Investimento Pais Reformados

Local de discussão sobre fundos e ETFs
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 344 times
Been thanked: 585 times

Re: Investimento Pais Reformados

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 19 nov 2024 21:17 Uso 4/5 ETFs e 2 dois fundos

ETFs - > viewtopic.php?t=258
Fundos -> viewtopic.php?t=525
Essa diversificação foi por uma questão de minimizar risco, de rentabilidade média (em momentos maus de uns outros poderão compensar), por interesse em fazer o comparativo? E particularmente em ETFs vs fundos, foi pelas características distintas dos dois tipos de produto, ou simplesmente te interessaram independentemente de serem uma coisa ou outra?

Certamente já explicaste tudo isto ao longo do tempo, agradeço de antemão a tua paciência.
Virtua Escreveu: 19 nov 2024 21:17 Eu já sei de antemão quase quanto vou ganhar. Até tenho cálculos de previsão de valores da UP:viewtopic.php?p=9781#p9781 e viewtopic.php?p=11052#p11052
Consegues por exemplo prever a rentabilidade (vejo que além da valorização alguns pagam dividendos) de cada um, a um ano, para uma nova subscrição? Estou só a perguntar, não te dês ao trabalho de fazer novos cálculos.
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 745 times
Been thanked: 929 times

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 20 nov 2024 08:39 Essa diversificação foi por uma questão de minimizar risco, de rentabilidade média (em momentos maus de uns outros poderão compensar), por interesse em fazer o comparativo?
Mea culpa. Não fui suficientemente claro. "Uso" profissionalmente, daí os seguir a todos, naturalmente :lol: Tenho todos na carteira profissional. Não tenho todos na carteira pessoal. Pessoal só tenho mesmo o Pictet - Sovereign Short-Term Money Market EUR, com um bom montante como disse no outro tópico. Mas penso no final do ano alterar para ETFs porque me parece que não vou precisar de usar o $ (estava na dúvida, daí terem ido para fundos)
JRJordao Escreveu: 20 nov 2024 08:39 E particularmente em ETFs vs fundos, foi pelas características distintas dos dois tipos de produto, ou simplesmente te interessaram independentemente de serem uma coisa ou outra?
Se o investimento é inferior a 1 ano meto nos fundos porque não têm comissão de compra nem venda, se for superior a 1 ano em ETFs pois o TER mais baixo vai compensar quaisquer custos de compra e venda. Tem tudo a a ver com $$$ :D
JRJordao Escreveu: 20 nov 2024 08:39 Consegues por exemplo prever a rentabilidade (vejo que além da valorização alguns pagam dividendos) de cada um, a um ano, para uma nova subscrição? Estou só a perguntar, não te dês ao trabalho de fazer novos cálculos.
Só posso fazer previsões para o período médio das obrigações em carteira no ETF. Infelizmente há um gap entre ETFs e fundos de liquidez e não encontro mesmo a um ano :-(

Tenho de 3 meses, 6 meses e depois de 1.8 anos (iShares € Govt Bond 1-3yr UCITS ETF). ETF é relativamente simples de veres +/- a maturidade média porque tem o range das maturidades no nome. A média acaba por ser muito semelhante ao meio mesmo (tipo, 0-1 anos e a maturidade média serem 6 meses).

De qualquer das formas pelo que vejo o 1-3 anos já tem muita volatilidade. Penso que o de 6 meses já está quase no limite. Diria que o de um ano, a existir, não seria o ideal para liquidez e já teria alguma volatilidade indesejável.

Ganhas mais uns pozinhos de estivermos em ciclo de descida de taxas de juro como agora (ou vice versa, ganhas menos se tivermos em ciclo de subida de taxas de juro).
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Virtua

Mensagem por Virtua »

Ah, um gráfico que és capaz de achar piada e agora compreenderes é este em baixo. Como os ETFs são negociados no mercado as minhas "taxas"/yields alteram-se todos os dias não é? O excel que tu fazes com as taxas dos DPs eu também tenho nos ETFs ;-)

Mas como a yield se altera todos os dias dá origem a um gráfico interessante onde vemos as quedas das taxas em tempo real (ignora os picos, deviam estar a fazer alterações nas carteiras nesse dia e deu valores que não fazem sentido).

