Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.0% TANB

Porfólio do martinisonline

Fórum onde membros da comunidade podem partilhar as suas carteiras e portfolios.
Responder
martinisonline
Registado: 05 dez 2024 01:09

Porfólio do martinisonline

Mensagem por martinisonline »

Viva,

Gostaria de começar por agradecer aos admins/mods pelo fórum e também aos demais comentadores pela fantástica fonte de informação disponibilizada.

Tenho andado por aqui a ler e reler já há algum tempo e hoje decidi apresentar-me e também dar a minha contribuição.
Tenho 42 anos. Como plano a longo prazo (~15 anos), gostaria de poder liquidar o emprestimo restante da casa.

Dito isto, segue a distribuição dos investimentos atuais:
- Certificados aforro Serie E: 49%
- Acções: 34%
- ETFs: 11%

Descobri o "mundo" dos ETF's há relataviamente pouco tempo (2 meses) e a distribuição dos mesmos atualmente é a seguinte
- iShares Core MSCI World: 61%
- iShares Automation & Robotics: 19%
- iShares Euro Inflation Linked Government Bond: 14%
- iShares Core MSCI Europe: 6%

Motivações para esta escolha:
- Para o World e Government Bond: a literatura econtrada por aqui para um balanceamento de risco, consciente que com estas percentagens implicam um risco relativamente alto;

- Automation & Robotics: A evolução da sociedade tem sido de "modas". Houve (continua a ser?) a moda das tecnológicas, moda do AI, moda das criptomoedas, ... Parvoice minha que acredita que talvez uma das proximas seja o Robotics? Daí ter colocado algumas fichas neste etf em particular.

- MSCI Europe: Como o mercado do USA contribui 69% para o MSCI World, decidi colocar também umas fichas neste etf, para reduzir a exposição tao alta aos USAs. Talvez uma parvoice também.

Planos de curto prazo:
- Reduzir a percentagem de acções e mover o capital para os ETFs. Este investimento existe porque a entidade patronal oferece vantagens na compra das mesmas, mas como nem andam nem desandam nos ultimos 4/5 anos, não me parece ser um investimento para ter a longo prazo.

- Reforçar os ETFs 4/5 vezes ao ano, de forma a ficar com a seguinte distribuição:
- iShares Core MSCI World: 70%
- iShares Automation & Robotics: 10%
- iShares Euro Inflation Linked Government Bond: 15%
- iShares Core MSCI Europe: 5%

Obrigado pelos vossos comentários.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 361 times
Been thanked: 431 times

Re: Porfólio do martinisonline

Mensagem por Lvsitano »

A tua "aposta" num setor específico também me passou pela cabeça, não nesse em concreto. A questão é que várias dessas empresas no ETF setorial, também estão no MSCI World e MSCI Europe. Com outros pesos e nem todas estão obviamente.

Entendo a tua opção por exposição ao mercado europeu, no entanto eu acho que infelizmente a Europa vai continuar muito atrás dos EUA no futuro próximo. É demasiada burocracia e regulação. Não é que ache que vá dar prejuízo, mas sim que os ganhos serão baixos.

E porque não apostar nas economias emergentes?
martinisonline
Registado: 05 dez 2024 01:09

Re: Porfólio do martinisonline

Mensagem por martinisonline »

A tua "aposta" num setor específico também me passou pela cabeça, não nesse em concreto. A questão é que várias dessas empresas no ETF setorial, também estão no MSCI World e MSCI Europe. Com outros pesos e nem todas estão obviamente.
Efetivamente há uma sobreposição com o World e Europe. Aqui acaba por ser mais uma "fezada" de que este setor particular poderá ter uma valorização superior, comparativamente ao restante.
Entendo a tua opção por exposição ao mercado europeu, no entanto eu acho que infelizmente a Europa vai continuar muito atrás dos EUA no futuro próximo. É demasiada burocracia e regulação. Não é que ache que vá dar prejuízo, mas sim que os ganhos serão baixos.
Tendo a concordar. A europa está atualmente um "caco". Economia alemã muito fraca, França numa revolução política, guerra na Ucrânia que não tem fim à vista e com a vitória do Trump, as relações comerciais entre europa e USA não tendem a melhorar. Os próximos anos não vão ser fáceis. Daí também a percentagem ser minima por agora, mas a repensar no próximo ano caso as coisas fiquem mesmo feias. (buy when there is blood in the streets, sell when there is party) :)
E porque não apostar nas economias emergentes?
Também fiz alguma pesquisa sobre essa opção, mas acabei por não investir nesses, por enquanto. Talvez algo a revisitar no futuro próximo.
Responder