DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Fórum de discussão sobre produtos de capital garantido sejam CA, seguros ou depósitos
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1835
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 632 times
Been thanked: 744 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 14 jun 2024 14:48 esse fundo tem Comissão de Gestão 0,5%?
Tem sim senhor.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 943
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 450 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 14 jun 2024 14:51
JRJordao Escreveu: 14 jun 2024 14:48 esse fundo tem Comissão de Gestão 0,5%?
Tem sim senhor.
Então mas isso assim "presta para alguma coisa"? :o

Critica-se tanto os PPR por terem comissões elevadas... 0,5% de gestão é aceitável para um fundo ou ETF?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2344
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 524 times
Been thanked: 586 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por D@emoon »

JRJordao Escreveu: 14 jun 2024 14:58
Virtua Escreveu: 14 jun 2024 14:51
JRJordao Escreveu: 14 jun 2024 14:48 esse fundo tem Comissão de Gestão 0,5%?
Tem sim senhor.
Então mas isso assim "presta para alguma coisa"? :o

Critica-se tanto os PPR por terem comissões elevadas... 0,5% de gestão é aceitável para um fundo ou ETF?
No máximo o impacto da comissão é que em vez de render 3,50% rende 3%, faz-me lembrar a discussão que costumo ter por causa de fundos de acções como o Clearbridge que tem comissão de 1,25% mas rende mais que o ETF S&P 500 que tem comissão de 0,07%... :lol:

Basicamente não me interessa a comissão de gestão, o fundo faz aquilo que pretendo, calmíssimo, só investe em DPs e Obg de curto prazo, levanto o saldo que tiver em qualquer altura ao contrário de um DP que perco o juro antes da maturidade, é o meu fundo de emergência, e no futuro se a cena do governo passar ainda tem mais a benesse da taxa de IRS ser mais baixa na mais valia.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1835
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 632 times
Been thanked: 744 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 14 jun 2024 14:58 Então mas isso assim "presta para alguma coisa"? :o
É como tudo. Cada coisa no seu lugar. Deixei lá um mês. Pagou-me semelhante a um DP, sem andar preocupado com o dia que levanto ter de bater certo com o fim. Levantei quando precisei, sem perdas de "juros"
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 943
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 450 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por JRJordao »

D@emoon Escreveu: 14 jun 2024 15:06 No máximo o impacto da comissão é que em vez de render 3,50% rende 3%, faz-me lembrar a discussão que costumo ter por causa de fundos de acções como o Clearbridge que tem comissão de 1,25% mas rende mais que o ETF S&P 500 que tem comissão de 0,07%... :lol:

Basicamente não me interessa a comissão de gestão, o fundo faz aquilo que pretendo, calmíssimo, só investe em DPs e Obg de curto prazo, levanto o saldo que tiver em qualquer altura ao contrário de um DP que perco o juro antes da maturidade, é o meu fundo de emergência, e no futuro se a cena do governo passar ainda tem mais a benesse da taxa de IRS ser mais baixa na mais valia.
Mas então quando mencionares a rentabilidade desconta esse custo ;)
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 943
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 450 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 14 jun 2024 15:07
JRJordao Escreveu: 14 jun 2024 14:58 Então mas isso assim "presta para alguma coisa"? :o
É como tudo. Cada coisa no seu lugar. Deixei lá um mês. Pagou-me semelhante a um DP, sem andar preocupado com o dia que levanto ter de bater certo com o fim. Levantei quando precisei, sem perdas de "juros"
Há contas à ordem remuneradas, contas poupança, seguros de capitalização a pagar mais de 3,00% TANB. Já sem falar nos certificados de aforro série E que estiveram disponíveis até há um ano atrás.
Lvsitano
Mensagens: 319
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 77 times
Been thanked: 71 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por Lvsitano »

JRJordao Escreveu: 14 jun 2024 12:44
Essas TANB projetadas não são más, mas continuo a não ver preferência em relação a garantir 4,00% durante um ano. Mas isso sou eu que não gosto de incertezas e que só considero um produto sem capital garantido com rentabilidade bem superior à melhor alternativa com garantia.
É velho lema de "mais vale um pássaro na mão, do que dois a voar" :lol: Para investir em algo sem capital garantido, tem de ser algo que compense notoriamente o risco.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2344
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 524 times
Been thanked: 586 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por D@emoon »

