Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2314
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 521 times
Been thanked: 578 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Rmad Escreveu: 18 jun 2024 09:56 Olá a todos.

1 - Aqui há dias abordamos o tema do NB Obrigações (também sou "fã" e estou a levar porrada) e ponderava descartar-me do mesmo no próximo trimestre. Agora, graças ao Sr. Macron, e com as taxas de juro da dívida europeia a subir (aparentemente) não sei não...

2 - Gostava de entrar num FI com distribuição de dividendos mas tenho uma questão: no caso de FI's com distribuição e localização/sede fora de Portugal (ISIN não PT), a haver distribuição, o IRS (28%) é cobrado à cabeça pelo comercializador? Ou temos de dar o toque ao contabilista?

3 - gostava de alterar uma composição na minha carteira e aumentar a exposição ao mercado do bloco oriental (Ásia, Pacífico, India, etc.). Procurava um FI misto (moderado, agressivo, etc.) ACC. Na verdade, apesar de muita procura, pesquisa e análise, confesso que ainda (por inaptidão minha, por certo) não encontrei este FI que me enchesse as medidas. Acresce o problema que entro com valores pequenos em DCA. Alguém com este tipo de exposição?

NOTA: sou investidor de longo prazo, entro com quantias relativamente baixas em DCA, utilizo FI's e apenas ACC (até à data).

Cumprimentos.
1. Eu saí do NB, já tenho exposição a obrigações no Acatis.

2. O IRS dos dividendos é cobrado logo á cabeça sim pelos 28%, qualquer das formas, sendo fundo estrangeiro terás depois sempre de o declarar um dia no IRS.

3. Não sei que fundos vocês querem mas eu acho que é sempre um bom principio irem pesquisar a 1ª página, nem que seja para terem uma ideia, se forem clientes do Best e pesquisando pelo fundo, podem depois ver a matriz que coloca toda a oferta do banco em pontinhos lado a lado e dá para terem uma melhor visão depois da melhor opção.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

D@emoon Escreveu: 17 jun 2024 18:29 Só para relembrar que tudo o que seja comissões directas tipo compra ou venda, dá para deduzir às mais-valias futuras no IRS.
A sério não sabia, se for assim não tem realmente importância esses custos pois abatem às mais valias
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 35
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 11 times
Been thanked: 13 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Sr IRS »

nunoyugen Escreveu: 18 jun 2024 11:31
D@emoon Escreveu: 17 jun 2024 18:29 Só para relembrar que tudo o que seja comissões directas tipo compra ou venda, dá para deduzir às mais-valias futuras no IRS.
A sério não sabia, se for assim não tem realmente importância esses custos pois abatem às mais valias
Pelo que percebi, na prática tens um desconto de 28% (ou da taxa de IRS aplicável) nas comissões de compra e venda, se tiveres mais-valias suficientes.

https://www.doutorfinancas.pt/impostos/ ... as-em-irs/
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2314
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 521 times
Been thanked: 578 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

nunoyugen Escreveu: 18 jun 2024 11:31
D@emoon Escreveu: 17 jun 2024 18:29 Só para relembrar que tudo o que seja comissões directas tipo compra ou venda, dá para deduzir às mais-valias futuras no IRS.
A sério não sabia, se for assim não tem realmente importância esses custos pois abatem às mais valias
Não deixa de ter alguma importância mas é minimizada aquando da venda, algo que muitas vezes passa ao lado.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Rmad
Mensagens: 75
Registado: 04 out 2022 18:28
Has thanked: 16 times
Been thanked: 14 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Rmad »

D@emoon Escreveu: 18 jun 2024 11:15
Rmad Escreveu: 18 jun 2024 09:56 Olá a todos.

1 - Aqui há dias abordamos o tema do NB Obrigações (também sou "fã" e estou a levar porrada) e ponderava descartar-me do mesmo no próximo trimestre. Agora, graças ao Sr. Macron, e com as taxas de juro da dívida europeia a subir (aparentemente) não sei não...

2 - Gostava de entrar num FI com distribuição de dividendos mas tenho uma questão: no caso de FI's com distribuição e localização/sede fora de Portugal (ISIN não PT), a haver distribuição, o IRS (28%) é cobrado à cabeça pelo comercializador? Ou temos de dar o toque ao contabilista?

