IRS - Rendimentos 2024
IRS - Rendimentos 2024
Boa tarde,
Após fazer a simulação do IRS a entregar no próximo ano tenho a pagar 200€.
Tenho margem nas deduções à colecta, estando longe do limite. Se fizer um PPR (idade 43A) de 1000 euros consigo ficar a não pagar ou receber reembolso.
Não gosto de PPRs, mas gosto menos de pagar ao estado.
O que fariam? Investir num PPR (seguro vs fundo) ou aplicar esse montante reforçando a carteira de ETFs?
Cumprimentos
Após fazer a simulação do IRS a entregar no próximo ano tenho a pagar 200€.
Tenho margem nas deduções à colecta, estando longe do limite. Se fizer um PPR (idade 43A) de 1000 euros consigo ficar a não pagar ou receber reembolso.
Não gosto de PPRs, mas gosto menos de pagar ao estado.
O que fariam? Investir num PPR (seguro vs fundo) ou aplicar esse montante reforçando a carteira de ETFs?
Cumprimentos
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 358 times
- Been thanked: 611 times
Re: IRS - Rendimentos 2024
Com crédito habitação, para daqui a 5 anos resgatar e pagar prestações, o PPR parece-me uma boa opção.
(20%/5) 4% líquidos anuais da dedução, a somar à mais-valia tributada em apenas 8%.
(20%/5) 4% líquidos anuais da dedução, a somar à mais-valia tributada em apenas 8%.
PPR e seguros de capitalização são rendimentos de capitais ou mais-valias?
Resgatei este ano estes dois ativos e apesar de serem tributados na fonte pretendo englobar mas já li diferentes versões para os mesmos produtos.
-
- Registado: 10 dez 2024 23:19
- Has thanked: 1 time
Sua situação reflete uma boa análise estratégica. Vamos simplificar as opções e incluir uma alternativa com potencial: usar um robô de negociações de ativos sintéticos.
-
- Registado: 10 dez 2024 23:19
- Has thanked: 1 time
PPR: Redução Fiscal, Mas com Restrições
Oferece dedução à coleta (20% do valor investido), mas o resgate tem regras rígidas. Rentabilidade geralmente baixa, com pouca flexibilidade.
ETFs: Crescimento de Longo Prazo
Oferecem diversificação e bons retornos, mas sem impacto direto no IRS. Exigem paciência e tolerância à volatilidade do mercado.
Oferece dedução à coleta (20% do valor investido), mas o resgate tem regras rígidas. Rentabilidade geralmente baixa, com pouca flexibilidade.
ETFs: Crescimento de Longo Prazo
Oferecem diversificação e bons retornos, mas sem impacto direto no IRS. Exigem paciência e tolerância à volatilidade do mercado.
- JRJordao
Seguros do ramo "vida" (PPR e capitalização) são rendimentos de capitais, de acordo com o CIRS art 5
Quanto aos PPR em forma de fundo, será que se enquadram nos "regimes complementares de segurança social"?
3 - Consideram-se ainda rendimentos de capitais a diferença positiva entre os montantes pagos a título de resgate, adiantamento ou vencimento de seguros e operações do ramo «Vida» e os respetivos prémios pagos ou importâncias investidas, bem como a diferença positiva entre os montantes pagos a título de resgate, remição ou outra forma de antecipação de disponibilidade por fundos de pensões ou no âmbito de outros regimes complementares de segurança social, incluindo os disponibilizados por associações mutualistas, e as respetivas contribuições pagas, sem prejuízo do disposto nas alíneas seguintes, quando o montante dos prémios, importâncias ou contribuições pagos na primeira metade da vigência dos contratos representar pelo menos 35 % da totalidade daqueles:
a) São excluídos da tributação um quinto do rendimento, se o resgate, adiantamento, remição ou outra forma de antecipação de disponibilidade, bem como o vencimento, ocorrerem após cinco e antes de oito anos de vigência do contrato;
b) São excluídos da tributação três quintos do rendimento, se o resgate, adiantamento, remição ou outra forma de antecipação de disponibilidade, bem como o vencimento, ocorrerem depois dos primeiros oito anos de vigência do contrato.
Obrigado Jordão, os rendimentos destes produtos foram residuais mas como vou englobar outros rendimentos de capitais tenho mesmo de incluir tudo.
Já agora sabes de algum simulador intuitivo para a declaração de 2024 ou poderei usar a AT 2023 que não vai fazer muita diferença?
PS: Peço desculpa por estar a invadir o tópico mas acredito que estas questões também interessam ao autor.
- JRJordao
Experimenta o do Francisco Mesquisa (Excel com macros): https://utilitarios.pt/Simulador%20do%2 ... 202024.zip
Podes usar o da AT para os rendimentos de 2023, mas os escalões mudaram bastante (2023) (2024).
Muito obrigado pela resposta. Tenho a mesma percepção, já q tenho crédito habitação.
Vou enviar MP por causa do PPR da Real Vida (vi num post anterior q tinha lá alguém conhecido).
Sem problema.Kosta Escreveu: ↑11 dez 2024 14:25Obrigado Jordão, os rendimentos destes produtos foram residuais mas como vou englobar outros rendimentos de capitais tenho mesmo de incluir tudo.
Já agora sabes de algum simulador intuitivo para a declaração de 2024 ou poderei usar a AT 2023 que não vai fazer muita diferença?
PS: Peço desculpa por estar a invadir o tópico mas acredito que estas questões também interessam ao autor.
Usei o simulador q o JR Jordão referiu. Está impecável.
- JRJordao
Só para saberes que já submeti a resposta. Por alguma razão, as mensagens demoram-me bastante a passar da Caixa de Saída.
Isto acontece a mais alguém?
Virtua Escreveu:
- Anexos
-
- outbox.png (17 KiB) Visto 192 vezes
A mensagem só sai da caixa de saída quando a outra pessoa vem ao forum e a recebe. Por um lado é a forma antiga de saber se alguém recebeu (antes do sinal verde do whatsapp). Só sai quando recebida.JRJordao Escreveu: ↑11 dez 2024 19:42Só para saberes que já submeti a resposta. Por alguma razão, as mensagens demoram-me bastante a passar da Caixa de Saída.
Isto acontece a mais alguém?Virtua Escreveu:
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
- JRJordao