JRJordao Escreveu: 14 jun 2024 15:40
D@emoon Escreveu: 14 jun 2024 15:06 No máximo o impacto da comissão é que em vez de render 3,50% rende 3%, faz-me lembrar a discussão que costumo ter por causa de fundos de acções como o Clearbridge que tem comissão de 1,25% mas rende mais que o ETF S&P 500 que tem comissão de 0,07%... :lol:

Basicamente não me interessa a comissão de gestão, o fundo faz aquilo que pretendo, calmíssimo, só investe em DPs e Obg de curto prazo, levanto o saldo que tiver em qualquer altura ao contrário de um DP que perco o juro antes da maturidade, é o meu fundo de emergência, e no futuro se a cena do governo passar ainda tem mais a benesse da taxa de IRS ser mais baixa na mais valia.
Mas então quando mencionares a rentabilidade desconta esse custo ;)
O custo já está descontado na rentabilidade apresentada, a comissão de gestão é cobrada diretamente aos fundos de investimento, claro que eu não sei quanto vai render um fundo no futuro, os 3% que falei é uma expectativa minha pelo facto de terem depósitos que só vão acabar daqui a 1 ano ou mais e de neste momento o fundo apresentar uma rentabilidade efectiva de 1,52%, o mais provável é superar os 3% que são líquidos de comissões, os fundos não têm TANB.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 943
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 450 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 14 jun 2024 16:13
JRJordao Escreveu: 14 jun 2024 12:44
Essas TANB projetadas não são más, mas continuo a não ver preferência em relação a garantir 4,00% durante um ano. Mas isso sou eu que não gosto de incertezas e que só considero um produto sem capital garantido com rentabilidade bem superior à melhor alternativa com garantia.
É velho lema de "mais vale um pássaro na mão, do que dois a voar" :lol: Para investir em algo sem capital garantido, tem de ser algo que compense notoriamente o risco.
Percebo que a questão de garantia do capital é sujeita a interpretação. Obrigações governamentais da Alemanha, apesar de técnicamente não serem de capital garantido, serão para muitos tão ou mais seguras que um DP ao abrigo do fundo de garantia português.

Mas há também a questão da rentabilidade garantida. Optar por durante 12 meses ter 4,00%, em vez de poder acabar por ter qualquer coisa entre 3,00% e 5,00%. Eu prefiro a certeza, até porque sou naturalmente pessimista. ;)
Última edição por JRJordao em 14 jun 2024 20:12, editado 2 vezes no total.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2344
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 524 times
Been thanked: 586 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por D@emoon »

JRJordao Escreveu: 14 jun 2024 20:06
Lvsitano Escreveu: 14 jun 2024 16:13
JRJordao Escreveu: 14 jun 2024 12:44
Essas TANB projetadas não são más, mas continuo a não ver preferência em relação a garantir 4,00% durante um ano. Mas isso sou eu que não gosto de incertezas e que só considero um produto sem capital garantido com rentabilidade bem superior à melhor alternativa com garantia.
É velho lema de "mais vale um pássaro na mão, do que dois a voar" :lol: Para investir em algo sem capital garantido, tem de ser algo que compense notoriamente o risco.
Há também a rentabilidade garantida. Optar por durante 12 meses ter 4,00%, em vez de poder acabar por ter 3,00% ou 5,00%. Eu prefiro a previsibilidade.
Digamos que um fundo que investe em DPs e Obg de muito curto prazo neste contexto tem pouco de imprevisibilidade, mas eu entendo o que dizes, eu vou preferindo poder levantar sem perda de rendimento ao invés de um DP que se perde 100% do juro corrido.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 943
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 450 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por JRJordao »

D@emoon Escreveu: 14 jun 2024 20:09 Digamos que um fundo que investe em DPs e Obg de muito curto prazo neste contexto tem pouco de imprevisibilidade, mas eu entendo o que dizes, eu vou preferindo poder levantar sem perda de rendimento ao invés de um DP que se perde 100% do juro corrido.
Há DPs em que não se perde 100% do juro corrido. E há contas poupança, contas à ordem remuneradas, seguros de capitalização sem qualquer perda de juros corridos. Mas acho que pouco te interessa porque à partida já decidiste não colocar dinheiro nesses tipos de produtos. Vá, admite! :P

Nesse aspeto, acho que consigo ser um pouco mais "aberto". Este século ainda não investi em fundos ou ETFs (exceto raras "brincadeiras" em plataformas para ganhar bónus), e duvido que o venha a fazer, mas ocasionalmente volto a avaliar alguns dos mais populares, tentando-me "convencer".

