DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Fórum de discussão sobre produtos de capital garantido sejam CA, seguros ou depósitos
fmasousa
Mensagens: 27
Registado: 06 mai 2024 16:19
Been thanked: 3 times

DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por fmasousa »

Falta 1 mês para vencer um DP, e queria colocar o valor investido + juros numa aplicação equivalente. O valor será de 51K€.
Tenho andado a analisar as diferentes opções e estou na dúvida entre escolher um dos melhores DP (viewtopic.php?t=187) - que devido ao meu historial seria um dos que está a oferecer 4% - ou uma corretora (de momento, conheço a T212, TR e Freedom24, sendo que já tenho conta criada nas 2 primeiras há menos de 1 mês).
Assumo como imperativo a segurança, e prefiro prazos mais longos.
Para quem tenha experiência em operar nas corretoras: conseguem elucidar qual seria a mais indicada?
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 937
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 445 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por JRJordao »

Na TR, a única corretora que utilizo, sendo remuneração de montante "à ordem", a taxa pode mudar a qualquer momento. Bem a propósito, desce hoje de 4,00% para 3,75% TANB.

Não estou familiarizado com as restantes corretoras, pois o capital não está garantidamente depositado num banco ao abrigo de um fundo de garantia, mas sim investido.

Se preferes prazos longos, DP Premium 1 ano (4,00% TANB) ou 2 anos (3,80% TANB) no BAI Europa.
Lvsitano
Mensagens: 309
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 74 times
Been thanked: 68 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por Lvsitano »

Neste momento eu apostaria esse capital no BAI Europa a 3.8% 24 meses, visto preferes prazos mais longos. E se não houver nenhum problema em abrir conta lá.
fmasousa
Mensagens: 27
Registado: 06 mai 2024 16:19
Been thanked: 3 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por fmasousa »

Lvsitano Escreveu: 12 jun 2024 16:49 Neste momento eu apostaria esse capital no BAI Europa a 3.8% 24 meses, visto preferes prazos mais longos. E se não houver nenhum problema em abrir conta lá.
Esse é um dos que não devo conseguir aproveitar. Já lá tive conta, tive de pagar a anuidade do cartão para poder fechá-la, se assim não fosse, não paravam de me chatear com telefonemas, e teria de pagar comissões de manutenção. Achei que tinha muita burocracia, tanto para abrir conta como para fechar.
Se nas corretoras não é 100% seguro, então não irei optar. Apenas as vou utilizar como Contas Poupança, enquanto espero por novas e boas oportunidades de investimento.
Lvsitano
Mensagens: 309
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 74 times
Been thanked: 68 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por Lvsitano »

fmasousa Escreveu: 13 jun 2024 08:40
Lvsitano Escreveu: 12 jun 2024 16:49 Neste momento eu apostaria esse capital no BAI Europa a 3.8% 24 meses, visto preferes prazos mais longos. E se não houver nenhum problema em abrir conta lá.
Esse é um dos que não devo conseguir aproveitar. Já lá tive conta, tive de pagar a anuidade do cartão para poder fechá-la, se assim não fosse, não paravam de me chatear com telefonemas, e teria de pagar comissões de manutenção. Achei que tinha muita burocracia, tanto para abrir conta como para fechar.
Se nas corretoras não é 100% seguro, então não irei optar. Apenas as vou utilizar como Contas Poupança, enquanto espero por novas e boas oportunidades de investimento.
Tens o Invest ainda com 3.5% a 12 meses. Não sei como é para fechar a conta, mas para abrir é simples. A TR ainda dá 3.75% por agora, até o BCE baixar as taxas de juros (sabe-se lá quando será). Na T212 ainda tens 4.20% investido em QMMF (com risco associado).
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 937
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 445 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por JRJordao »

Só conheço uma pessoa que abriu lá conta (teve boa experiência), mas se 6 meses interessarem tens 4,00% no Bison.
PJGS
Mensagens: 16
Registado: 11 nov 2023 21:14
Been thanked: 2 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por PJGS »

JRJordao Escreveu: 12 jun 2024 12:22 Na TR, a única corretora que utilizo, sendo remuneração de montante "à ordem", a taxa pode mudar a qualquer momento. Bem a propósito, desce hoje de 4,00% para 3,75% TANB.

Não estou familiarizado com as restantes corretoras, pois o capital não está garantidamente depositado num banco ao abrigo de um fundo de garantia, mas sim investido.

Se preferes prazos longos, DP Premium 1 ano (4,00% TANB) ou 2 anos (3,80% TANB) no BAI Europa.
Cheguei a considerar a TR mas tenho ouvido falar sobre a deficiente qualidade do apoio ao cliente. Demoram a responder aos problemas colocados pelos clientes. Fiquei de pé atrás.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 937
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 445 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por JRJordao »

PJGS Escreveu: 13 jun 2024 20:18 Cheguei a considerar a TR mas tenho ouvido falar sobre a deficiente qualidade do apoio ao cliente. Demoram a responder aos problemas colocados pelos clientes. Fiquei de pé atrás.
Agora têm respondido rápido a dificuldades durante a adesão (a app por vezes bloqueia).

