, 1 fundo Misto, 1 fundo de Obrigações, tenho mais um fundo de imobiliário e um fundo de tesouraria que acho que não é importante aqui, já que um acaba por ser o meu fundo de emergência e o outro está num dossier á parte que não quero juntar à carteira Core.
NB Obrigações Europa 15%
A carteira tem ido de encontro ao que pretendo e ao meu perfil de risco na última década, também de informar que não me importa a comissão de gestão que pago pela carteira ( 1,48% ) .
ObrigadoD@emoon Escreveu: ↑27 mar 2024 07:53Onde eu compro não existe comissões nem de entrada nem de saída em nenhum dos meus fundos.Paulo Escreveu: ↑26 mar 2024 22:07Existe comissão de entrada ou de resgate para o templeton clearbridge?D@emoon Escreveu: ↑27 fev 2024 16:28 A minha Carteira Core é simples de apenas 4 fundos de investimento de gestão activa, 1 fundo de Acções EUA, 1 fundo de Acções Europa, 1 fundo Misto, 1 fundo de Obrigações, tenho mais um fundo de imobiliário e um fundo de tesouraria que acho que não é importante aqui, já que um acaba por ser o meu fundo de emergência e o outro está num dossier á parte que não quero juntar à carteira Core.
NB Obrigações Europa 15%
E no banco Best alguém sabe quais são as comissões?