Mas as quedas passadas que vejo nos gráficos desmotivam-me, pois faria lump sum em vez de DCA e sei que sofreria muito com o meu investimento a passar nem que fosse um ano a valer menos do que lá tinha aplicado. Não tenho "estofo" para isso, admito-o sem qualquer problema. Também já não posso esperar 20 anos para ter uma elevadíssima probabilidade de grande valorização final. E por fim, grande sorte minha, sei que consigo o meu objetivo apenas com produtos de capital garantido e a minha atitude naturalmente frugal :)
Anexos
Capture.PNG
Capture.PNG (41.47 KiB) Visto 228 vezes
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2344
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 524 times
Been thanked: 586 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por D@emoon »

O que eu costumo dizer é que devemos deitar a cabeça na almofada sempre tranquilos no que investimentos diz respeito 🙂.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 943
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 450 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por JRJordao »

D@emoon Escreveu: 14 jun 2024 21:03 O que eu costumo dizer é que devemos deitar a cabeça na almofada sempre tranquilos no que investimentos diz respeito 🙂.
Sempre.

Também há aquele princípio de só investir o que se está disposto a perder. É esse o meu problema :lol:
Kosta
Mensagens: 136
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 61 times
Been thanked: 23 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por Kosta »

O Jordão deve ter passado um mau bocado durante o período das taxas de juro negativas sem grandes alternativas para produtos de capital garantido :lol:

Mas deixa lá, em compensação agora temos boas taxas e num futuro próximo não iremos voltar aos DP com rendimentos de 0,01% ao ano, arrisco até dizer que quem subscreveu CA da serie E no ano passado vai conseguir taxas máximas até há maturidade.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 943
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 450 times

Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?

Mensagem por JRJordao »

Kosta Escreveu: 14 jun 2024 22:51 O Jordão deve ter passado um mau bocado durante o período das taxas de juro negativas sem grandes alternativas para produtos de capital garantido :lol:

Mas deixa lá, em compensação agora temos boas taxas e num futuro próximo não iremos voltar aos DP com rendimentos de 0,01% ao ano, arrisco até dizer que quem subscreveu CA da serie E no ano passado vai conseguir taxas máximas até há maturidade.
A menor TANB fixa que subscrevi por mais de 1 ano foi 1,60% num DP a 3 anos em 2019.

Tenho aproveitado em força as boas taxas com prazos alargados, nomeadamente
  • Certificados do Tesouro originais 7,10% TANB entre 2011 e 2022
  • CT Poupança Mais ~5,00% TANB média (incluindo prémios em função do PIB) entre 2014 e 2020
  • CT Poupança Valor ~3,40% TANB média (incluindo prémios em função do PIB) entre 2017 e 2022
  • CA série E com 4,88% TAE média (incluindo capitalização) caso Euribor 3m >= 2,50% entre 2022 e 2033
  • DPs a 5 anos (porque não fazem mais longos) quando são os melhor remunerados pelo banco
Explorei entre 2008 e 2019 DPs no grupo PrivatBank, primeiro em Portugal com TANBs até 7,50% e depois por intermédio desse consegui abrir na Letónia, Chipre e Itália, com taxas superiores às praticadas por cá (cheguei aos dois dígitos). Parte desses bancos foram encerrados por ligações à mafia, mas o capital e juros foram todos pagos :D

As menores rentabilidades têm sido em PPRs na forma de seguro (desde 1,00%), que venho a resgatar ao ritmo de 1 IAS (~509€) por mês x 2 titulares desde o início do regime extraordinário em outubro 2022.
Responder