Direto na seguradora ou via mediador?JRJordao Escreveu: ↑13 out 2025 08:28Pagamento de serviços (entidade + referência)pplucky Escreveu: ↑12 out 2025 21:52Alguém me sabe dizer como pode ser feito o pagamento deste Seguro PPR? Transferência bancária, Pagamento de serviços, ...JRJordao Escreveu: ↑07 out 2025 14:44 Seguro PPR da Real Vida com 3,25% TANB no primeiro ano, prolongado para subscrição até ao final de 2025.
Boa alternativa a um DP de 12 meses.
No post com a tabela encontram um resumo sobre este produto.
.
Tenho dinheiro num banco para investir, mas para tentar evitar pagar comissões de transferência e afins, dava-me jeito saber a forma de pagamento deste Seguro, dado que parece ter que ser feito de 1 única vez.
Depósitos a Prazo
Re: Depósitos a Prazo
Uma questão: quando refere "forma de pagamento deste seguro", estamos a falar de algum custo ou comissão que existe? ou da transferência/depósito inicial do valor que pretendemos investir? peço desculpa, mas fiquei baralhado com a palavra "pagamento"pplucky Escreveu: ↑12 out 2025 21:52Boas.JRJordao Escreveu: ↑07 out 2025 14:44 Seguro PPR da Real Vida com 3,25% TANB no primeiro ano, prolongado para subscrição até ao final de 2025.
Boa alternativa a um DP de 12 meses.
No post com a tabela encontram um resumo sobre este produto.
.
Alguém me sabe dizer como pode ser feito o pagamento deste Seguro PPR? Transferência bancária, Pagamento de serviços, ...
Tenho dinheiro num banco para investir, mas para tentar evitar pagar comissões de transferência e afins, dava-me jeito saber a forma de pagamento deste Seguro, dado que parece ter que ser feito de 1 única vez.
Obrigado desde já.

- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 576 times
- Been thanked: 1056 times
Suponho que o pplucky se refere ao próprio depósito do montante, até porque mencionaBABM Escreveu: ↑14 out 2025 10:08Uma questão: quando refere "forma de pagamento deste seguro", estamos a falar de algum custo ou comissão que existe? ou da transferência/depósito inicial do valor que pretendemos investir? peço desculpa, mas fiquei baralhado com a palavra "pagamento"pplucky Escreveu: ↑12 out 2025 21:52 Alguém me sabe dizer como pode ser feito o pagamento deste Seguro PPR? Transferência bancária, Pagamento de serviços, ...
Tenho dinheiro num banco para investir, mas para tentar evitar pagar comissões de transferência e afins, dava-me jeito saber a forma de pagamento deste Seguro, dado que parece ter que ser feito de 1 única vez.![]()
e de facto o produto não permite reforços.parece ter que ser feito de 1 única vez
Há apenas o custo de resgate nos primeiros 2 anos, desde que se subscreva diretamente à seguradora ou por um mediador que não cobre pela subscrição.
- JRJordao
Via mediador.
Segundo o colega Afontes,
Última edição por JRJordao em 14 out 2025 10:57, editado 2 vezes no total.
- JRJordao
Tenho uma apólice bastante antiga com rentabilidade 3% garantida. Claro que gostava de poder continuar a reforçá-la

Mas se as entidades descontinuam os reforços, é porque a lei lhes permite. Ou está uma cláusula nas condições a indicar essa possibilidade, ou faz parte do que é permitido de base.
Não ficas prejudicado no investimento existente, só nas expetativas para futuros reforços. Recomeças em outro produto. Eu já tive que o fazer por 2 vezes, além das mudanças por minha iniciativa.
- JRJordao
Novo DP Aforrador a 3 meses do Banco CTT, com
- 2,50% TANB sobre o saldo até 25000€
- 2,00% TANB sobre o saldo acima de 25000€
Sim, subscrevo tudo o que escreveu, e também compreendo que alguma omissão de informação nos folhetos pré-contratuais, são "uma porta aberta" para alterações (legais). As expectativas é que nem sempre são fáceis de gerir (ou digerirJRJordao Escreveu: ↑14 out 2025 10:41Tenho uma apólice bastante antiga com rentabilidade 3% garantida. Claro que gostava de poder continuar a reforçá-la
Mas se as entidades descontinuam os reforços, é porque a lei lhes permite. Ou está uma cláusula nas condições a indicar essa possibilidade, ou faz parte do que é permitido de base.
Não ficas prejudicado no investimento existente, só nas expetativas para futuros reforços. Recomeças em outro produto. Eu já tive que o fazer por 2 vezes, além das mudanças por minha iniciativa.

Um exemplo: em Novembro de 2021 existia um PPR Super Rendimento Serie 4 (Real Vida). Em 2025, este PPR Super Rendimento já vai na serie 7.
Pelo que percebi, mesmo noutras seguradoras, genericamente surgem produtos PPR com a alusão "até à reforma", mas que na prática só existe nas condições à data da subscrição, até 1 ou 2 anos, porque depois tem de ser actualizado (subscrito) por outro com diferentes condições (isto para quem quiser...) Fico sempre com a sensação de que a única coisa que consigo escolher é a dedução fiscal, não o produto em si. Se calhar estou a ver mal o panorama...
- JRJordao
Pelo menos a nível de seguradoras, é bastante habitual essas "edições" de produtos. É a forma de atualizarem condições, seja para se protegerem (ex: taxa fixa inicial demasiado elevada versus Euribor) ou para se tornarem mais competitivos (ex: baixar comissões para acompanhar/superar novos produtos concorrentes). Talvez nos fundos PPR isso não aconteça tanto (?)RuiM Escreveu: ↑14 out 2025 20:13 Um exemplo: em Novembro de 2021 existia um PPR Super Rendimento Serie 4 (Real Vida). Em 2025, este PPR Super Rendimento já vai na serie 7.
Pelo que percebi, mesmo noutras seguradoras, genericamente surgem produtos PPR com a alusão "até à reforma", mas que na prática só existe nas condições à data da subscrição, até 1 ou 2 anos, porque depois tem de ser actualizado (subscrito) por outro com diferentes condições (isto para quem quiser...) Fico sempre com a sensação de que a única coisa que consigo escolher é a dedução fiscal, não o produto em si. Se calhar estou a ver mal o panorama...
O teu PPR não deixa de existir, podes mantê-lo com as condições de rentabilidade e comissões que contrataste até à reforma. Não consegues é garantir um produto onde poderás reforçar ao longo de 30 anos, nem por extensão que vais ter um só contrato PPR na vida.
Podes comparar por exemplo com os certificados de aforro/tesouro, onde cada aplicação é uma nova subscrição, às condições do momento. Nesses é que nunca há verdadeiros reforços, embora alguns o vejam dessa forma.