Carteira do D@emoon

Fórum onde membros da comunidade podem partilhar as suas carteiras e portfolios.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2344
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 524 times
Been thanked: 586 times

Carteira do D@emoon

Mensagem por D@emoon »

A minha carteira global é a seguinte:

Core:

Templeton Clearbridge US Large Cap 50%

Jupiter European Growth 30%

Acatis Value Event Fonds 20%


Fundo de Emergência:

Money Market R


Imobiliário:

Square Property Core Real Estate A


Criptomoedas:

Bitcoin 80%

Solana 20%
Última edição por D@emoon em 21 jun 2024 14:11, editado 5 vezes no total.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1835
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 632 times
Been thanked: 744 times

Re: Carteira do D@emoon

Mensagem por Virtua »

"também de informar que não me importa a comissão de gestão que pago pela carteira ( 1,48% )."

Sempre a mandar postas ao pessoal dos ETFs tu :-P

Vou fazer uma carteira a imitar a tua com ETFs. Vamos centrar este tipo de discussões e comentários lá :twisted:
Última edição por Virtua em 27 fev 2024 19:02, editado 1 vez no total.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2344
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 524 times
Been thanked: 586 times

Re: Carteira do D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 27 fev 2024 16:29 "também de informar que não me importa a comissão de gestão que pago pela carteira ( 1,48% )."

Sempre a mandar postas ao pessoal dos ETFs tu :-P

Vou fazer uma carteir a imitar a tua com ETFs. Vamos centrar este tipo de discussões e comentários lá :twisted:
Não não, é apenas para dizer que numa carteira que me rendeu o ano passado mais de 20%, 1,48% para mim é irrelevante, não me importa o que o pessoal dos ETFs dizem nem vou entrar em discussões porque estou num retiro espiritual :lol: :lol: podem hablar o que quiserem :ugeek:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
pintob
Mensagens: 13
Registado: 18 jul 2023 15:15
Has thanked: 15 times
Been thanked: 7 times

Re: Carteira do D@emoon

Mensagem por pintob »

D@emoon Escreveu: 27 fev 2024 16:28 A minha Carteira Core é simples de apenas 4 fundos de investimento de gestão activa (...)
Obrigado pela partilha!
Virtua Escreveu: 27 fev 2024 16:29 Vou fazer uma carteira a imitar a tua com ETFs. Vamos centrar este tipo de discussões e comentários lá :twisted:

Que tal esta carteira?

Não é uma cópia exata, mas creio que está próxima. Fiquei na dúvida, por exemplo, se em vez do IWDA devia ser um ETF de Value, mas o Acatis diz ter um benchmark 50% MSCI World e 50% Short-Term Rate. A parte das obrigações também está um pouco simplificada (e AFAIK é onde a gestão activa acrescenta mais valor).

Resultados dos últimos 5 anos:
  • Gestão Ativa:
    • 2023: 22,30%
    • 2022: -21,81%
    • 2021: 21,21%
    • 2020: 12,25%
    • 2019: 26,44%
  • Gestão Passiva (+/- face à gestão ativa):
    • 2023: 21,70% (-0,60%)
    • 2022: -17,70% (+4,11%)
    • 2021: 26,00%% (+4,79%)
    • 2020: 12,80% (+0,55%)
    • 2019: 26,80% (+0,36%)
Não tenho intenção de perturbar o retiro espiritual de ninguém ;) Só acho verdadeiramente interessante fazer este tipo de comparações.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1835
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 632 times
Been thanked: 744 times

Re: Carteira do D@emoon

Mensagem por Virtua »

pintob Escreveu: 27 fev 2024 19:31
D@emoon Escreveu: 27 fev 2024 16:28 A minha Carteira Core é simples de apenas 4 fundos de investimento de gestão activa (...)
Não tenho intenção de perturbar o retiro espiritual de ninguém ;) Só acho verdadeiramente interessante fazer este tipo de comparações.
Vai haver um tópico para isso. Nessa altura mudo vou criar carteira e altero este post para lá! Aqui é para falarmos da carteira do D@emoon!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1835
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 632 times
Been thanked: 744 times

Re: Carteira do D@emoon

Mensagem por Virtua »

Já mandei imagens de backtest da carteira para o D@emoon coolocar aqui.

