DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Fórum de discussão sobre produtos de capital garantido sejam CA, seguros ou depósitos
Kosta
Mensagens: 136
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 61 times
Been thanked: 23 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por Kosta »

JRJordao Escreveu: 15 jun 2024 08:41
  • Certificados do Tesouro originais 7,10% TANB entre 2011 e 2022
Bem bom, tinha esquecido que os CT até tiveram uma rentabilidade interessante nesse período, de resto era tudo miserável. Eu tive DP (para evitar as despesas de manutenção) onde os juros de 100k no final de um ano apenas dava para ir tomar um café e um pastel de nata :lol:

Também tive um PPR durante 3 anos mas como não o tinha utilizado para benefícios fiscais já o despachei, mesmo com essa mais valia de poder utilizar no IRS, para mim é um produto desinteressante.

Se gostas de investir a longo prazo com "capital garantido" devias olhar para bond ETFs ou obrigações soberanas simples com prazos a 30 anos ou mais, neste momento há uma serie de países europeus a pagar acima de 4%.
Lvsitano
Mensagens: 309
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 74 times
Been thanked: 68 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por Lvsitano »

Eu cheguei a ter CT desses, mas já atingiram a maturidade há muito. E os últimos CT que tinha resgatei e reapliquei em CA série E.
superkinas
Mensagens: 399
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 24 times
Been thanked: 79 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por superkinas »

Kosta Escreveu: 15 jun 2024 12:48
JRJordao Escreveu: 15 jun 2024 08:41
  • Certificados do Tesouro originais 7,10% TANB entre 2011 e 2022
Bem bom, tinha esquecido que os CT até tiveram uma rentabilidade interessante nesse período, de resto era tudo miserável. Eu tive DP (para evitar as despesas de manutenção) onde os juros de 100k no final de um ano apenas dava para ir tomar um café e um pastel de nata :lol:

Também tive um PPR durante 3 anos mas como não o tinha utilizado para benefícios fiscais já o despachei, mesmo com essa mais valia de poder utilizar no IRS, para mim é um produto desinteressante.

Se gostas de investir a longo prazo com "capital garantido" devias olhar para bond ETFs ou obrigações soberanas simples com prazos a 30 anos ou mais, neste momento há uma serie de países europeus a pagar acima de 4%.
em principio acima de 5 tb temos fundo de imobiliario, por exemplo o comercializado pelo best
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1833
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 631 times
Been thanked: 744 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 15 jun 2024 08:41 Parte desses bancos foram encerrados por ligações à mafia, mas o capital e juros foram todos pagos :D
Bem me parecia que tinhamos diferentes perspectivas de garantia de capital :D

Fora de brincadeiras, fico contente porque podemos discutir sobre melhores formas de ganhar dinheiro "garantido" porque as taxas o têm permitido (se bem que preferias as taxas americanas). Há 2 ou 3 anos atrás não podíamos ter esta conversa.

Se todos atingirmos os objectivos de ganhar dinheiro e dormir bem com os nossos investimentos tudo ok para mim.

P.S. - JRJordão, o quanto eu desgosto de bancos já vem de há muitos anos. E depois de trabalhar na banca não ajudou. É o eterno "não vejas como se fazem as salsichas" :D Um depósito a prazo é um crédito a um banco (e do ponto de vista do banco é um passivo). Não gosto de emprestar dinheiro a bancos porque acho que me pagam pouco e honestamente já chegou a um ponto que quando pagam bem eu suspeito. Gosto muito da transparência dos mercados. O que chamas de incerteza é apenas um efeito secundário disso, para mim.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2332
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 522 times
Been thanked: 585 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 15 jun 2024 15:20
JRJordao Escreveu: 15 jun 2024 08:41 Parte desses bancos foram encerrados por ligações à mafia, mas o capital e juros foram todos pagos :D
Bem me parecia que tinhamos diferentes perspectivas de garantia de capital :D

Fora de brincadeiras, fico contente porque podemos discutir sobre melhores formas de ganhar dinheiro "garantido" porque as taxas o têm permitido (se bem que preferias as taxas americanas). Há 2 ou 3 anos atrás não podíamos ter esta conversa.

Se todos atingirmos os objectivos de ganhar dinheiro e dormir bem com os nossos investimentos tudo ok para mim.

P.S. - JRJordão, o quanto eu desgosto de bancos já vem de há muitos anos. E depois de trabalhar na banca não ajudou. É o eterno "não vejas como se fazem as salsichas" :D Um depósito a prazo é um crédito a um banco (e do ponto de vista do banco é um passivo). Não gosto de emprestar dinheiro a bancos porque acho que me pagam pouco e honestamente já chegou a um ponto que quando pagam bem eu suspeito. Gosto muito da transparência dos mercados. O que chamas de incerteza é apenas um efeito secundário disso, para mim.
E depois o que é que o banco faz com o capital? Vai investir...😁 naquilo que nós podemos investir directamente,l
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 937
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 445 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 15 jun 2024 15:20
JRJordao Escreveu: 15 jun 2024 08:41 Parte desses bancos foram encerrados por ligações à mafia, mas o capital e juros foram todos pagos :D
Bem me parecia que tinhamos diferentes perspectivas de garantia de capital :D
:D

Sempre tive o capital e juros ao abrigo de um fundo de garantia europeu e isso deixou-me descansado. Mesmo com banco intervencionado e depósito interrompido prematuramente, recebi o capital e juros corridos em algumas semanas.