Quanto a transferência atrasadas, pouco frequentes mas acontecem, nem vale a pena contactar. Eles não fazem nada quando a isso, é uma situação do banco parceiro. Eventualmente a transferência ou aparece no destino ou chega devolvida na origem.

Costumo dizer meio a brincar que a TR é só para clientes descontraídos. Na realidade o mesmo se pode dizer de muitos brokers e fintechs estrangeiros, em comparação com a maioria dos bancos nacionais.
PJGS
Mensagens: 16
Registado: 11 nov 2023 21:14
Been thanked: 2 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por PJGS »

Tenho lido algumas queixas sobre demoras nos depósitos e a falta de resposta do apoio. Obrigado pelo esclarecimento.
Lvsitano
Mensagens: 309
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 74 times
Been thanked: 68 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por Lvsitano »

Eu posso falar por experiência própria. Já coloquei lá algum capital e tem corrido bem. As transferências demoram 2 a 3 dias, e tudo sempre chegou. Vale o que vale. Enviei um pedido de esclarecimento acerca do PUK, porque não me aparecia no extrato do banco, e responderam logo. Mas é como o JRJordao disse, é um banco para pessoal mais relaxado, não aconselho para os que sofrem do coração :lol: A situação aqui é que os juros podem mudar a qualquer momento, enquanto se colocares num DP com prazo, garante-te a taxa naquele prazo.

Eu pessoalmente não tenho pachorra para andar a abrir contas em bancos e a fechar, e a saltitar de um para outro para conseguir a melhor taxa. O que faço normalmente é aproveitar novos montantes no Invest, e tenho algum na TR, e pouco na T212.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1833
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 631 times
Been thanked: 744 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por Virtua »

Lvsitano Escreveu: 14 jun 2024 09:35 Eu pessoalmente não tenho pachorra para andar a abrir contas em bancos e a fechar, e a saltitar de um para outro para conseguir a melhor taxa.
É meter num ETF de curto prazo (potencialmente Gov) e tem-se a taxa de mercado, sem filmes nem ter de estar à espera que os bancos subam os desçam as taxas!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 937
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 445 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 14 jun 2024 10:28 É meter num ETF de curto prazo (potencialmente Gov) e tem-se a taxa de mercado, sem filmes nem ter de estar à espera que os bancos subam os desçam as taxas!
A taxa de mercado agora ficou 3,75% certo? E a tendência deverá ser de descida nos próximos trimestres.

Acho que vale a pena garantir 4,00% a 1 ano ou 3,80% a 2 anos, em vez de ficar dependente de uma taxa variável e provavelmente em queda.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 937
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 445 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 14 jun 2024 09:35 Eu pessoalmente não tenho pachorra para andar a abrir contas em bancos e a fechar, e a saltitar de um para outro para conseguir a melhor taxa. O que faço normalmente é aproveitar novos montantes no Invest, e tenho algum na TR, e pouco na T212.
O BAI Europa é um mau exemplo, mas na maioria dos bancos abres conta online via CMD em 15 minutos e a conta fica ativa em um dia útil.

Para prazos de 6+ meses, "saltito" sem qualquer problema.
Lvsitano
Mensagens: 309
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 74 times
Been thanked: 68 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por Lvsitano »

JRJordao Escreveu: 14 jun 2024 10:44 O BAI Europa é um mau exemplo, mas na maioria dos bancos abres conta online via CMD em 15 minutos e a conta fica ativa em um dia útil.

Para prazos de 6+ meses, "saltito" sem qualquer problema.
Eu ainda sou do tempo que para abrir conta no Invest era preciso ir a uma loja dos CTT para abrir enviar os documentos através do protocolo que eles tinham :D
Virtua Escreveu: 14 jun 2024 10:28 É meter num ETF de curto prazo (potencialmente Gov) e tem-se a taxa de mercado, sem filmes nem ter de estar à espera que os bancos subam os desçam as taxas!
À taxa de mercado, menos a TER do ETF :lol:
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 937
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 445 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 14 jun 2024 11:14
JRJordao Escreveu: 14 jun 2024 10:44 O BAI Europa é um mau exemplo, mas na maioria dos bancos abres conta online via CMD em 15 minutos e a conta fica ativa em um dia útil.

Para prazos de 6+ meses, "saltito" sem qualquer problema.
Eu ainda sou do tempo que para abrir conta no Invest era preciso ir a uma loja dos CTT para abrir enviar os documentos através do protocolo que eles tinham :D
E rubricar/assinar folhas até a mão doer :D

Agora quando aceitam CMD (é o caso do Invest) é rápido e fácil. "Sem sair de casa e em apenas 3 minutos com Chave Móvel Digital", dizem eles.
Responder