Entretanto algumas perguntas e um pedido:

:arrow: Não tens square Property?

:arrow: Ao longo dos anos foste diminuindo a quatidade de fundos. Podes-nos dizer algo sobre esse processo e o que te levou a pensar nisso e como foste fazendo?
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2344
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 524 times
Been thanked: 586 times

Re: Carteira do D@emoon

Mensagem por D@emoon »

pintob Escreveu: 27 fev 2024 19:31
D@emoon Escreveu: 27 fev 2024 16:28 A minha Carteira Core é simples de apenas 4 fundos de investimento de gestão activa (...)
Obrigado pela partilha!
Virtua Escreveu: 27 fev 2024 16:29 Vou fazer uma carteira a imitar a tua com ETFs. Vamos centrar este tipo de discussões e comentários lá :twisted:

Que tal esta carteira?

Não é uma cópia exata, mas creio que está próxima. Fiquei na dúvida, por exemplo, se em vez do IWDA devia ser um ETF de Value, mas o Acatis diz ter um benchmark 50% MSCI World e 50% Short-Term Rate. A parte das obrigações também está um pouco simplificada (e AFAIK é onde a gestão activa acrescenta mais valor).

Resultados dos últimos 5 anos:
  • Gestão Ativa:
    • 2023: 22,30%
    • 2022: -21,81%
    • 2021: 21,21%
    • 2020: 12,25%
    • 2019: 26,44%
  • Gestão Passiva (+/- face à gestão ativa):
    • 2023: 21,70% (-0,60%)
    • 2022: -17,70% (+4,11%)
    • 2021: 26,00%% (+4,79%)
    • 2020: 12,80% (+0,55%)
    • 2019: 26,80% (+0,36%)
Não tenho intenção de perturbar o retiro espiritual de ninguém ;) Só acho verdadeiramente interessante fazer este tipo de comparações.
Eu acho é que se o NB Obrigações Europa estivesse ao seu nive que teve até meados de 2021 não sei se essa carteira de ETFs seria melhor...

De salientar que eu só invisto no Best, que para além de cobrar cerca de 0,25% por ordem com mínimo de 12€ ainda cobra mais 6€ por trimestre de comissão de custódia, e eu vou sempre preferir investir através de bancos em Portugal ( só no Best vá ) em detrimento de plataformas estrangeiras ).
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2344
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 524 times
Been thanked: 586 times

Re: Carteira do D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 27 fev 2024 19:45 Já mandei imagens de backtest da carteira para o D@emoon coolocar aqui.

Entretanto algumas perguntas e um pedido:

:arrow: Não tens square Property?

:arrow: Ao longo dos anos foste diminuindo a quatidade de fundos. Podes-nos dizer algo sobre esse processo e o que te levou a pensar nisso e como foste fazendo?
Tenho Property mas como disse logo de inicio está num dossier á parte e não na carteira Core que acho que é o mais importante, se o colocar até vão ser melhores os números ( rendimento médio ao ano mais de 4% ) mas acho melhor deixar de fora.

Não diminui muito, tinha até há uns dois anos só 6 fundos, tinha mais o BGF Word Tech e um da Asia, o BGF acho que estava muito correlacionado com o Clearbridge, e o da Asia achei que não valia a pena ter essa exposição, foi um back to basics inicial da minha vida de investidor, ter só exposição mais a EUA e Europa, admito que no Acatis tenha cerca de 7% da Asia, o que para mim até já é de mais.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2344
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 524 times
Been thanked: 586 times

Re: Carteira do D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Está a ser um ano engraçades...
Anexos
gra.png
gra.png (52.69 KiB) Visto 1402 vezes
ren.png
ren.png (12.83 KiB) Visto 1402 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2344
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 524 times
Been thanked: 586 times

Re: Carteira do D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Quase 42% anualizados este ano.
Anexos
Grafico.png
Grafico.png (46.35 KiB) Visto 1218 vezes
CAGR.png
CAGR.png (12.84 KiB) Visto 1218 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
3rdWorldBuffett
Mensagens: 139
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 63 times

