Carteira do andre

Fórum onde membros da comunidade podem partilhar as suas carteiras e portfolios.
Responder
andre
Registado: 07 out 2025 19:13
Has thanked: 10 times
Been thanked: 4 times

Carteira do andre

Mensagem por andre »

Carteira muito conservadora atual que estou a aumentar o risco à medida que me sinto confortável e entendo melhor os produtos.

Tenho uma parte grande em libras dada a origem dos rendimentos e benefício fiscal dos UK ISAs.

Imagem

Objetivos:
1. Fazer DCA dos IGCP CTPC (aproximadamente 30% to total atual) para 4 ETFs quando vão terminando alocando esses 30% desta forma:

70% Invesco FTSE All-World e Amundi Prime All Country World (FWIA + WEBN) tenho dois ETFs para ter diversificação de fund provider, uma empresa dos EUA e outra na Europa.
15% Avantis Global Small Cap Value (AVWS) - Ben Felix :lol: .
15% Amundi Core Stoxx Europe 600 (LYP6) - para maior peso na Europa com home country bias.

2. Produtos que não tenho interesse investir:
- Ouro, acho especulativo, não tem valor intrínseco.
- crypto, como o Ouro acho meramente especulativo, acredito que 99% das moedas tendem para zero.
- P2P, não acredito na segurança dos mesmos

3. PPR Save and Grow para benefício fiscal à entrada, entregas regulares, parte de stock picking da carteira uma vez que pessoalmente tenho praticamente zero interesse em escolher stocks, serve também para aumentar o conhecimento sobre investimentos.

4. Não estou a reforçar nenhuma destas: Aldermore, Coventry, IGCP, depósitos a prazo.

Aprecio comentários, sugestões e dúvidas.
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 164 times
Been thanked: 142 times

Re: Carteira do andre

Mensagem por Alex »

Olá André,

Qual é a tua faixa etária? :) Pergunto porque é importante para avaliar o tipo de investimento que estás a fazer, uma idade mais avançada, faz sentido ter um perfil mais conservador, mais jovem faz sentido ter um perfil menos conservador.
Em relação ao ouro, cryptos, etc.. partilho da mesma opinião que tu.
És residente fiscal no UK?
andre

Mensagem por andre »

Já não sou residente fiscal no UK.

Faixa 35-40.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 452 times
Been thanked: 519 times

Mensagem por Lvsitano »

Não concordo que o ouro seja especulativo e não tenha valor intríseco, as crypto sim. O ouro é um ativo de refúgio, costuma valorizar quando a maioria dos outros ativos desvaloriza. Só não é um ativo produtivo, não paga dividendos, juros ou cupão.

Acho que é um desperdício andar a investir em 2 ETFs parecidos só porque um está sedeado nos EUA e outro na UE. É ter custos extra desnecessário e sobreposição de ativos. Se alguma gestora fosse falir, mais depressa seria a Amundi do que a Invesco. Invesco existe desde 1978, Amundi 2010. Vale o que vale. Se algum dos ativos detidos pelos ETFs forem à vida, afeta qualquer gestora.
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 973 times
Been thanked: 1323 times

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 09 mar 2026 12:02 Não concordo que o ouro seja especulativo e não tenha valor intríseco, as crypto sim. O ouro é um ativo de refúgio, costuma valorizar quando a maioria dos outros ativos desvaloriza. Só não é um ativo produtivo, não paga dividendos, juros ou cupão.

