Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 314 times
Been thanked: 575 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 17 out 2024 14:19 E se quiseres ser "picuinhas" o meu tempo tb vale dinheiro :mrgreen:
Se passasses todo o tempo disponível a ganhar dinheiro, sim. Se mudares de comercializador em 20 minutos que caso contrário utilizavas em lazer, não perdeste propriamente tempo-que-vale-dinheiro.

As diferenças de preço agora são reduzidas, mas quem no início de 2023 não tenha mudado para eletricidade indexada e gás natural regulado, perdeu centenas de euros só ao longo desse ano.

Não é só em investimentos que se ganha dinheiro. Também ao evitar despesas desnecessárias.
.
Anexos
Capture.PNG
Capture.PNG (32.74 KiB) Visto 822 vezes
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 730 times
Been thanked: 874 times

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 17 out 2024 14:47 Não é só em investimentos que se ganha dinheiro. Também ao evitar despesas desnecessárias.
Claro que sim. Mas a 3 euros peço desculpa mas não me vou dar minimamente ao trabalho. De qualquer das formas quem quer força. Simplesmente discordei que é poupar ou não poupar que o Joseba acabou por transmitir.

"Ou se tem cultura de poupar ou não se tem..."

Sou da opinião que no meio é que está a virtude, só isso. E não, não são 3 euros mensais que me vão fazer a mínima diferença. Esses 20 minutos devia era estar a fazer desporto. Isso sim, tem impacto positivo...
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 17 out 2024 16:56 Claro que sim. Mas a 3 euros peço desculpa mas não me vou dar minimamente ao trabalho. De qualquer das formas quem quer força. Simplesmente discordei que é poupar ou não poupar que o Joseba acabou por transmitir.

"Ou se tem cultura de poupar ou não se tem..."

Sou da opinião que no meio é que está a virtude, só isso. E não, não são 3 euros mensais que me vão fazer a mínima diferença. Esses 20 minutos devia era estar a fazer desporto. Isso sim, tem impacto positivo...
Sim, a diferença agora é pequena.

Mas quando em 2023 a poupança mensal em vez de 3€ era 30€ ou mais, muitos continuaram a não mudar, por desprezarem a vertente de otimização de custos e se focarem exclusivamente no investimento.

Fica a nota, para não deixarem de procurar oportunidades de poupança, além das de investimento. Nestes espaços de discussão, há ocasionalmente "cromos" a falar em algumas. ;)
Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 30 times
Been thanked: 56 times

Mensagem por Joseba »

Mas 3 euros, olhando para o número absoluto, é pouco. Olhando para a poupança relativa, que são 10%, é interessante. É uma fatura por ano de graça....
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Joseba Escreveu: 17 out 2024 18:40 Mas 3 euros, olhando para o número absoluto, é pouco. Olhando para a poupança relativa, que são 10%, é interessante. É uma fatura por ano de graça....
Nestas questões noto que há uma grande separação entre os que se guiam mais pelo valor absoluto, outros mais pelo valor relativo.

Um custo mensal de 2€, conseguir baixar para 1€, é uma redução enorme de 50%, mas também de apenas 1€.
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 44 times
Been thanked: 53 times

Mensagem por Patanisca »

Eu só me dou ao trabalho (aka gastar do meu tempo, que é o meu bem mais precioso) para otimizar um gasto, se valer a pena. Também tem a ver com as fases da vida. Quando não tinha filhos despendia imenso tempo a investigar antes de comprar e por exemplo na manutenção aos carros eu é que comprava as peças online e o mecânico só aplicava, poupei bastante dinheiro nisso. Mas hoje em dia prefiro ir entregar o carro e dizer "faz como se fosse para ti" e depois só ir buscar e pagar. Com filhos, e maior à vontade financeiro, eu tenho tendência a evitar desperdiçar tempo, em vez de desperdiçar dinheiro.
Nessa questão da eletricidade que falaram, também saí da EDP para o indexado e entretanto mudei para o regulado mais barato que havia em setembro, a G9. Na eletricidade costumo andar atento porque as faturas mensais são de 100€ no verão e 200€ no inverno, então se perder 5 minutos a trocar de comercializador preenchendo um formulário online, acabo por conseguir poupar uns trocos.

