JRJordao Escreveu: ↑20 nov 2024 08:39
Essa diversificação foi por uma questão de minimizar risco, de rentabilidade média (em momentos maus de uns outros poderão compensar), por interesse em fazer o comparativo?
Mea culpa. Não fui suficientemente claro. "Uso" profissionalmente, daí os seguir a todos, naturalmente
Tenho todos na carteira profissional. Não tenho todos na carteira pessoal. Pessoal só tenho mesmo o Pictet - Sovereign Short-Term Money Market EUR, com um bom montante como disse no outro tópico. Mas penso no final do ano alterar para ETFs porque me parece que não vou precisar de usar o $ (estava na dúvida, daí terem ido para fundos)
E particularmente em ETFs vs fundos, foi pelas características distintas dos dois tipos de produto, ou simplesmente te interessaram independentemente de serem uma coisa ou outra?
Se o investimento é inferior a 1 ano meto nos fundos porque não têm comissão de compra nem venda, se for superior a 1 ano em ETFs pois o TER mais baixo vai compensar quaisquer custos de compra e venda. Tem tudo a a ver com $$$
Consegues por exemplo prever a rentabilidade (vejo que além da valorização alguns pagam dividendos) de cada um, a um ano, para uma nova subscrição? Estou só a perguntar, não te dês ao trabalho de fazer novos cálculos.
Só posso fazer previsões para o período médio das obrigações em carteira no ETF. Infelizmente há um gap entre ETFs e fundos de liquidez e não encontro mesmo a um ano
Tenho de 3 meses, 6 meses e depois de 1.8 anos (iShares € Govt Bond 1-3yr UCITS ETF). ETF é relativamente simples de veres +/- a maturidade média porque tem o range das maturidades no nome. A média acaba por ser muito semelhante ao meio mesmo (tipo, 0-1 anos e a maturidade média serem 6 meses).
De qualquer das formas pelo que vejo o 1-3 anos já tem muita volatilidade. Penso que o de 6 meses já está quase no limite. Diria que o de um ano, a existir, não seria o ideal para liquidez e já teria alguma volatilidade indesejável.
Ganhas mais uns pozinhos de estivermos em ciclo de descida de taxas de juro como agora (ou vice versa, ganhas menos se tivermos em ciclo de subida de taxas de juro).