Este é o de um ano. A boa rentabilidade que está a ter é mesmo devido à queda. Mas quando estabilizar ou até sobe um pouco sofro logo. Mas desde finais de abril tem sido sempre a bombar, ou seja, o que tem sido mau para ti (descida das taxas de juro) tem sido óptimo para mim
Anexos
Screenshot 2024-11-20 at 11.22.28.png
Screenshot 2024-11-20 at 11.22.28.png (69.53 KiB) Visto 93 vezes
Screenshot 2024-11-20 at 11.16.11.png
Screenshot 2024-11-20 at 11.16.11.png (52.09 KiB) Visto 102 vezes
Última edição por Virtua em 20 nov 2024 11:23, editado 1 vez no total.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 20 nov 2024 11:13 Se o investimento é inferior a 1 ano meto nos fundos porque não têm comissão de compra nem venda, se for superior a 1 ano em ETFs pois o TER mais baixo vai compensar quaisquer custos de compra e venda. Tem tudo a a ver com $$$ :D
What else? ;)

Essa questão dos diferentes custos vem dos próprios produtos, ou das plataformas onde os transacionas? Conseguias reforçar os ETFs sem tal custo, mas em plataformas que não te agradam?
Virtua Escreveu: 20 nov 2024 11:13 Mas penso no final do ano alterar para ETFs porque me parece que não vou precisar de usar o $ (estava na dúvida, daí terem ido para fundos)
Já decidiste para que ETF irás? Fundamente a sua resposta :)
Virtua

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 20 nov 2024 11:21 Essa questão dos diferentes custos vem dos próprios produtos, ou das plataformas onde os transacionas? Conseguias reforçar os ETFs sem tal custo, mas em plataformas que não te agradam?
Plataformas. Consegues na TR por 1 euro. Não sei se têm todas mas...
JRJordao Escreveu: 20 nov 2024 11:21 Já decidiste para que ETF irás? Fundamente a sua resposta
Ainda não. Definitivamente para um soberano. Mas não se o de 3 meses ou o de 6 meses. Próximos anos vai ser gerido com dois ETFs, liquidez, e o IWDA :lol: . Vou ter os dois pontos extremos. Final deste ano/inicio do próximo já devo começar a fazer as grandes alterações na minha carteira liquidando a "antiga": viewtopic.php?t=340
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 20 nov 2024 11:27 Plataformas. Consegues na TR por 1 euro. Não sei se têm todas mas...
Mas preferes num banco (Invest?) por uma questão de segurança?
Virtua Escreveu: 20 nov 2024 11:27 Ainda não. Definitivamente para um soberano. Mas não se o de 3 meses ou o de 6 meses. Próximos anos vai ser gerido com dois ETFs, liquidez, e o IWDA :lol: . Vou ter os dois pontos extremos. Final deste ano/inicio do próximo já devo começar a fazer as grandes alterações na minha carteira liquidando a "antiga": viewtopic.php?t=340
Vais vender o ouro? :)
Virtua

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 20 nov 2024 11:40 Mas preferes num banco (Invest?) por uma questão de segurança?
E por simplicidade. Não tenho a mesma paciência que tu que quando um banco teve stress esperaste estoicamente pela resolução da coisa (penso que contaste uma história dessas por aí). Aqui se houver merda resolvo mais facilmente porque estamos em PT.
JRJordao Escreveu: 20 nov 2024 11:40 Vais vender o ouro?
Muito provavelmente sim. Já que vou alterar a filosofia da carteira. Tudo o que tenho agora vai para liquidez para potencialmente dar entrada na casa, todos os reforços/poupança daqui para a frente vão para IWDA é a filosofia nova. (Mas ainda não está em prática)
Responder