Quanto à parte de apontar como negativo o facto de a maioria dos portugueses preferir os DP em vez de investir em capital de risco, eu discordo. Ainda bem que assim é, porque se toda a gente fosse investidora, andavam tudo com basófia agora, mas quando houvesse uma correção de 20%, vinha tudo para as ruas manifestar-se a dizer que foram enganados pelos bancos e a exigir ao Estado que lhes indemnize pela sua ignorância. Como tudo na vida, há lugares para uns e lugares para outros, como está, acho que está muito bem, a crise social do baixo poder de compra é mais facilmente gerível (há décadas) do que de repente ter uma nação a chorar que perdeu tudo no "gambling".
Outra vantagem de haver pouca gente a investir é que assim o Governo não vê razão para aumentar a carga fiscal sobre o rendimento de capitais. No caso do ISP, aumentam porque têm bastantes contribuintes, então são aumentos que trazem real retorno de receita fiscal, assim tributar o pequeno investidor, como são meia duzia de nerds, deixa-os pagar só 28%, ou menos, se forem realmente nerds. :)

Update dos meus "DPs":
- main portfolio (100% stocks): +20% YTD
- money parking (pictet short term): 0,87% a 3m
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 581 times
Been thanked: 650 times

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 23 out 2024 09:24 Quanto à parte de apontar como negativo o facto de a maioria dos portugueses preferir os DP em vez de investir em capital de risco, eu discordo. Ainda bem que assim é, porque se toda a gente fosse investidora, andavam tudo com basófia agora, mas quando houvesse uma correção de 20%, vinha tudo para as ruas manifestar-se a dizer que foram enganados pelos bancos e a exigir ao Estado que lhes indemnize pela sua ignorância. Como tudo na vida, há lugares para uns e lugares para outros, como está, acho que está muito bem, a crise social do baixo poder de compra é mais facilmente gerível (há décadas) do que de repente ter uma nação a chorar que perdeu tudo no "gambling".
Outra vantagem de haver pouca gente a investir é que assim o Governo não vê razão para aumentar a carga fiscal sobre o rendimento de capitais. No caso do ISP, aumentam porque têm bastantes contribuintes, então são aumentos que trazem real retorno de receita fiscal, assim tributar o pequeno investidor, como são meia duzia de nerds, deixa-os pagar só 28%, ou menos, se forem realmente nerds.
A questão é que o investidor é mesmo o único que ganha poder de compra anual mesmo com as quedas, o aforrador em DPs e CA perde poder de compra anualmente, continua-se a achar que a inflação é aquilo que os bancos centrais dizem ou os governos, não é, a inflação é aquilo que nós pessoalmente ganhamos e gastamos nas nossas despesas, e isso é muito superior ao número mágico dos 2%, tu que tens dois filhos imagino qual será a tua inflação, se não fosses investidor estarias a perder dinheiro todos os anos.

O site é brasileiro ( tenho ideia que em tempos existiu um salvo erro da DECO mas não encontrei ) mas podes por curiosidade ver aqui qual a tua inflação real: https://portal-da-inflacao-ibre.fgv.br/#!/suainflacao
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 581 times
Been thanked: 650 times

Mensagem por D@emoon »

Reparei agora, Property atinge os 100M€ sob gestão :o
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Virtua

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 23 out 2024 09:45 O site é brasileiro ( tenho ideia que em tempos existiu um salvo erro da DECO mas não encontrei ) mas podes por curiosidade ver aqui qual a tua inflação real: https://portal-da-inflacao-ibre.fgv.br/#!/suainflacao
E aplica taxas de inflação portuguesas?
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 173 times
Been thanked: 145 times

Mensagem por Lvsitano »

