Depósitos a Prazo

Fórum de discussão sobre produtos de capital garantido sejam CA, seguros ou depósitos
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 43
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 14 times
Been thanked: 15 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por Sr IRS »

Boa noite,

Já sou lurker neste fórum há uns tempos, mas finalmente bati a inércia de criar a conta, parabéns pela iniciativa!

Queria deixar a nota que o openbank apenas dá IBAN espanhol e só permite mobilizações antecipadas do valor total do depósito, mas em contrapartida dão TAMB de 0,2% para esses casos. Se acharem interessante, uma boa estratégia para se mobilizar só uma parte do dinheiro será distribuir previamente a poupança por 2 ou mais depósitos.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Lvsitano
Mensagens: 319
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 77 times
Been thanked: 71 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por Lvsitano »

IBAN espanhol é um problema enorme em Portugal. Há empresas que se recusam a pagar salários para um IBAN estrangeiro, já me disseram que a SS também não aceita para pagamento de prestações sociais. Daqui a nada entra a Revolut no mercado português com IBAN PT.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 943
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 450 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 13 jun 2024 15:53 IBAN espanhol é um problema enorme em Portugal. Há empresas que se recusam a pagar salários para um IBAN estrangeiro, já me disseram que a SS também não aceita para pagamento de prestações sociais.
Acho que é ilegal no caso dos salários. Mas sei que acontece.
Artigo 9.o
Acessibilidade para pagamento
1. Os ordenantes que efetuem transferências a crédito para beneficiários titulares de contas de pagamento situadas na União não podem especificar o Estado-Membro em que essas contas de pagamento devam ser localizadas, desde que as mesmas sejam acessíveis nos termos do artigo 3.o.
fonte: https://eur-lex.europa.eu/legal-content ... 32012R0260
Lvsitano
Mensagens: 319
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 77 times
Been thanked: 71 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por Lvsitano »

JRJordao Escreveu: 13 jun 2024 17:54 Acho que é ilegal no caso dos salários. Mas sei que acontece.
Boa sorte com isso. As empresas antes de assinar contrato pedem logo os documentos todos, entre eles o IBAN. Bates o pé com o IBAN espanhol e vais logo para a fila do desemprego de novo :lol: Outra situação são débitos diretos, já vi muitos documentos de débito direto, onde está logo o PT50 pré-preenchido. Sinceramente, é querer procurar confusão sem necessidade, temos bancos a operar com IBAN PT sem custos. Quem quiser o Openbank só mesmo como banco secundário.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 943
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 450 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 13 jun 2024 18:52
JRJordao Escreveu: 13 jun 2024 17:54 Acho que é ilegal no caso dos salários. Mas sei que acontece.
Boa sorte com isso. As empresas antes de assinar contrato pedem logo os documentos todos, entre eles o IBAN. Bates o pé com o IBAN espanhol e vais logo para a fila do desemprego de novo :lol: Outra situação são débitos diretos, já vi muitos documentos de débito direto, onde está logo o PT50 pré-preenchido. Sinceramente, é querer procurar confusão sem necessidade, temos bancos a operar com IBAN PT sem custos. Quem quiser o Openbank só mesmo como banco secundário.
O Openbank e outros bancos estrangeiros dificilmente servem como banco principal, porque o cartão não é aceite em todos os terminais e não permitem pagamentos entidade+referência, ao estado ou carregamentos de telemóvel.

Mas é como dizes, há vários bancos nacionais gratuitos. Ainda recentemente fiz um levantamento (não só de nacionais), aproveito para partilhar.

Contas sem custo de manutenção nem "pacote" e com transferências gratuitas. Cartão de débito (físico) do primeiro titular também gratuito, exceto quando indicado diferente nas notas. Recordo que sem cartão associado à conta deixou de ser possível fazer pagamentos entidade+referência, ao estado ou carregamentos de telemóvel.
Anexos
TopCOs.png
TopCOs.png (24.94 KiB) Visto 316 vezes
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 43
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 14 times
Been thanked: 15 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por Sr IRS »

Lvsitano Escreveu: 13 jun 2024 18:52
JRJordao Escreveu: 13 jun 2024 17:54 Acho que é ilegal no caso dos salários. Mas sei que acontece.
Boa sorte com isso. As empresas antes de assinar contrato pedem logo os documentos todos, entre eles o IBAN. Bates o pé com o IBAN espanhol e vais logo para a fila do desemprego de novo :lol: Outra situação são débitos diretos, já vi muitos documentos de débito direto, onde está logo o PT50 pré-preenchido. Sinceramente, é querer procurar confusão sem necessidade, temos bancos a operar com IBAN PT sem custos. Quem quiser o Openbank só mesmo como banco secundário.
Concordo com tudo. E depois muitos bancos têm custos para fazer transferências para IBAN estrangeiros. Eu tenho conta moey também, então ultrapassa essa questão.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 943
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 450 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

Sr IRS Escreveu: 13 jun 2024 19:20 Concordo com tudo. E depois muitos bancos têm custos para fazer transferências para IBAN estrangeiros. Eu tenho conta moey também, então ultrapassa essa questão.
Quase todos aplicam o mesmo custo a IBANs de qualquer outro banco, seja nacional ou estrangeiro (SEPA). O Bankinter é o único que conheço que discrimina.
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 43
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 14 times
Been thanked: 15 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por Sr IRS »