Acho que é um desperdício andar a investir em 2 ETFs parecidos só porque um está sedeado nos EUA e outro na UE. É ter custos extra desnecessário e sobreposição de ativos. Se alguma gestora fosse falir, mais depressa seria a Amundi do que a Invesco. Invesco existe desde 1978, Amundi 2010. Vale o que vale. Se algum dos ativos detidos pelos ETFs forem à vida, afeta qualquer gestora.
Atenção que em crises e desvalorizações de mercado o Ouro também cai, numa semana o ouro caiu -4%.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

D@emoon Escreveu: 09 mar 2026 12:20 Atenção que em crises e desvalorizações de mercado o Ouro também cai, numa semana o ouro caiu -4%.
Óbvio que também cai, se assim não fosse investia tudo no ouro :lol:
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 973 times
Been thanked: 1323 times

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 09 mar 2026 12:36
D@emoon Escreveu: 09 mar 2026 12:20 Atenção que em crises e desvalorizações de mercado o Ouro também cai, numa semana o ouro caiu -4%.
Óbvio que também cai, se assim não fosse investia tudo no ouro :lol:
Pronto ok, foi só uma chamada de atenção quando se diz " O ouro é um ativo de refúgio, costuma valorizar quando a maioria dos outros ativos desvaloriza", isso costuma acontecer nas primeiras fases, quando há bears markets também cai e bem, na crise financeira caiu -30%, no COVID -15%, em 2022 com o bear caiu -20%, e este ano se tivermos a continuidade da guerra e com as bolsas a cair também vai cair mais de 2 digitos, digamos que é um ativo de refúgio mas pouco em crises numa primeira fase, depois sim, começa a subir, mas também as acções mais tarde começam a subir.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
andre

Mensagem por andre »

Lvsitano Escreveu: 09 mar 2026 12:02 Não concordo que o ouro seja especulativo e não tenha valor intríseco, as crypto sim. O ouro é um ativo de refúgio, costuma valorizar quando a maioria dos outros ativos desvaloriza. Só não é um ativo produtivo, não paga dividendos, juros ou cupão.

Então achas que devia ter uma parte em ouro? Tenho uma percentagem grande em ativos de rendimento fixo. Qual era o papel do ouro?
Pirata
Registado: 29 abr 2025 12:08
Has thanked: 63 times
Been thanked: 11 times

Mensagem por Pirata »

Desde os tempos do rei salomão até agora que o ouro manteve o seu papel ou importância ... perdeu alguma durante a era principal do Petrodólar mas isso está a chegar ao fim... ou pelo menos, a diminuir... Os bancos centrais têm vindo a acumular reservas de ouro de forma muito acentuada nos ultimos anos, aumentou 5x de 17 toneladas por mês em 2022 para 107 toneladas por mês hoje... o que é que eles sabem que o homem comum da rua não sabe?

Se uma barra de ouro custava 15 mil dólares em 1970 e hoje custa 1,4 milhões, algo mudou ... e não foi a barrinha de ouro, que é igual, mesma cor, mesma forma, etc O que mudou foi o valor e poder de compra do Dólar( FIAT ), os astronómicos 354 Trilioes de divida privada e publica globais, os 38 trilioes de divida USA que aumentam 1 trilião a cada ano que passa, o que mudou foi a instrumentalização/ weaponization do $- que era uma moeda de reserva mundial "neutra" - em 2022, aumentando a desconfiança no seu papel como reserva de valor seguro,( é so ver os graficos , o valor do ouro subiu vertiginosamente a partir desse momento ) foram e são as infinitas sanções que os USA aplicam a uma grande parte do mundo, foi o movimento de desdolarização, foi o esvaziamento da capacidade industrial produtiva real, tangivel dos USA, são as tentativas de manter a hegemonia atraves de guerras/ regime change/ confrontaçao geopolitica, etc tudo isso tem feito com que o ouro tenha vindo a reganhar mais uma vez o seu papel como activo de refugio em tempos de mudança/ turbulência, como forma de preservação de valor do patrimonio/dinheiro.