Esse FI Pictet Short-Term Money Market EUR (há um outro com R não sei a diferença) só vale a pena para quem quiser lá estacionar capital que pode precisar a qualquer momento certo? É que com comissão de encargos de 0.38% não estou a ver que possa ser vantajoso face a uma conta remunerada como a da TR, em que só vamos pagar os 28%. Num depósito a prazo se quiser resgatar antes do prazo, perde-se os juros todos, e no caso deste FI não.
Virtua

Mensagem por Virtua »

Lvsitano Escreveu: 23 out 2024 16:37 Esse FI Pictet Short-Term Money Market EUR (há um outro com R não sei a diferença) só vale a pena para quem quiser lá estacionar capital que pode precisar a qualquer momento certo?
R quer dizer "retalho". É o que a pessoa comum pode comprar. O TER é o maior, muito provavelmente.
Lvsitano Escreveu: 23 out 2024 16:37 É que com comissão de encargos de 0.38% não estou a ver que possa ser vantajoso face a uma conta remunerada como a da TR
Este fundo está a render 3.44% anualizado. Desconheço quanto a TR está a "dar".
Lvsitano Escreveu: 23 out 2024 16:37 Num depósito a prazo se quiser resgatar antes do prazo, perde-se os juros todos, e no caso deste FI não.
Sim.

Eu por exemplo tenho o fundo em vez dos ETFs apenas momentaneamente. Estou a planear trocar, assim que estabilizar as minhas contas. Mas nestes 3/4 meses deixei neste fundo. Antes do final do ano devem estar em ETFs. Basicamente é uma forma simples de rentabilizar dinheiro parado, que podes levantar a qualquer momento, com uma rentabilidade aceitável e se em bancos nacionais.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 173 times
Been thanked: 145 times

Mensagem por Lvsitano »

Virtua Escreveu: 23 out 2024 17:14 Este fundo está a render 3.44% anualizado. Desconheço quanto a TR está a "dar".
A TR estava a dar 3.5%, passou hoje para 3.25%. Esses 3.44% são líquidos de comissões? De qualquer forma a tendência desse fundo também será de descida agora não?

No Invest o ISIN LU0128495834 Pictet Short-Term Money Market EUR não tem o R, mas suponho esteja disponível para todos.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 23 out 2024 16:37 Num depósito a prazo se quiser resgatar antes do prazo, perde-se os juros todos
Nem sempre, mas o melhor que conheço é perder 50% dos juros.
Virtua

Mensagem por Virtua »

Lvsitano Escreveu: 23 out 2024 17:57 Esses 3.44% são líquidos de comissões?
Claro, rentabilidade, antes de impostos mas depois de comissões.
Lvsitano Escreveu: 23 out 2024 17:57 De qualquer forma a tendência desse fundo também será de descida agora não?
Penso que sim. Naturalmente. Penso, contudo, que enquanto as taxas de juro estiverem a descer fundos e ETFs com alguma duration têm sempre vantagem, porque ganham por via da yield/taxa de juro mas também através da duration (por isso o ETF IEGE tem rendido mais de 4% anualizado, desde que as taxas começaram a descer - com este mês muito provavelmente a ser excepção, porque as yields subiram um pouco).

O Pictet Short-Term Money Market EUR tem uma Net yield de 3.28%, por isso não estou à espera que tenha uma performance inferior a esta se as taxas continuarem a descer.
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 44 times
Been thanked: 53 times

Mensagem por Patanisca »

Lvsitano Escreveu: 23 out 2024 16:37 Esse FI Pictet Short-Term Money Market EUR (há um outro com R não sei a diferença) só vale a pena para quem quiser lá estacionar capital que pode precisar a qualquer momento certo? É que com comissão de encargos de 0.38% não estou a ver que possa ser vantajoso face a uma conta remunerada como a da TR, em que só vamos pagar os 28%. Num depósito a prazo se quiser resgatar antes do prazo, perde-se os juros todos, e no caso deste FI não.
Eu uso para fazer cache de liquidez para aproveitar compras em dips. O facto de estar no mesmo banco onde faço as subscrições dos FI de stocks, permite-me "alavancar" essas compras por dois dias (até à liquidação). O tempo que está parado na conta à ordem, está aplicado num fundo muito líquido.
Responder