3 - gostava de alterar uma composição na minha carteira e aumentar a exposição ao mercado do bloco oriental (Ásia, Pacífico, India, etc.). Procurava um FI misto (moderado, agressivo, etc.) ACC. Na verdade, apesar de muita procura, pesquisa e análise, confesso que ainda (por inaptidão minha, por certo) não encontrei este FI que me enchesse as medidas. Acresce o problema que entro com valores pequenos em DCA. Alguém com este tipo de exposição?

NOTA: sou investidor de longo prazo, entro com quantias relativamente baixas em DCA, utilizo FI's e apenas ACC (até à data).

Cumprimentos.
1. Eu saí do NB, já tenho exposição a obrigações no Acatis.

2. O IRS dos dividendos é cobrado logo á cabeça sim pelos 28%, qualquer das formas, sendo fundo estrangeiro terás depois sempre de o declarar um dia no IRS.

3. Não sei que fundos vocês querem mas eu acho que é sempre um bom principio irem pesquisar a 1ª página, nem que seja para terem uma ideia, se forem clientes do Best e pesquisando pelo fundo, podem depois ver a matriz que coloca toda a oferta do banco em pontinhos lado a lado e dá para terem uma melhor visão depois da melhor opção.

Obrigado.

1. Eu saí do NB, já tenho exposição a obrigações no Acatis.

- também tenho uma exposição menor, noutro Obrigações Globais (MFS). Foi uma experiência que acho que vai durar mas aguardo performance agora na diminuição de euros (putativa) para fazer transição ou não.

2. O IRS dos dividendos é cobrado logo á cabeça sim pelos 28%, qualquer das formas, sendo fundo estrangeiro terás depois sempre de o declarar um dia no IRS.

- obrigado

3. Não sei que fundos vocês querem mas eu acho que é sempre um bom principio irem pesquisar a 1ª página, nem que seja para terem uma ideia, se forem clientes do Best e pesquisando pelo fundo, podem depois ver a matriz que coloca toda a oferta do banco em pontinhos lado a lado e dá para terem uma melhor visão depois da melhor opção.

- utilizo, desde sempre, a primeira página. Mas para a descrição (e principalmente com os valores que invisto) não encontrei nenhum que permitisse avançar. Daí querer debater com a comunidade este tipo de exposição e condicionantes.

Obrigado
Última edição por Rmad em 18 jun 2024 14:56, editado 1 vez no total.
“I am skeptical about stock market forecasting by anybody, and particularly by bankers.” - Benjamin Graham :)


"De salientar que não faço recomendações mas sim promover a troca de ideias sobre esta temática."
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Então quando fazemos a dedução às mais valias não é o valor total?
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 111
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 27 times
Been thanked: 7 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por morgoth »

nunoyugen Escreveu: 18 jun 2024 14:15 Então quando fazemos a dedução às mais valias não é o valor total?
As mais-valias não são declaradas pelas próprias corretoras à AT?
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 35
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 11 times
Been thanked: 13 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Sr IRS »

nunoyugen Escreveu: 18 jun 2024 14:15 Então quando fazemos a dedução às mais valias não é o valor total?
É o total, mas imagina o caso hipotético:
Valor de compra do fundo: 1000 €
Valor de venda do fundo: 1500 €
Comissões de compra e venda: 20 €

Resultado sem comissões:
Mais valias: 500 €
Imposto a pagar (28%): 140 €

Se colocares as comissões:
Mais valias: 500 € - 20 € = 480 €
Imposto a pagar: 134,4 €

Diferença entre colocar ou não comissões: 5.6 € (28% de 20 €)

Isto se eu estiver a compreender bem como funciona.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2314
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 521 times
Been thanked: 578 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

D@emoon Escreveu: 16 mai 2024 16:05 1 - Para a determinação das mais-valias sujeitas a imposto, ao valor de aquisição acrescem:

a) Os encargos com a valorização dos bens, comprovadamente realizados nos últimos 12 anos, e as despesas necessárias e efetivamente praticadas, inerentes à aquisição e alienação.