Não é como referiu o Lusitano, um activo que gere rendimentos passivos ou rendas ou dividendos, não é esse o seu papel. Não é por acaso que instituições que ha uns anos e décadas desvalorizavam completamente o ouro como JPMorgan/ Goldman Sachs/ Banca Rothschild agora já falam nos 20% de alocação dos portfólios :lol:

Cenários de hiperinflação como na alemanha do séculos passado ou na jugoslavia nos anos 90 deixaram como exemplos de pessoas que só conseguiram preservar o valor do que tinham porque tinham algum ouro... claro, estes foram cenários extremos, mas ... e claro, bom bom era entrar quando a onça de ouro estava a 500, 800, 1000, 2000 dólares ... mas se chegar um dia a 10000 dólares, suponho dque 5 mil pareça baratinho :?:

Imagem
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Não esquecer também que o ouro é um metal pouco abundante na crosta terrestre. Os custos de mineração são cada vez maiores, há minas de ouro com vários km de profundidade porque é cada vez mais escasso à superfície. Obviamente que o valor do ouro não se deve apenas aos custos de extração, fundição.
andre Escreveu: 10 mar 2026 09:18 Então achas que devia ter uma parte em ouro? Tenho uma percentagem grande em ativos de rendimento fixo. Qual era o papel do ouro?
Isso tens de ser tu a decidir. Há os que juram tudo pelo ouro e aposta boa parte do seu portfolio, outros que nem 1 cêntimo investem. Há de tudo um pouco. O ouro tem valor desde tempos imemoriais, não me parece que era agora que ia deixar de o ter. Normalmente quem tem uma percentagem em ouro (não jóias) é para épocas de maior volatilidade nos mercados accionistas, ter o ouro como refúgio pois é um ativo que não valoriza ou desvaloriza 1:1 com as ações. Quem quer diversificar, tem sempre outras opções, como o imobiliário. E que tal investir num fundo imobiliário?
andre

Mensagem por andre »

Lvsitano Escreveu: 10 mar 2026 15:12 Não esquecer também que o ouro é um metal pouco abundante na crosta terrestre. Os custos de mineração são cada vez maiores, há minas de ouro com vários km de profundidade porque é cada vez mais escasso à superfície. Obviamente que o valor do ouro não se deve apenas aos custos de extração, fundição.
andre Escreveu: 10 mar 2026 09:18 Então achas que devia ter uma parte em ouro? Tenho uma percentagem grande em ativos de rendimento fixo. Qual era o papel do ouro?
Isso tens de ser tu a decidir. Há os que juram tudo pelo ouro e aposta boa parte do seu portfolio, outros que nem 1 cêntimo investem. Há de tudo um pouco. O ouro tem valor desde tempos imemoriais, não me parece que era agora que ia deixar de o ter. Normalmente quem tem uma percentagem em ouro (não jóias) é para épocas de maior volatilidade nos mercados accionistas, ter o ouro como refúgio pois é um ativo que não valoriza ou desvaloriza 1:1 com as ações. Quem quer diversificar, tem sempre outras opções, como o imobiliário. E que tal investir num fundo imobiliário?
Que fundos imobiliários recomendarias?

Queria diversificar do imobiliário por já estar investido em imóveis.

Os fundos que vi de REITs parece tudo muito focado nos Estados Unidos em imóveis comerciais, não estou convencido que seja um ativo que continue a valorizar como tem sido, ou que tenha rendimentos por aí além, outra questão é que vi muitos fundos distributivos, fiscalmente não me parece o melhor pagar mais IRS.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 667 times
Been thanked: 1210 times

Mensagem por JRJordao »

andre Escreveu: 10 mar 2026 17:45 Que fundos imobiliários recomendarias?

Queria diversificar do imobiliário por já estar investido em imóveis.

Os fundos que vi de REITs parece tudo muito focado nos Estados Unidos em imóveis comerciais, não estou convencido que seja um ativo que continue a valorizar como tem sido, ou que tenha rendimentos por aí além, outra questão é que vi muitos fundos distributivos, fiscalmente não me parece o melhor pagar mais IRS.
Estes, nacionais e acumulativos, são bastante populares por aqui: https://squaream.pt/pt/rendibilidades/

Podem não render muito, mas também não têm tido desvalorizações.
Responder