Não é que confie particularmente no banco A ou B, opto por o que tem maior taxa, seja de génese nacional, angolana ou chinesa. Sei que se um grande banco falir poderá não haver capital suficiente no fundo, o que não quer dizer que se perca direito a ser ressarcido no futuro (especulo).

Dito isto, tenho o capital dividido por bancos, seguradoras e Estado.
D@emoon Escreveu: 15 jun 2024 15:58 E depois o que é que o banco faz com o capital? Vai investir...😁 naquilo que nós podemos investir directamente,l
Então e quem em vez de subscrever DPs diretamente investe em fundos que subscrevem DPs? :D
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1833
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 631 times
Been thanked: 744 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 15 jun 2024 15:58 E depois o que é que o banco faz com o capital? Vai investir...😁 naquilo que nós podemos investir directamente,l
Não acho que seja bem assim tb. Não tenho milhares de clientes a pagar taxas de juro de cartões de crédito a 17%. I Wish...
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
PJGS
Mensagens: 16
Registado: 11 nov 2023 21:14
Been thanked: 2 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por PJGS »

Lvsitano Escreveu: 14 jun 2024 09:35 Eu posso falar por experiência própria. Já coloquei lá algum capital e tem corrido bem. As transferências demoram 2 a 3 dias, e tudo sempre chegou. Vale o que vale. Enviei um pedido de esclarecimento acerca do PUK, porque não me aparecia no extrato do banco, e responderam logo. Mas é como o JRJordao disse, é um banco para pessoal mais relaxado, não aconselho para os que sofrem do coração :lol: A situação aqui é que os juros podem mudar a qualquer momento, enquanto se colocares num DP com prazo, garante-te a taxa naquele prazo.

Eu pessoalmente não tenho pachorra para andar a abrir contas em bancos e a fechar, e a saltitar de um para outro para conseguir a melhor taxa. O que faço normalmente é aproveitar novos montantes no Invest, e tenho algum na TR, e pouco na T212.
Muito possivelmente irei utilizar a TR até porque os juros são capitalizáveis. Estive a equacionar o AMUNDI ETF GOVIES 0-6 MONTHS EURO mas neste momento a taxa está nos 3.62% sem contar com o TER. Ainda vi alguns ETFs de obrigações mas com YTD negativos.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2332
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 522 times
Been thanked: 585 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por D@emoon »

JRJordao Escreveu: 16 jun 2024 08:47
Então e quem em vez de subscrever DPs diretamente investe em fundos que subscrevem DPs? :D
Só que não é em DPs a 100%, é também em dívida de curto prazo, e as instituições conseguem sempre ali umas taxinhas melhores que o comum dos mortais :D
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2332
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 522 times
Been thanked: 585 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 16 jun 2024 14:32
D@emoon Escreveu: 15 jun 2024 15:58 E depois o que é que o banco faz com o capital? Vai investir...😁 naquilo que nós podemos investir directamente,l
Não acho que seja bem assim tb. Não tenho milhares de clientes a pagar taxas de juro de cartões de crédito a 17%. I Wish...
Achas que por exemplo os milhões que alguns pequenos bancos fazem de lucro tipo BiG é com o quê? Sala de mercados.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 112
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 28 times
Been thanked: 7 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por morgoth »

D@emoon Escreveu: 16 jun 2024 18:13 Achas que por exemplo os milhões que alguns pequenos bancos fazem de lucro tipo BiG é com o quê? Sala de mercados.
Não vejo mal nisso se todos lucrarmos com os mercados.
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2332
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 522 times
Been thanked: 585 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por D@emoon »

morgoth Escreveu: 16 jun 2024 18:20
D@emoon Escreveu: 16 jun 2024 18:13 Achas que por exemplo os milhões que alguns pequenos bancos fazem de lucro tipo BiG é com o quê? Sala de mercados.
Não vejo mal nisso se todos lucrarmos com os mercados.
Também não vejo mal nenhum, mas apenas para dizer que os bancos utilizam o capital depositado para investir.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 112
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 28 times
Been thanked: 7 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por morgoth »

Afinal de contas o papel dos bancos é investir o dinheiro que não é deles e os riscos somos "nós" clientes que suportamos. :)
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 937
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 445 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por JRJordao »

D@emoon Escreveu: 16 jun 2024 18:11
JRJordao Escreveu: 16 jun 2024 08:47
Então e quem em vez de subscrever DPs diretamente investe em fundos que subscrevem DPs? :D
Só que não é em DPs a 100%, é também em dívida de curto prazo, e as instituições conseguem sempre ali umas taxinhas melhores que o comum dos mortais :D
Se conseguires em 2024, após deduzir o custo de gestão, mais de 4,00%, terás razão.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 937
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 445 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por JRJordao »

morgoth Escreveu: 16 jun 2024 18:29 Afinal de contas o papel dos bancos é investir o dinheiro que não é deles e os riscos somos "nós" clientes que suportamos. :)
Não suportas o risco se tiveres o capital depositado.
Se depositaste 50k, o banco investiu-o mal e perdeu 5k, tu recebes os 50k + juros à mesma.
Responder