Eu só me dou ao trabalho (aka gastar do meu tempo, que é o meu bem mais precioso) para otimizar um gasto, se valer a pena. Também tem a ver com as fases da vida. Quando não tinha filhos despendia imenso tempo a investigar antes de comprar e por exemplo na manutenção aos carros eu é que comprava as peças online e o mecânico só aplicava, poupei bastante dinheiro nisso. Mas hoje em dia prefiro ir entregar o carro e dizer "faz como se fosse para ti" e depois só ir buscar e pagar. Com filhos, e maior à vontade financeiro, eu tenho tendência a evitar desperdiçar tempo, em vez de desperdiçar dinheiro.
Nessa questão da eletricidade que falaram, também saí da EDP para o indexado e entretanto mudei para o regulado mais barato que havia em setembro, a G9. Na eletricidade costumo andar atento porque as faturas mensais são de 100€ no verão e 200€ no inverno, então se perder 5 minutos a trocar de comercializador preenchendo um formulário online, acabo por conseguir poupar uns trocos.
Quanto à parte de apontar como negativo o facto de a maioria dos portugueses preferir os DP em vez de investir em capital de risco, eu discordo. Ainda bem que assim é, porque se toda a gente fosse investidora, andavam tudo com basófia agora, mas quando houvesse uma correção de 20%, vinha tudo para as ruas manifestar-se a dizer que foram enganados pelos bancos e a exigir ao Estado que lhes indemnize pela sua ignorância. Como tudo na vida, há lugares para uns e lugares para outros, como está, acho que está muito bem, a crise social do baixo poder de compra é mais facilmente gerível (há décadas) do que de repente ter uma nação a chorar que perdeu tudo no "gambling".
Outra vantagem de haver pouca gente a investir é que assim o Governo não vê razão para aumentar a carga fiscal sobre o rendimento de capitais. No caso do ISP, aumentam porque têm bastantes contribuintes, então são aumentos que trazem real retorno de receita fiscal, assim tributar o pequeno investidor, como são meia duzia de nerds, deixa-os pagar só 28%, ou menos, se forem realmente nerds.
Update dos meus "DPs":
- main portfolio (100% stocks): +20% YTD
- money parking (pictet short term): 0,87% a 3m