Re: Carteira do D@emoon

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Quando trocas ESOE por Solana? :D
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2344
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 524 times
Been thanked: 586 times

Re: Carteira do D@emoon

Mensagem por D@emoon »

3rdWorldBuffett Escreveu: 17 mar 2024 19:04 Quando trocas ESOE por Solana? :D
Nunca 🤣, Crypto é para especular, fundos é para a reforma 🤣🤣
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Paulo
Mensagens: 6
Registado: 04 out 2022 14:01
Been thanked: 1 time

Re: Carteira do D@emoon

Mensagem por Paulo »

D@emoon Escreveu: 27 fev 2024 16:28 A minha Carteira Core é simples de apenas 4 fundos de investimento de gestão activa, 1 fundo de Acções EUA, 1 fundo de Acções Europa, 1 fundo Misto, 1 fundo de Obrigações, tenho mais um fundo de imobiliário e um fundo de tesouraria que acho que não é importante aqui, já que um acaba por ser o meu fundo de emergência e o outro está num dossier á parte que não quero juntar à carteira Core.

Templeton Clearbridge US Large Cap 40%

Jupiter European Growth 30%

Acatis Value Event Fonds 15%

NB Obrigações Europa 15%


A carteira tem ido de encontro ao que pretendo e ao meu perfil de risco na última década, também de informar que não me importa a comissão de gestão que pago pela carteira ( 1,48% ) :lol: :lol: .
Existe comissão de entrada ou de resgate para o templeton clearbridge?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2344
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 524 times
Been thanked: 586 times

Re: Carteira do D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Paulo Escreveu: 26 mar 2024 22:07
D@emoon Escreveu: 27 fev 2024 16:28 A minha Carteira Core é simples de apenas 4 fundos de investimento de gestão activa, 1 fundo de Acções EUA, 1 fundo de Acções Europa, 1 fundo Misto, 1 fundo de Obrigações, tenho mais um fundo de imobiliário e um fundo de tesouraria que acho que não é importante aqui, já que um acaba por ser o meu fundo de emergência e o outro está num dossier á parte que não quero juntar à carteira Core.

Templeton Clearbridge US Large Cap 40%

Jupiter European Growth 30%

Acatis Value Event Fonds 15%

NB Obrigações Europa 15%


A carteira tem ido de encontro ao que pretendo e ao meu perfil de risco na última década, também de informar que não me importa a comissão de gestão que pago pela carteira ( 1,48% ) :lol: :lol: .
Existe comissão de entrada ou de resgate para o templeton clearbridge?
Onde eu compro não existe comissões nem de entrada nem de saída em nenhum dos meus fundos.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Paulo
Mensagens: 6
Registado: 04 out 2022 14:01
Been thanked: 1 time

Re: Carteira do D@emoon

Mensagem por Paulo »

D@emoon Escreveu: 27 mar 2024 07:53
Paulo Escreveu: 26 mar 2024 22:07
D@emoon Escreveu: 27 fev 2024 16:28 A minha Carteira Core é simples de apenas 4 fundos de investimento de gestão activa, 1 fundo de Acções EUA, 1 fundo de Acções Europa, 1 fundo Misto, 1 fundo de Obrigações, tenho mais um fundo de imobiliário e um fundo de tesouraria que acho que não é importante aqui, já que um acaba por ser o meu fundo de emergência e o outro está num dossier á parte que não quero juntar à carteira Core.

Templeton Clearbridge US Large Cap 40%

Jupiter European Growth 30%

Acatis Value Event Fonds 15%

NB Obrigações Europa 15%


A carteira tem ido de encontro ao que pretendo e ao meu perfil de risco na última década, também de informar que não me importa a comissão de gestão que pago pela carteira ( 1,48% ) :lol: :lol: .
Existe comissão de entrada ou de resgate para o templeton clearbridge?
Onde eu compro não existe comissões nem de entrada nem de saída em nenhum dos meus fundos.
Obrigado

E no banco Best alguém sabe quais são as comissões?
Responder