Eu acho que se está um pouco a confundir as árvores com a floresta.
Será que os problemas são realmente do Trump e das tarifas? Ou isto vem apenas abanar o status quo?
Já há bastante tempo que vemos determinadas coisas suceder sem se colocar em causa a sua racionalidade.
Há quantos anos vemos os mercados financeiros completamente desfasados das economias?
Há quanto tempo sobe o ouro?
Há quanto tempo se expandem os agregados monetários?
Há quanto tempo crescem as dividas públicas e os défices orçamentais principalmente na OCDE?
Todo o sistema anda dopado com liquidez. Sempre que surge um choque, a solução é sempre mais dinheiro e os mercados reagem em alta.
Nunca se implementam reformas estruturais que permitam aumentar o potencial dos PIB e consequentemente dos mercados.
Acresce ainda que parece que se ignora a bomba relógio que é o nível de dívida que existe um pouco por todo o lado e o ajustamento que um dia terá de ser feito.
O ouro subiu como subiu porque os BCs há anos que andam a comprar. Principalmente a China, que de fininho se tem vindo a desfazer de treasuries.
Os Bcs compram ouro como refúgio devido à sua própria ação, em conjunto com os governos despesistas, que levam à desvalorização das moedas e dos títulos.
Claro que a imposição de tarifas traz sempre distorções ao mercado, mas este "jogo" já anda viciado há muito tempo.
O problema é que agora estão todos de mãos atadas, por um lado lidam com inflação persistente e por outro lado os níveis de dívida estão explosivos.
Veja-se a UE a querer fazer batota, querendo dissociar os custos com defesa dos cálculos dos défices e das dívidas públicas, como se por obra do divino elas não existissem. Parece que está tudo louco.
O Trump sempre disse ao que vinha e está a governar para quem o elegeu, ainda por cima sob a forma de landslide pela América toda.
Não me parece que os mercados consigam derrubar o presidente dos EUA como fizeram com a PM do UK.
Vejam lá se o Larry Fink não foi "a correr" comprar alguns portos no canal do Panamá depois do Trump mandar uns bitaites sobre o assunto