JRJordao Escreveu: 13 jun 2024 19:21
Quase todos aplicam o mesmo custo a IBANs de qualquer outro banco, seja nacional ou estrangeiro (SEPA). O Bankinter é o único que conheço que discrimina.
Agradeço a correção.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Lvsitano
Mensagens: 319
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 77 times
Been thanked: 71 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por Lvsitano »

JRJordao Escreveu: 13 jun 2024 19:17
Contas sem custo de manutenção nem "pacote" e com transferências gratuitas. Cartão de débito (físico) do primeiro titular também gratuito, exceto quando indicado diferente nas notas. Recordo que sem cartão associado à conta deixou de ser possível fazer pagamentos entidade+referência, ao estado ou carregamentos de telemóvel.
Aí o Bankinter, indicas que se pagam transferências internacionais, mesmo sendo no espaço SEPA?
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 943
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 450 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 13 jun 2024 20:00 Aí o Bankinter, indicas que se pagam transferências internacionais, mesmo sendo no espaço SEPA?
Sim. Tanto na Conta Mais Ordenado como na Conta ONLine.
Anexos
Capture.PNG
Capture.PNG (20.44 KiB) Visto 288 vezes
Lvsitano
Mensagens: 319
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 77 times
Been thanked: 71 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por Lvsitano »

Bem, o que entendo aí é que as transferências no espaço SEPA são grátis. Internacionais serão não SEPA. Mas no sentido lato do termo internacional será qualquer uma fora de Portugal.
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 43
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 14 times
Been thanked: 15 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por Sr IRS »

Lvsitano Escreveu: 13 jun 2024 20:59 Bem, o que entendo aí é que as transferências no espaço SEPA são grátis. Internacionais serão não SEPA. Mas no sentido lato do termo internacional será qualquer uma fora de Portugal.
Estás a confundir por causa de 1 vírgula, ou pelo conceito. Diz lá transferências "SEPA+" internacionais, imediatas, Swift...

Tens aqui o preçário da conta mais ordenado do Bankinter. Diz na 1a página que o pacote inclui Transferências a crédito SEPA + nacionais (interbancárias) ilimitadas, e na página 3 refere que pela app a transferência SEPA+ custa 52 cêntimos (0,50€ + IS). Lá também refere que pela ATM não se paga comissão pela transferência, mas nem sabia que era possível.
https://www.bankinter.pt/documents/2018 ... 705325072

A minha confusão inicial com a afirmação "muitos bancos cobram comissões de transferência para um IBAN espanhol" foi porque as únicas experiências de transferências para contas internacionais que tive foram pelo bankinter (que se paga), pela CGD (na altura pagava-se 0,99€ por qualquer transferência feita na app, não sei se ainda é assim), e pelo moey.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 943
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 450 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 13 jun 2024 20:59 Bem, o que entendo aí é que as transferências no espaço SEPA são grátis. Internacionais serão não SEPA. Mas no sentido lato do termo internacional será qualquer uma fora de Portugal.
O espaço entre "SEPA" e "+" foi uma gralha, que persiste há anos.

transferência intrabancária para outra conta do mesmo banco e transferência SEPA+ para uma conta em outro banco do espaço SEPA+.

A transferência SEPA+ pode ser para um banco nacional ou estrangeiro, mas não costuma ser feita distinção. No entanto, o Bankinter decidiu discriminar isentando de custo para o cliente apenas as nacionais.
Sr IRS Escreveu: 13 jun 2024 21:39 Estás a confundir por causa de 1 vírgula, ou pelo conceito. Diz lá transferências "SEPA+" internacionais, imediatas, Swift...
A confusão é por causa de um singelo espaço. :)
"Transferências SEPA+" em vez de "transferências SEPA mais outro tipo de transferência".

Costumamos falar de transferência/espaço SEPA, mas a designação correta é SEPA+.

Até neste glossário meteram o espaço numa ocorrência :D
SEPA+ Single Euro Payments Area
Espaço SEPA + abrange pagamentos em euros, coroas suecas e leus romenos, bem como outras moedas às quais se venha a aplicar o Regulamento (CE) n.º 924/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Setembro, realizadas entre prestadores de serviços de pagamento localizados nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estado do Vaticano, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Principado de Andorra, Reino Unido, República Checa, Roménia, San Marino, Suécia e Suíça.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 943
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 450 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

Ao
D@emoon Escreveu:
ou quem mais tenha conhecidos na área dos pagamentos bancários a quem possa perguntar.

As transferências efetuadas atualmente entre 2 bancos em Portugal são puras transferências SEPA+ entre IBANs PT, ou ainda existe algum sistema alternativo "legacy" para essas transferências? Caso seja tudo SEPA+, há diferença no custo para o banco ao enviar para outro nacional ou estrangeiro (dentro do espaço SEPA+)?
fabinho1314
Mensagens: 1
Registado: 14 jun 2024 15:58

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por fabinho1314 »

quais os DP com % mais alta que permita reforços?
Responder