Eu diria que eles acrescem o valor total das despesas ao valor de compra, e depois sim determinam o valor da mais valia.
Tal como já tinha partilhado, e na minha opinião, as despesas são incluídas no valor da compra, mas penso que basicamente vai dar ao mesmo, há sempre redução do valor da mais valia.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Joseba
Mensagens: 98
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 20 times
Been thanked: 36 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

Joseba Escreveu: 16 mai 2024 14:48
Smaug Escreveu: 16 mai 2024 13:04
D@emoon Escreveu: 13 mai 2024 15:06

Aquisição ou venda, os valores são deduzidos á mais valia na venda, um "pequeno" pormenor que muitos se esquecem, obrigado Joseba.
I

Nunca tinha pensado nisso. Isto quer dizer que os 2% +imposto de selo que o best cobra na subscrição dos fundos índice da Fidelity podem ser totalmente anulados na altura da venda deduzindo à eventual mais-valia obtida?
Eu não diria totalmente anulado, diria que consegues anular 28% desse custo.

Ou seja, com exemplos:
    ---» 100 euros de mais valia, pagam 28% de IRS (28 eur), no final ficamos com 72,00 euros no bolso (na realidade 72,00-2,04 = 69,96 eur, porque temos que ter em conta o custo com a aquisição)
      ---» 97,96 euros de mais valia (100-2,04) pagam 28% de IRS (27,43 eur), no final ficam 70,53 euros no bolso.

      A diferença entre os 70,53 e os 69,96 são 0,57 euros, que são 28% de 2,04 euros....
      Já discutido umas semanas atrás....
      nunoyugen
      Mensagens: 47
      Registado: 17 jun 2024 17:55
      Has thanked: 1 time
      Been thanked: 4 times

      Re: Fundos de Investimento

      Mensagem por nunoyugen »

      agradeço a todos o contributo e a ajuda que me deram no tópico. Já vinha a pesquisar fundos há 4 dias e optei por estes três:

      Allianz Global Investors Fund - Allianz Best Styles Global Equity A EUR - ISIN: LU1075359262

      Fidelity S&P 500 Index Fund EUR P Acc - ISIN: IE00BYX5MX67

      Fidelity MSCI World Index Fund EUR P Acc - ISIN: IE00BYX5NX33

      Um fica com o Allianz, o outro com o Fidelity MSCI World. E o S&P 500 fico eu com ele mas um dia ao resgatar divido pelos dois. Assim ficam com um fundo de acções mundiais e um de acções americanas.
      Avatar do Utilizador
      Patanisca
      Mensagens: 94
      Registado: 04 out 2022 13:23
      Has thanked: 34 times
      Been thanked: 37 times

      Re: Fundos de Investimento

      Mensagem por Patanisca »

      The S&P 500 closed at another record high on Tuesday as Nvidia rallied to usurp Microsoft (NASDAQ:MSFT) as the most valuable company, pushing the broader tech sector higher and overshadowing economic data pointing to a more wary U.S. consumer.

      Bem, o Sp500 já está a cheirar a bolha graças à NVIDIA. Se calhar é altura de começar a pensar em ceifar algumas colheitas e plantar nos REIT portugueses da square.
      nunoyugen
      Mensagens: 47
      Registado: 17 jun 2024 17:55
      Has thanked: 1 time
      Been thanked: 4 times

      Re: Fundos de Investimento

      Mensagem por nunoyugen »

      asério acham que o SP500 vai abaixo?
      Joseba
      Mensagens: 98
      Registado: 19 fev 2024 10:42
      Has thanked: 20 times
      Been thanked: 36 times

      Re: Fundos de Investimento

      Mensagem por Joseba »

      Um dia vai ter que ir....
      Mas espero que seja quando já tivermos uma boa gordura de uns 40 a 50% de lucro para nunca irmos ao vermelho....
      :P
      Avatar do Utilizador
      D@emoon
      Mensagens: 2314
      Registado: 03 out 2022 16:41
      Localização: Lisboa
      Has thanked: 521 times
      Been thanked: 578 times

      Re: Fundos de Investimento

      Mensagem por D@emoon »

      nunoyugen Escreveu: 19 jun 2024 07:55 asério acham que o SP500 vai abaixo?
      Mal seria se não viesse, mas isso acredito que só deve acontecer quando for aos 6.000 pontos, a não ser que chegue lá antes das baixas de taxas de juro do FED, aí ainda vai continuar a subir.
      Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

      Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
      Responder